top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Asanas e Parábolas: Gomukhasana - postura cara de vaca

A vaca é um animal sagrado na cultura hindu. A vaca era símbolo de riqueza na antiga cultura pastoral da Índia. A vaca representa tudo que é nutritivo, maternal, generoso, doador de vida, farto, bom.


O veículo de Shiva e principal animal de companhia é Nandi, o touro, que é, ao mesmo tempo, forte e viril, um lendário servidor e amigo dedicado. Em todos os templos de Shiva, a porta é guardada por uma imagem de Nandi sentado geralmente de frente para o santuário principal.



Os rios, especialmente o rio Indo, são às vezes considerados vacas por causa do modo como nutrem o povo indiano ao longo de suas margens. O povo indiano utiliza todos os produtos que a vaca oferece. Eles bebem seu leite e o usa em vários rituais, o transformam em manteiga, queijo ou doces. Eles coziam com ghee (manteiga clarificada), queimam-na em lamparinas e usam como remédio. A urina da vaca é usada como anti-séptico. Ainda hoje em algumas aldeias, o esterco é usado como combustível e material de construção. Quando uma vaca morre de velhice, o seu couro é usado para fazer sandálias.


A postura

Cruze a perna direita sobre a esquerda, empilhando o joelho direito em cima do esquerdo, e leve o pé direito para a parte externa do quadril esquerdo. Sente-se sobre os ísquios (ossos que tocam o chão ao sentar). Leve o braço direito para cima e para trás como se quisesse tocar a nuca, dobre o cotovelo esquerdo pra trás e para baixo. Tente encontrar as pontas dos dedos de ambas as mãos atrás das costas. Mantenha por 1 minuto. Solte os braços, descruze as pernas e repita com os braços e pernas invertidos.


Benefícios físicos

Gomukhasana remove rigidez e dor nas articulações do quadril e nas extremidades inferiores. A posição dos braços alonga os ombros, axilas, tríceps e tórax, aliviando os ombros e o pescoço rígidos e, ao mesmo tempo, fortalece os músculos das costas e tonifica os braços. Também alivia a ciática, relaxando os músculos piriformes.




Fazendo um diário:

Esta é uma postura complexa. A metade de cima do corpo e a metade de baixo são assimétricas.


  • Observe sua mente na postura. O que a mente está fazendo? Você fica ansioso quando seus braços estão por trás de suas costas? Há elementos dessa postura que parecem forçados? Você tem tendência em forçar ainda mais em lugares difíceis? Como está sua respiração? O quanto se sente confortável para abrir mais espaços dentro de você nesta postura?

  • Gomukhasana nos oferece uma oportunidade de ver como estamos nutrindo nossos próprios corações e como estamos dispostos a abrir esse espaço para os outros. Ao praticar esse asana, nossas resistências e limitações geralmente se evidenciam. Se pergunte em que área da sua vida você precisa diminuir sua resistência e abrir espaços.

Essa postura possui contraindicações:

Evite essa postura se tiver uma lesão muscular na panturrilha. Se você tem varizes, evite pressionar diretamente as veias; Se você estiver com os quadris tensos, pode-se sentar em um bloco ou cobertor. Para os braços, use uma alça se os dedos não se tocam.

314 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page