top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Como um oráculo transformou minha prática de Yoga e Meditação

Atualizado: 16 de abr. de 2022



A palavra oráculo é derivada do latim e significa “a resposta que uma divindade dá após uma consulta por meio de ações divinas”. Em sentido figurado a palavra oráculo também pode ser sinônimo de profecia ou revelação.


No último mês recebi um oráculo de presente e resolvi integrá-lo em minha rotina matinal diária e tirar minhas próprias conclusões. Algumas pessoas zombam de que os conselhos e mensagens dos oráculos são tão genéricos e abrangentes que podem significar qualquer coisa, mas acho que esse é realmente o ponto: o conteúdo da carta é único para cada um e leva você a olhar para si e para sua vida, fazer um balanço de que conhecimento e recursos você já possui e também perceber quais decisões você precisa tomar.


Ao final de 15 dias eu estava encantada com meu oráculo. Ele acabou se tornando parte da minha prática de autorreflexão. Todos os dias, logo ao acordar e antes de meditar eu me sento, respiro fundo e me pergunto mentalmente: “Em que eu preciso me focar hoje? ” ou “Que oportunidades podem estar disponíveis para mim hoje?” E então eu puxo uma carta do oráculo, leio o que tem ali e medito sobre as palavras pensando em como poderia aplicar o conceito à minha vida e isso muitas vezes me leva a respostas ou sabedoria interior que estava dentro de mim o tempo todo.


Puxar uma carta por dia tem sido uma prática de autocuidado que me dá espaço para cuidar do meu eu interior e onde posso processar pensamentos e emoções não resolvidos, praticar a quietude e ouvir a minha intuição. Eu também percebi que esta experiência me permitiu estar mais atenta às minhas emoções e sentimentos.


Meditação, Yoga e o Oráculo


Sempre antes de começar a prática de Yoga peço para que os alunos definam mentalmente um Sankalpa para a aula. Eu também defino meu Sankalpa para cada aula. Sankalpa é uma intenção que você mentaliza como um propósito. As mensagens do oráculo passaram a ser o meu Sankalpa não só da aula, mas do meu dia.


Essa rotina me ajudou a ter uma maior sensação de presença e de estabilidade emocional que permanecem comigo pelo resto do dia. Logo depois que comecei a puxar as cartas, percebi que algumas eram muito positivas e me ajudaram a me concentrar - e outras foram, bem, não tão positivas, e me ajudaram a pensar nas coisas negativas que eu poderia estar fazendo na minha vida sem perceber. Como um dia que eu tirei a carta desapego e isso me ajudou a refletir sobre o quanto eu estava me cobrando o perfeccionismo.


O que também descobri puxando as cartas do oráculo por um mês não foi que as cartas do oráculo “sabiam” magicamente o que eu precisava. O que descobri foi que EU sabia o que precisava e a prática de puxar as cartas me ajudou a lembrar disso: confiar mais em mim.


Enquanto tirar cartas pode parecer apenas uma atividade divertida, ler o oráculo pode ajudar a melhorar sua saúde mental e reduzir os sintomas de depressão e ansiedade. A autorreflexão pode ter efeitos terapêuticos.


Como a Jornada de Cura é diferente para cada pessoa, torna ainda mais importante essa autoanalise para enfatizar a natureza individual de cada um para ler e interpretar o significado da carta. Meditar sobre o significado e a pertinência com que cada carta se relaciona em diferentes situações da minha própria vida significa que não estou apenas praticando a atenção plena, mas também trabalhando em confiar em meu eu interior. Ler uma carta do oráculo por dia tornou, em essência, o complemento perfeito para minha prática de Yoga e meditação.


285 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page