top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Cenários possíveis pós pandemia

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Reuni abaixo os cenários que emergiram durante a quarentena e possivelmente devem se impor no mundo pós pandemia. Me conte sua opinião nos comentários!


· Bem-estar

Nossa consciência sobre bem-estar foi ampliada devido a essa experiência com o COVID-19. Acredito que o movimento de autocuidado atingiu seu ápice durante a pandemia. As pessoas tiveram uma maior conscientização da saúde nesse período e isso deve continuar mesmo quando a quarentena acabar.


· Novas habilidades

Durante o período de bloqueio, as pessoas aprenderam coisas que nunca teriam aprendido antes. A maioria das pessoas que conversei fizeram algum curso online durante o confinamento. Haverá cada vez mais a necessidade individual de aprender novas habilidades. Nossas experiências durante o confinamento estão nos apontando na direção de mudanças necessárias e possíveis. Devemos refletir e agir sobre isso. A necessidade de aprender habilidades que ajudem a sobreviver e prosperar na nova economia. Os idosos ficaram mais tecnológicos. Houve inclusive um aumento significativo do uso de aplicativos de banco por essa faixa etária.


· Colaborativismo


O Colaborativismo também se tornou importante. Eu uso máscara não só para me proteger, mas para proteger o outro. Os mais novos tentam ajudar os idosos fazendo a compra do mercado e farmácia para eles. Percebemos que não podemos prosperar sozinhos. O sucesso pessoal depende do sucesso dos demais.



· Minimalismo

O minimalismo é um estilo de vida que nos convida a consumir menos, ter menos e viver de forma mais simples. Já era algo que vinha crescendo, mas ficou mais evidente agora e vai perdurar pós pandemia. Percebemos que não precisamos de muito para sermos felizes. Uma casa com cantos mais limpos, formas simples, menos coisas e mais organizada também deixa a mente mais calma, e relaxada. E como provavelmente o home office vai perdurar pós pandemia a tendência é passar mais tempo em casa e para isso precisaremos de um espaço cada vez mais fácil de se manter limpo, organizado e funcional. Essa tendência vai transformar a sua casa em um oásis de tranquilidade visual. Mas o minimalismo não se aplica só à decoração, mas também nas roupas, na moda e no estilo de vida.


· Hygge

A tendência hygge, a arte de viver dinamarquesa é uma filosofia de vida que defende o retorno ao básico e aconchegante. Os dinamarqueses vivem todos os anos uma espécie de isolamento devido ao frio extremo e podemos aprender algumas coisas com eles: para aplicar esse conceito hygge devemos deixar a casa o mais aconchegante, confortável e convidativa possível, então, acenda velas, prepare um chá ou chocolate quente, envolva-se em uma manta e leia um livro sentado confortavelmente no seu sofá macio. O hygge faz você entrar no modo de hibernação o mais rápido possível. Nos tornamos fãs de dias de pijama.No entanto, poderíamos dizer, em geral, que a hygge consiste em criar um universo de "encapsulamento" ou isolamento. O conceito deve permitir que você se desconecte e relaxe, se concentre em si mesmo e em sua casa. Deve proporcionar bem-estar e plenitude. Estudos mostram até que a tendência de hygge teria efeitos positivos na felicidade.

Estamos vivendo esse modo hibernação de modo forçado num primeiro momento devido à pandemia, mas o ser humano está se adaptando a esse isolamento. Estamos tentando transformar nossas casas em um retiro improvisado tentando trazer conforto e bem-estar para dentro. A prova de que esse conceito veio para ficar é que as pessoas estão buscando no google dicas de bem-estar para aplicar em casa. Há um aumento de Lives com exercícios, yoga e meditações guiadas. As comfy food, comidas caseiras que remetem à infância e às coisas mais simples e deliciosas da vida…viraram tendência e a busca por “como fazer pão caseiro” cresceu mais de 1000% nas buscas do google. E como minha amiga e consultora de imagem Thais já adiantou, uma das apostas dela é que o confortável venha para as roupas também. Vamos passar mais tempo em casa devido ao home office, vamos procurar por peças de roupas que ficam confortáveis.


Retiro de Yoga pós pandemia

O ser humano precisa de contato com outras pessoas. É da natureza humana a interação, viver em comunidade. Mas por enquanto nossas casas se transformaram em um retiro improvisado e isolado. Pós pandemia vamos lidar com uma sociedade que deseja menos contato pessoal, mas ainda anseia por contato com a natureza, maior bem-estar e relaxamento. O nosso retiro improvisado em casa não nos deixou menos estressados, pelo contrário. Todo esse cenário gerou muito stress e ansiedade devido à incerteza da economia, e falta de segurança quanto à saúde. As inúmeras práticas que compõem o nosso retiro de "yoga e bem-estar" são, em essência, sobre a fortificação. Os retiros nos fundamentam e nos nutrem e as práticas oferecidas podem ser ferramentas para mitigar o envelhecimento, sofrimento psicológico, incerteza, doenças físicas e emocionais. Numa época em que nos sentimos incrivelmente frágeis, tanto física quanto emocionalmente, o mundo precisa de mais bem-estar em todos os sentidos da palavra. Pós pandemia não vamos parar de trazer o bem-estar; nós apenas temos que fazer diferente. Todo mundo investiu mais de 90 dias (até agora) em confinamento tentando se manter seguro, por isso temos que resolver a parte da segurança em primeiro lugar.


Em breve novidades do nosso próximo retiro!


Enquanto isso, conte pra mim como está sendo sua quarentena (que já virou noventena).


60 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


roberto.borja55
2020年7月03日

Espero que a humanidade saia realmente melhor desta crise.

いいね!
bottom of page