top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Manteiga Mágica - Ghee

"Que o alimento seja o teu remédio e o remédio seja o teu alimento." Hipócrates é creditado por dizer isso, mas definitivamente se aplica ao ghee, que é um componente comum em pratos tradicionais indianos.

Ayurveda, que está relacionado ao yoga, diz que o ghee pode ser usado como nutrição, reparo e muito mais. Ghee, que é basicamente manteiga que foi clarificada, tem um ponto de fusão mais alto para refogar e um sabor delicioso. Ghee é ótimo para praticantes de yoga porque é sátvico, o que significa que é puro, equilibrado e saudável.


Ghee ajuda a desintoxicar os tecidos profundos do corpo, e tem sido usado há séculos como parte de limpezas ayurvédicas. As células são renovadas e limpas como resultado. O fundador do Instituto Ayurvédico, Dr. Vasant Lad, diz que os praticantes de yoga devem usar ghee porque suaviza os músculos das articulações e prepara o corpo para se alongar. Além disso, é difícil para o corpo absorver muitos nutrientes sem a presença de ácidos graxos, e as propriedades curativas das ervas são frequentemente potencializadas quando combinadas com ghee, facilitando sua absorção pelo corpo.


Além de suas vantagens para a saúde, o ghee tem muitas conotações místicas. Na Índia, as vacas são consideradas santas. Krishna, o deus do amor, era um vaqueiro. A manteiga, que a vaca generosamente nos dá, é reverenciada como um presente divino. E quando o fogo transforma manteiga em ghee, ele se torna a versão física dos ojas, o "fluido vital". Ghee tem sido usado por centenas de anos para acender lâmpadas, limpar estátuas de deuses chamadas murtis e alimentar fogueiras usadas em cerimônias.


O ghee é simplesmente delicioso. Embora o ghee seja apreciado por seu sabor delicioso, existem algumas preocupações em relação aos seus efeitos nos níveis lipídicos. Embora alguns estudos sugiram que o consumo de ghee pode aumentar os níveis de triglicerídeos e colesterol total, outros indicam que não há correlação entre o consumo de ghee e o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.


O panchakarma, que é o programa de limpeza ayurvédica padrão, requer o uso de ghee, normalmente aplicado por profissionais treinados durante um retiro que pode durar vários dias. No entanto, se você sofre com problemas respiratórios ou pele seca durante o inverno, pode incluir facilmente o ghee em sua rotina diária. Ele pode ser usado para nasya (para umedecer o nariz) ou para abhyanga (para massagear o rosto ou o corpo), que envolve oleação e massagem. Você também pode começar devagar, usando o ghee como um bálsamo labial.

As pessoas com muito kapha não devem comer muito ghee.

Você pode comprar ghee pronto em lojas de alimentos saudáveis, mas é ainda melhor quando você faz você mesmo, o que não é muito difícil.


Aqui está a receita para fazer Ghee, um tipo de manteiga clarificada comum na culinária indiana:


Ingredientes:

  • 500g de manteiga sem sal

Instruções:

  1. Coloque a manteiga em uma panela grande e pesada em fogo médio-baixo. É importante usar uma panela grande o suficiente para que a manteiga não transborde enquanto estiver derretendo.

  2. Deixe a manteiga derreter lentamente, mexendo ocasionalmente para evitar que grude no fundo da panela.

  3. À medida que a manteiga derrete, ela começará a borbulhar e fazer um barulho de chiado. Continue cozinhando a manteiga, mantendo a temperatura em fogo médio-baixo, e mexendo regularmente.

  4. Depois de algum tempo, a manteiga começará a clarear e a formar uma espuma na superfície. Continue cozinhando até que a espuma comece a se dissipar e a manteiga se torne totalmente clara.

  5. Quando a manteiga estiver totalmente clara, retire a panela do fogo e deixe esfriar por alguns minutos.

  6. Coloque um coador de malha fina sobre um recipiente de vidro e despeje cuidadosamente a manteiga clarificada através do coador. O coador irá separar qualquer resíduo ou sólidos que ainda possam estar presentes na manteiga clarificada.

  7. Descarte os sólidos que ficaram no coador e guarde o ghee em um recipiente de vidro hermético em temperatura ambiente.

Pronto! Agora você tem sua própria manteiga clarificada, também conhecida como Ghee. O Ghee pode ser usado em muitas receitas indianas tradicionais, e também é uma alternativa saudável à manteiga comum.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page