Reuni abaixo os cenários que emergiram durante a quarentena e possivelmente devem se impor no mundo pós pandemia. Me conte sua opinião nos comentários!
· Bem-estar
Nossa consciência sobre bem-estar foi ampliada devido a essa experiência com o COVID-19. Acredito que o movimento de autocuidado atingiu seu ápice durante a pandemia. As pessoas tiveram uma maior conscientização da saúde nesse período e isso deve continuar mesmo quando a quarentena acabar.
· Novas habilidades
Durante o período de bloqueio, as pessoas aprenderam coisas que nunca teriam aprendido antes. A maioria das pessoas que conversei fizeram algum curso online durante o confinamento. Haverá cada vez mais a necessidade individual de aprender novas habilidades. Nossas experiências durante o confinamento estão nos apontando na direção de mudanças necessárias e possíveis. Devemos refletir e agir sobre isso. A necessidade de aprender habilidades que ajudem a sobreviver e prosperar na nova economia. Os idosos ficaram mais tecnológicos. Houve inclusive um aumento significativo do uso de aplicativos de banco por essa faixa etária.
· Colaborativismo
O Colaborativismo também se tornou importante. Eu uso máscara não só para me proteger, mas para proteger o outro. Os mais novos tentam ajudar os idosos fazendo a compra do mercado e farmácia para eles. Percebemos que não podemos prosperar sozinhos. O sucesso pessoal depende do sucesso dos demais.
· Minimalismo
O minimalismo é um estilo de vida que nos convida a consumir menos, ter menos e viver de forma mais simples. Já era algo que vinha crescendo, mas ficou mais evidente agora e vai perdurar pós pandemia. Percebemos que não precisamos de muito para sermos felizes. Uma casa com cantos mais limpos, formas simples, menos coisas e mais organizada também deixa a mente mais calma, e relaxada. E como provavelmente o home office vai perdurar pós pandemia a tendência é passar mais tempo em casa e para isso precisaremos de um espaço cada vez mais fácil de se manter limpo, organizado e funcional. Essa tendência vai transformar a sua casa em um oásis de tranquilidade visual. Mas o minimalismo não se aplica só à decoração, mas também nas roupas, na moda e no estilo de vida.
· Hygge
A tendência hygge, a arte de viver dinamarquesa é uma filosofia de vida que defende o retorno ao básico e aconchegante. Os dinamarqueses vivem todos os anos uma espécie de isolamento devido ao frio extremo e podemos aprender algumas coisas com eles: para aplicar esse conceito hygge devemos deixar a casa o mais aconchegante, confortável e convidativa possível, então, acenda velas, prepare um chá ou chocolate quente, envolva-se em uma manta e leia um livro sentado confortavelmente no seu sofá macio. O hygge faz você entrar no modo de hibernação o mais rápido possível. Nos tornamos fãs de dias de pijama.No entanto, poderíamos dizer, em geral, que a hygge consiste em criar um universo de "encapsulamento" ou isolamento. O conceito deve permitir que você se desconecte e relaxe, se concentre em si mesmo e em sua casa. Deve proporcionar bem-estar e plenitude. Estudos mostram até que a tendência de hygge teria efeitos positivos na felicidade.
Estamos vivendo esse modo hibernação de modo forçado num primeiro momento devido à pandemia, mas o ser humano está se adaptando a esse isolamento. Estamos tentando transformar nossas casas em um retiro improvisado tentando trazer conforto e bem-estar para dentro. A prova de que esse conceito veio para ficar é que as pessoas estão buscando no google dicas de bem-estar para aplicar em casa. Há um aumento de Lives com exercícios, yoga e meditações guiadas. As comfy food, comidas caseiras que remetem à infância e às coisas mais simples e deliciosas da vida…viraram tendência e a busca por “como fazer pão caseiro” cresceu mais de 1000% nas buscas do google. E como minha amiga e consultora de imagem Thais já adiantou, uma das apostas dela é que o confortável venha para as roupas também. Vamos passar mais tempo em casa devido ao home office, vamos procurar por peças de roupas que ficam confortáveis.
Retiro de Yoga pós pandemia
O ser humano precisa de contato com outras pessoas. É da natureza humana a interação, viver em comunidade. Mas por enquanto nossas casas se transformaram em um retiro improvisado e isolado. Pós pandemia vamos lidar com uma sociedade que deseja menos contato pessoal, mas ainda anseia por contato com a natureza, maior bem-estar e relaxamento. O nosso retiro improvisado em casa não nos deixou menos estressados, pelo contrário. Todo esse cenário gerou muito stress e ansiedade devido à incerteza da economia, e falta de segurança quanto à saúde. As inúmeras práticas que compõem o nosso retiro de "yoga e bem-estar" são, em essência, sobre a fortificação. Os retiros nos fundamentam e nos nutrem e as práticas oferecidas podem ser ferramentas para mitigar o envelhecimento, sofrimento psicológico, incerteza, doenças físicas e emocionais. Numa época em que nos sentimos incrivelmente frágeis, tanto física quanto emocionalmente, o mundo precisa de mais bem-estar em todos os sentidos da palavra. Pós pandemia não vamos parar de trazer o bem-estar; nós apenas temos que fazer diferente. Todo mundo investiu mais de 90 dias (até agora) em confinamento tentando se manter seguro, por isso temos que resolver a parte da segurança em primeiro lugar.
Em breve novidades do nosso próximo retiro!
Enquanto isso, conte pra mim como está sendo sua quarentena (que já virou noventena).
Espero que a humanidade saia realmente melhor desta crise.