top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

8 dicas para começar a praticar Mindfulness com a comida hoje mesmo

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Mindfulness pode ser traduzido como “atenção plena” ou “consciência plena”. Mindfulness nada mais é do que fazer as coisas com atenção. É quando a mente está prestando atenção ao que está acontecendo, ao que você está fazendo, ao espaço pelo qual você está passando.


É a habilidade de estar totalmente presente, consciente de onde estamos e do que estamos fazendo. Isso parece fácil até você perceber o quanto nossa mente se desconecta do nosso corpo e dos momentos e começa a ficar preso em pensamentos obsessivos de coisas que acabaram de acontecer ou que ainda nem aconteceram, fazendo com que fiquemos ansiosos. E apesar da atenção plena ser uma habilidade nata do ser humano, com o volume de informações e compromissos que temos hoje em dia, é fácil se perder, por isso hoje precisamos de técnica para nos ajudar a alcançar esse estado meditativo novamente.


Sim, fazer as coisas com atenção plena é uma técnica de meditação. Simples né? Só que é difícil...

Hoje a sugestão é trazer essa técnica meditativa para a hora da refeição. Aqui estão 8 dicas para começar a praticar Mindfulness com a comida:


1- Cada vez que você se senta para comer, aproveite o momento;

2- Abstenha-se de falar com a boca cheia, pegar seu telefone ou assistir à TV;

3- Concentre-se apenas em cada mordida;

4- Observe seu prato: o que você está comendo primeiro? Qual prato você está mais ansioso para experimentar? Há provavelmente um alimento que você adora e nunca enjoou, mas tente experimentar um que você nunca comeu antes;

5- Observe as cores estão no seu prato: Olhe para o arco-íris de matizes. Quão incrível é o fato do nosso sustento ser tão cheio de vibração e cor? Observe quais cores você tende a comer mais e observe que está chamando sua atenção agora.

6- Sinta o cheiro da sua comida. Você sente o cheiro de especiarias? Algum cheiro é familiar? Você consegue detectar cada cheiro individualmente?

7- Saboreie sua comida. Dê uma mordida lenta. Aprecie o sabor e a textura. Quais temperos você consegue detectar? Encontre o seu favorito e concentre-se nesse em particular! Antes de sua próxima mordida, faça uma pausa ou um gole de bebida e esteja totalmente presente para a próxima mordida.

8- Por fim, como sua comida faz você se sentir? Essa comida te lembra algo, alguém, ou algum momento? Talvez você comece a sentir calor e relaxamento enquanto desfruta dessa experiência de nutrição e celebração.


Os exercícios de atenção plena podem aumentar nosso prazer no processo real de comer.

A comida é para ser apreciada! A alimentação consciente é uma ótima maneira de aproveitar sua comida. Bom apetite!


Namastê!


60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page