top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

3 etapas para uma respiração mais calma

Provavelmente você já se sentiu sobrecarregado, ansioso e com falta de ar. Aprender a respirar para acalmar a mente e mudar os pensamentos ansiosos é a chave para uma vida mais tranquila, serena e com mais clareza mental. A coisa mais importante a fazer quando você tem pensamentos ansiosos em sua mente é encontrar uma maneira de tirar a consciência da mente e levar a atenção para o corpo. E sua respiração é a maneira mais rápida de fazer isso.



O papel da respiração no sistema nervoso

Sua respiração é o elo entre seu corpo e sua mente porque sua respiração está conectada ao seu sistema nervoso. Quando o corpo é ameaçado, o sistema nervoso simpático, ou a resposta ao estresse agudo de lutar ou fugir, é ativado. Isso prepara o corpo para agir rapidamente para se defender e se proteger: as pupilas se dilatam, o coração bate mais rápido, a pressão arterial aumenta e a respiração torna-se superficial e rápida.


Quando a ameaça passa, o sistema nervoso parassimpático assume o controle e cria a resposta de repouso e relaxamento. A frequência cardíaca e a respiração diminuem, e o corpo começa a se reparar e a se rejuvenescer.⁣


O fascinante é que o sistema nervoso ativa o corpo independentemente de onde venha a ameaça. A ameaça pode estar fisicamente presente (um leão perseguindo você) ou algo que sua mente percebe como ameaçador (um prazo no trabalho, uma conversa com um ente querido ou um evento social com amigos). Em qualquer um desses casos, o sistema nervoso ativará o corpo disparando vários hormônios.


Em outras palavras, a mente tem um efeito direto na respiração por meio do sistema nervoso. E o inverso também é verdadeiro. Ao mudar o padrão de sua respiração, você também pode afetar seu sistema nervoso, o que, por sua vez, muda a fisiologia de seu corpo e o estado de sua mente.⁣⁣


Uma prática de 3 etapas aliviar a sobrecarregada da mente


Ao se envolver com a respiração, esta prática de três etapas pode proporcionar mais calma, serenidade, clareza mental além de aliviar a sobrecarga da mente.


1. Mude a sua consciência para o seu corpo.

Sente-se em uma cadeira com os pés apoiados no chão e as mãos colocadas suavemente no colo. Suavize o olhar e respire no seu ritmo natural. Comece a observar o movimento que a respiração provoca no corpo como a axpansão e retração do tórax e abdômen.


2. Centramento

Sinta a cadeira abaixo de você. Imagine raízes crescendo na planta dos pés e adentrando o solo profundamente na terra. Esse aterramento vai te deixar mais centrado no momento presente.


3. Prolongue sua expiração.

Agora comece a prolongar sua expiração em uma ou duas contagens. Continue respirando com uma exalação prolongada por um a três minutos para mudar para o estado parassimpático. Ao estender a expiração, você está aproveitando o poder do efeito calmante da respiração.


Lembre-se de que a respiração é um remédio realmente poderoso . Além disso, é gratuito e você pode usá-lo a qualquer hora e em qualquer lugar. Na próxima vez que você descobrir que está se sentindo sobrecarregado e precisa acalmar sua mente e mudar seus pensamentos ansiosos, use a respiração para ajudá-lo a sair da cabeça, descer ao corpo e atingir um estado de ser mais centrado no aqui e agora.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page