top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

8 Benefícios da Meditação no Trabalho

No turbilhão das responsabilidades cotidianas, é natural nos vermos preocupados com diversas questões – desde contas à pagar até projetos pendentes, passando pela incerteza sobre conseguir aquele emprego dos sonhos ou cumprir prazos desafiadores.


pessoas com roupa social sentadas meditando no trabalho
Meditação no trabalho

Às vezes, os embates com colegas ou preocupações persistentes nos assaltam, tornando-se obstáculos em nosso caminho rumo ao sucesso profissional e à conquista de um maior protagonismo.


A boa notícia é que o que antes era considerado uma prática mística oriunda do Oriente agora se enraíza firmemente na nossa realidade moderna. A meditação, outrora associada ao espiritualismo esotérico, conquistou sua legitimidade nos dias atuais. Inúmeros estudos científicos mostram os benefícios da meditação no trabalho e a sua eficácia em potencializar nossa eficiência, produtividade e habilidade para encarar os desafios do ambiente de trabalho com serenidade, autocompaixão, ousadia e criatividade.


Várias evidências tem emergido, demonstrando como a meditação beneficia tanto a saúde mental quanto os processos cognitivos. Profissionais de saúde mental nos instigam a incorporar momentos de meditação em nossa jornada de trabalho, como forma de gerir o estresse e evitar a exaustão profissional. Não surpreende, então, que cada vez mais empresas estejam introduzindo breves sessões de meditação ou exercícios respiratórios em suas rotinas diárias de reuniões, percebendo o impulso na produtividade e nos resultados financeiros.


8 benefícios da meditação para Impulsionar sua Carreira e Expandir seu Poder Pessoal

A meditação no trabalho pode te ajudar a subir na carreira mais rápido e ir mais longe, e aumentar seu potencial de ganhos de várias maneiras. Por exemplo, a meditação pode te ajudar a:


  1. Manter você focado em seus objetivos: O caos do cotidiano frequentemente nos leva a distrações e estresse, dispersando nossos pensamentos na vastidão. Com a mente em piloto automático, erros surgem e momentos preciosos são desperdiçados. A meditação é a âncora que reduz a dispersão mental, ampliando o foco nas tarefas em mãos.

  2. Cometer menos erros: Estudos revelam que a meditação diminui erros, intensificando a velocidade de processamento mental. Mesmo para iniciantes, uma única sessão de meditação transforma a atividade cerebral, ampliando a percepção de equívocos.

  3. Tomar decisões mais assertivas: A meditação regular estimula o fluxo sanguíneo cerebral, fortalecendo redes vasculares e aprimorando a memória. Não apenas amplia a capacidade cognitiva, mas também eleva o QI. Meros quinze dias de meditação mindfulness elevam a memória e melhora a capacidade cognitiva equipando-nos com ferramentas que têm o potencial de aprimorar nossa capacidade de tomar decisões com maior precisão e confiança.

  4. Elevar o Engajamento: Em apenas sessenta segundos, a meditação se apresenta como antídoto para incrementar o engajamento, seja no trabalho ou em meio às demandas do dia. Resulta em entusiasmo e satisfação notáveis.

  5. Ter Clareza Mental e Autoconfiança: Meditar dá um chega pra lá naqueles pensamentos repetidos que te enrolam. Quem medita fica com mais atenção, consciência e uma flexibilidade cognitiva porque a meditação limpa a mente.

  6. Aumentar a energia melhorando o desempenho: Ao redesenhar o cérebro e recarregar a mente, a meditação reabastece sua energia ao longo do expediente, capacitando-o a performar no nível máximo.

  7. Amplificar a Serotonina: A "molécula da felicidade", serotonina, é uma substância natural que regula emoções, acalma e induz ao relaxamento. Estudos atestam seus efeitos positivos no tratamento de depressão e ansiedade, preparando-o para encarar desafios com confiança.

  8. Curar o Corpo: A meditação contribui para redução de dores crônicas, doenças cardíacas e pressão alta. Durante práticas meditativas e yoga consciente, frequência cardíaca e respiração desaceleram, promovendo a reparação corporal. Ao fortalecer o sistema imunológico e aliviar a síndrome do intestino irritável, a meditação nutre o corpo de maneira holística.


A meditação tem o potencial de impulsionar sua trajetória profissional para novos patamares. Como uma ferramenta poderosa ao alcance de todos, ela está pronta para aprimorar seu foco, clarificar seus pensamentos e proporcionar energia adicional. Ao integrar a meditação em sua rotina diária, você abre portas para conquistas mais significativas e um sucesso que transcende fronteiras. Embarque nessa jornada, adote a meditação e siga em frente rumo ao topo!

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hot Yoga

bottom of page