Meditação com chá
- Nathalia Morgana
- 24 de nov. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de out. de 2022
As ferramentas de gerenciamento de estresse vão muito além da terapia, yoga e meditação. Um método simples, mas igualmente poderoso que tenho usado nos últimos dias é a meditação com chá. Esse método tem me ajudado a acalmar pensamentos ansiosos.

Na verdade, esse ritual data de milhares de anos na cultura japonesa: durante uma cerimônia tradicional do chá, as pessoas preparam e servem o chá, tratando cada movimento com o máximo de atenção e foco. É um ato espiritual e meditativo destinado a aterrar você no momento presente. Eu particularmente acho todo o processo bem relaxante.
Os mestres ensinam que o ritual, a concentração, o desenvolvimento rítmico da Cerimônia do Chá levam a meditação, a tranquilidade e a paz superior.
Os princípios básicos da Cerimônia do chá são:
Harmonia (Wa): Harmonizar nossa mente, nosso ambiente, criar a harmonia com o anfitrião, o anfitrião com os utensílios.
Respeito (Kei): Respeito com os utensílios, respeito entre os convidados, respeito com o anfitrião, praticar isso em nossa vida diária..Não chegar atrasado
Pureza (Sei): Pureza para deixar a mente limpa, nossos sentimentos limpos, os utensílios... em todos os aspectos
Tranquilidade(Jaku): E por último a tranquilidade. Isso vai acontecendo à medida que vc vai praticando os três primeiros itens.
A Cerimônia do Chá, na verdade é o seu dia-a-dia. A proposta é alcançar “a paz numa xícara de chá”.
O Chá é nada mais do que isto: Primeiro você aquece a água, e então você prepara o chá. Então você o bebe corretamente. Isso é tudo o que você precisa saber. - Sen no Rikyu
Uma pesquisa randomizada descobriu que os participantes que beberam chá "tratado" com boas intenções melhoraram o humor em comparação com aqueles que não tinham qualquer vínculo consciente com sua bebida.
O intenso foco durante a cerimônia do chá também é importante para a saúde do cérebro em geral. Quando você realiza várias tarefas ao mesmo tempo, sua atenção fica comprometida. O ato de preparar o chá e passar por todo o processo em detalhes, com foco e em um estado meditativo é a chave para otimizar o funcionamento do cérebro e aumentar a concentração e memória à medida que você envelhece.
O chá em si é rico em antioxidantes que podem apoiar a saúde do cérebro, mas o chute para aliviar a ansiedade é colocar a intenção sobre a sua bebida. É sobre criar um momento de simplicidade, onde você não pensa em nada além do ato de fazer o chá. Quem sabe - só a quietude pode acalmá-lo.
Benefícios da meditação com chá
Ao praticar a meditação do chá, ou ao preparar e beber o chá com atenção, você pode desfrutar de muitos benefícios que podem fortalecer todos os aspectos da vida.
Promove um sentimento de gratidão e respeito pela natureza e pela vida
Diminui o estresse e melhora a saúde emocional
Melhora a clareza da mente e atenção
Estabelece um ritual matinal que ajuda a começar o dia com o pé direito
Aumenta a autoconsciência
Vários benefícios para a saúde ao beber chá (incluindo um aumento de energia e concentração)
Cultive relacionamentos e gere bondade
5 sentidos na cerimônia:
Olhos: veja o chá, a xícara, os utensílios.
Olfato: sinta o cheiro do chá. Se o seu chá for um blend, tenta separar esses cheiros percebendo se é mais herbal, mais terroso...
Audição: enquanto prepara o chá, sinta os sons e ruídos. O ruído da água fervendo, o ruído dos utensílios, o ruído de você sorvendo o chá.
Tato: sinta a temperatura da xícara, a temperatura do chá.
Paladar: da mesma forma do olfato, sinta agora em sua boca os sabores, se for um blend, tente sentir o gosto de cada erva separadamente.
Passo a passo:

Ferver água: Há uma crença de que vigiada não ferve, ignore esse antigo mito e simplesmente sente-se, observe e ouça enquanto a água começa a ferver lentamente. Observe sua respiração enquanto você se senta lá. Inspire e expire como se cada respiração estivesse limpando todo o seu corpo e sua mente. Qual é a sensação de ser purificado por esse sopro que dá vida?
Infusão: Permita-se mergulhar no momento: o aqui e o agora. Continue a se concentrar em sua respiração. Se sua mente começar a divagar, simplesmente observe o pensamento e deixe-o passar. Volte a atenção para a respiração e para as folhas de chá (ou sachê) à medida que a água vai extraindo o chá. Saboreie o silêncio e relaxe nele.
Antes de dar o primeiro gole, consuma o chá com os outros sentidos. Ouça o chá sendo derramado na xícara como um rio tranquilo. Aprecie a cor da bebida. Sinta o calor e o peso da xícara cheia em suas mãos. Inspire os aromas do chá. O cheiro lembra você de alguma coisa? Grama? Madressilva? Chocolate? Uma floresta depois da chuva?
Agradeça: Reserve um momento para apreciar o chá e tudo o que teve que acontecer para você experimentá-lo. Expresse sua gratidão por todas as coisas que tornaram sua xícara de chá uma realidade. Por um momento, expanda esse pensamento para você mesmo e o conhecimento de que você também depende de infinitas coisas e pessoas para existir como você é. Agradeça ao chá e a você mesmo por dedicar seu tempo à prática da plena consciência.
Beba seu chá como se fosse a primeira xícara de chá que você já provou. Então, lentamente, tome outro pequeno gole. Aprecie os sabores, a textura e o calor enquanto o chá cobre a sua boca e desliza pelo seu paladar. Vá devagar e seja intencional a cada gole. Observe, sem julgamento, qualquer desejo de precipitar seu copo e qualquer impaciência que você experimente. Se surgir algum pensamento, sentimento ou sensação, reconheça-os gentilmente e volte a atenção para o chá.
Escreva nos comentários o seu chá preferido e se vc já praticou uma cerimônia do chá.
Comentarios