top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Manhã consciente: 5 práticas de Yoga para começar bem o dia

Yoga e Meditação nos oferecem ferramentas para melhorar e aumentar nosso bem-estar físico e mental. Abaixo estão 5 práticas de Yoga para começar bem o dia e se manter mais consciente.



Comece o dia com 5 a 10 minutos de meditação.

Todo mundo sabe que a prática diária de meditação é uma boa ideia, mas ficar sentado é mais difícil do que nunca. E se dissermos que esse é o ponto? Logo pela manhã, pratique sentar-se confortavelmente por cinco a dez minutos. Feche os olhos e faça o possível para aquietar a mente. A mente não para, mas com o tempo você aprende a aumentar os espaços entre um pensamento e outro. Tudo o que acontece durante a meditação como pensamentos e inquietações, é a maneira de nosso corpo liberar o estresse - então receba tudo isso! Não lute contra seus pensamentos ou tente dominá-los. Apenas perceba os pensamentos indo e vindo...



Sankalpa: Defina uma intenção para o seu dia

Como parte de sua meditação, ou como um exercício separado, reserve um momento pela manhã para definir uma intenção (sankalpa) para o seu dia. Para definir uma intenção eficaz, primeiro estabeleça a consciência do momento presente. Em seguida, considere algo que você gostaria de experimentar mais na sua vida ou algo que gostaria de trabalhar - como "estar aberto a novas possibilidades" ou "paz". Faça o possível para manter essa intenção em sua consciência ao longo do dia ou volte a ela quando as coisas ficarem difíceis.


Pranayama: honre sua respiração

A manhã é a hora perfeita para desacelerar e cultivar uma conexão com a respiração. Seja em sua meditação ou por alguns momentos de calma, não faça nada além de reconhecer sua respiração. Em vez de deixa-la automática, fique curioso sobre a respiração - seu ritmo, os movimentos que a respiração provoca no corpo, a temperatura do ar entrando e saindo pelas narinas. Se desejar, leve uma das mãos ao coração e a outra à barriga para sentir as sensações táteis da inspiração e expiração.


Santosha: Use um diário de gratidão

Reserve cinco minutos para fazer um diário pela manhã e observe seu dia parecer mais leve e intencional. Encontre um lugar confortável para anotar os pensamentos que nublam sua mente. Em seguida, liste algumas coisas pelas quais você é grato. Buscar a gratidão é a maneira mais fácil de nos abrirmos para a abundância pelo resto do dia.


Mitahara: alimentação consciente.

No hatha Yoga mitahara é um ponto muito importante e significa comer de forma moderada e consciente. Frequentemente, descartamos o café da manhã ou corremos para comer, mas não podemos realmente nos sentir motivados sem nutrição. Transforme sua manhã comendo com atenção. Sintonize-se no ato de comer. Sem telas, sem distrações. Observe os cheiros, sabores, texturas e cores de sua comida. Mastigue de forma consciente.


As manhãs são o horário nobre para a plena consciência. Mas a atenção plena não precisa ser um gesto grandioso e demorado. Pequenos momentos de atenção plena fazem uma enorme diferença em nosso dia nos deixando mais relaxados e focados além de afetar positivamente o resto do dia.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hot Yoga

bottom of page