top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Resiliência e Yoga

Ultimamente tem se falado muito sobre resiliência. Você ouve essa palavra jogada o tempo todo por aí, mas você realmente sabe o que é? A resiliência é a capacidade de se adaptar e se recuperar rapidamente de situações desafiadoras, como estresse, adversidade e mudanças e de se tornar um indivíduo mais forte, saudável ou ma

is bem sucedido por ter passado pela experiência!


Titikṣā (तितिक्षा) ou titiksha é uma palavra sânscrita que pode ser traduzida como resiliência pois se refere à tolerância e resistência à infelicidade.


Na filosofia Vedanda, titiksa é suportar com indiferença todos os opostos, como prazer e dor, calor e frio, expectativa de recompensa e punição, ganho e perda, vaidade e inveja, ressentimento e depreciação, fama e obscuridade, prodigalidade e obediência, orgulho e egoísmo, nascimento e morte, felicidade e tristeza, segurança e insegurança, conforto e desconforto, inquietação e tédio, etc.


A prática do Yoga torna a pessoa interiormente equilibrada e alegre. O próprio ato de acalmar as reações emocionais desenvolve uma melhor capacidade de influenciar as circunstâncias externas, portanto, titiksha não torna a pessoa apática; na verdade, cultivar a resiliencia é o primeiro passo para interiorizar a mente e controlar suas reações. A maneira importante de praticar titiksha é observar a respiração (parahara) cuja prática leva à prática da meditação propriamente dita.


A prática do yoga pode ajudar a desenvolver a resiliência de várias maneiras:


  • Aumenta a consciência corporal e mental, ajudando a identificar e gerenciar os estressores antes que causem danos significativos à saúde

  • Melhora a flexibilidade física e mental, ajudando a lidar com mudanças inesperadas e desafios imprevistos

  • Fortalece o sistema imunológico e o bem-estar geral, aumentando a capacidade de lidar com adversidades

  • Promove o autoconhecimento e a autocompaixão, aumentando a capacidade de lidar com as emoções negativas e as situações desafiadoras

  • Aumenta a capacidade de concentração e concentração, ajudando a manter a clareza mental e a equanimidade, mesmo em situações estressantes

Além disso, a filosofia por trás do yoga, que enfatiza a importância do equilíbrio, do autoconhecimento e da autocompaixão, pode ajudar a desenvolver a resiliência em nível pessoal e emocional. No entanto, é importante lembrar que é uma jornada contínua e pode ser alcançada por meio de vários métodos e estratégias,


Somente em tempos desafiadores descobrimos as vastas reservas de nossa própria resiliência. Você pode ficar surpreso ao descobrir o quão resiliênte você é.


Encontrei esse modelo prático de resiliência de 7 C que melhor descreve os componentes necessários para se tornar uma pessoa resiliênte:


  1. Competência: Fornecendo habilidades e encorajamento para confiar em seu julgamento e fazer escolhas responsáveis. Desenvolver a flexibilidade mental, aprender a ser mais flexível e adaptável em situações desafiadoras, em vez de se fixar em ideias ou expectativas rígidas.

  2. Confiança: Confiar em suas próprias habilidades. Cultivar a autocompaixão, trabalhar para ser mais gentil e compreensivo consigo mesmo, em vez de criticar ou se culpar pelos erros e falhas.

  3. Conexão: Formar e fortalecer as relações e conexões com os outros e promover uma sensação de pertencimento saudável, manter relações saudáveis e positivas com amigos, familiares e outras pessoas importantes pode fornecer apoio e amor em tempos difíceis.

  4. Caráter: Desenvolver um forte senso de caráter através do cuidado com os outros, empatia e discernimento.

  5. Contribuição: Contribuir ativamente para o mundo ao seu redor, tomando medidas e fazendo escolhas que melhorem o mundo.

  6. Coragem: Ter coragem para enfrentar situações e problemas que surgem no cotidianos. Encontrar propósito e significado, desenvolver uma sensação de propósito e significado na vida pode ajudar a manter a resiliência e a resistência à adversidade.

  7. Controle: Ter um melhor controle sobre si mesmo, sua mente, pensamentos e emoções. Dormir bem e manter uma boa alimentação, cuidar da saúde física, incluindo uma boa nutrição e sono adequado, é importante para manter a saúde mental e emocional.

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page