top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

É normal chorar após uma aula de Yoga?

Como professora de Yoga, frequentemente testemunho alunos chorando e experimentando o que chamamos de "liberação emocional" durante a prática de Yoga. Algumas pessoas descobrem que certas posturas em certos dias fazem com que elas caiam em lágrimas.


Eu mesma já cai no choro após uma aula de Yoga focada no chakra do coração.

O Yoga é uma prática Psicofísica

É amplamente conhecido que o Yoga não é apenas uma prática física, mas poucas pessoas sabem que, fora de seus benefícios calmantes, o Yoga também pode ser uma jornada intensamente emocional - e esse aspecto da prática pode muitas vezes pegar as pessoas desprevenidas.



Há uma grande liberação do corpo, mente e espirito durante prática. A palavra sânscrita Yoga significa união. Então, durante a aula você está praticando maneiras de se reunir.

A prática de Yoga é muito eficaz em estimular esse tipo de liberação emocional pois sempre que você trabalha com o corpo, também está trabalhando com a mente e o sistema de energia - que é a ponte entre corpo e mente. Alguma dessas energias vem de experiências traumáticas que é armazenada nas profundezas do corpo. O Yoga libera a tensão prolongada nos tecidos conjuntivos (como a fáscia) e no sistema nervoso e pode liberar parte dessa energia latente, permitindo que venham à superfície.


A fáscia

A fáscia é o tecido conjuntivo que envolve e entrelaça todo o corpo, e é é feita principalmente de colágeno e 70% de água. Ela conecta sua cabeça aos dedos dos pés. É um tecido que envolve tudo, seus órgãos, seus vasos sanguíneos, seus nervos, seus músculos, seus ossos. A ciência atual entende que a fáscia responde ao trauma, seja ele físico ou emocional.


O que acontece na aula de Yoga é que, quando começamos a mover o corpo, alongar e reidratar a fáscia, as emoções que estão presas na teia desse tecido são liberadas.


O choro na Meditação

A meditação é outra maneira de você se abrir para as emoções. A prática de meditação pode levar seu cérebro a um estado neutro e profundamente focado. Isso o ajuda a processar qualquer coisa que o esteja incomodando subconscientemente, mas que você não conseguiu ou não quis acessar diretamente.


Seja na aula de yoga ou na prática de meditação, sua respiração e concentração te ajudam a relaxar e acalmar sua mente, eliminando qualquer estresse e preocupação imediatos. Suas preocupações atuais são varridas e o nível superficial de seu cérebro está agora em segundo plano, focado nos desafios físicos da prática ou na âncora da meditação. Sua mente mais profunda agora tem a oportunidade de processar questões que você tem mantido abaixo da superfície de sua consciência imediata, seja estresse, raiva ou tristeza intensa - ou talvez uma mistura confusa de todos esses sentimentos. Nesse momento você dá à sua mente uma maneira de processar os sentimentos que enterramos e deixamos de lado. Isso resulta na confusão de sentimentos que você experimenta. Mas toda essa introspecção e confusão vale a pena. Pois Isso pode resultar em uma descoberta sobre algo que você precisava desesperadamente resolver.

Ao permitir que seus pensamentos venham e vão sem esforço, você ganhará foco, mesmo em momentos de conflito emocional.

Chorar é uma das liberações mais naturais e saudáveis ​​que um ser humano pode ter. Não há nada dito na cultura ocidental sobre como é fisicamente e emocionalmente saudável chorar bem. Dê as boas-vindas às suas lágrimas. É uma liberação ... por tudo que você segurou firmemente por anos.

731 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page