top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Sequência de Yoga para o Halloween

O Halloween está quase chegando, então criei uma prática repleta de posturas temáticas para você brincar nesse dia.



Essas sugestões de sequência são divertidas para Yogis de todas as idades. Mas em especial as crianças se divertem muito com aulas temáticas e não tem medo de tentar posturas novas e desafiadoras. Por outro lado, a postura do cadáver pode ser muito difícil para os pequenos. Abaixo te conto o por quê.


CENTRANDO

Quem me conhece sabe que esta é minha postura preferida do Yoga. E não subestime essa postura pelo fato da execução ser simples. Muitos alunos tem dificuldade em se permetir essa pausa. Postura do cadáver. Existe maneira melhor de começar uma prática de Yoga no Halloween do que Savasana (postura do cadáver)? Deixando de lado seu nome sazonalmente apropriado, savasana é uma postura perfeita para se centrar, conectar-se com a respiração e se preparar para uma prática alegre, porém desafiadora.


AQUECIMENTO DA COLUNA

O aquecimento da coluna é o momento ideal para incluir um asana inspirado no Halloween. Afinal, quantas vezes você já praticou o movimento do gato/vaca e ouviu a professora dizer: "arredondando suas costas como um gato". Os gatos pretos são símbolos típicos do Halloween, arredonde suas costas como um gato assustado no Halloween. Se você tem senso de humor e está se sentindo especialmente bobo, experimente inspirar em "gato de Halloween" e, em seguida, solte um moooooooooooo assustador enquanto passa para "vaca fantasma".


SAUDAÇÕES À LUA


Abrace a noite trocando saudações ao sol (Surya Namaskar) por saudações à lua (Chandra Namaskar).


CORVO

Kakasana (postura do corvo) às vezes pode parecer um asana assustador - principalmente devido ao fato de que se pode correr o risco de cair de cara no chão. Para diminuir esse risco (e seu medo), tente praticar primeiro com uma almofada ou pilha de cobertores à sua frente. Na postura da montanha, plante as mãos no chão ao lado de você e levante-as na planta dos pés. Dobre os cotovelos (para trás em direção ao corpo, não para fora) e coloque os joelhos na parte de trás dos braços. Comece a deslocar seu peso para a frente encontrando seu ponto de equilíbrio. Levante um pé de cada vez. Quando o segundo pé levantar, pressione as bordas internas de ambos os pés uma contra a outra. Empurre o chão para longe.


DRAGÃO

A postura do lagarto pode ser incorporada em sua prática como a postura do dragão. Dragão é uma criatura mágica e super combina com o tema de Halloween. A partir da postura do cachorro olhando para baixo, traga o pé direito apoiado no chão na parte externa da mão direita, com o pé direito voltado para a frente. Fique nessa estocada profunda por um momento. Se puder, solte os cotovelos no chão para um alongamento mais profundo. Inverta as etapas para sair da postura. Troque de lado e repita os passos. Finja ser um dragão gigante descansando em uma caverna.


BICHO PAPÃO RUGINDO

Apesar de estranha, essa é realmente uma técnica de Yoga. Descrita na Gheranda Samhita como a postura que destrói todas as doenças, a postura do Leão muitas vezes é deixada de lado durante algumas práticas simplesmente porque o professor a desconhece ou porque a maioria das pessoas podem ainda se sentir inibidas ao abrirem a boca para colocarem a língua para fora e rugirem como um Leão. No entanto, além dos inúmeros benefícios que traz, o Simhásana também estimula o nervo vago, o que proporciona um estado de calma ao praticante. Ajoelhe-se no chão e sente nos calcanhares, deixe os braços estendidos em e as mãos apoiadas no chão ou nas coxas com os dedos bem abertos. Inspire e foque o olhar no centro das sobrancelhas (Bhrumadhya Drishti) ou na ponta do nariz (Nasagra Drishti), ao expirar pela boca, coloque a língua para fora e faça uma cara tão assustadora quanto possível. Repita várias vezes.


VELA

Conta a lenda que a prática de cortar a abóbora e colocar uma VELA acesa dentro dela surgiu da estória de Jack, homem que gostava muito de beber e que se encontrou com o diabo no dia em que bebeu demais. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho. De um modo geral, a vela simboliza a luz da alma, da vida. Era usada desde as origens da celebração do Halloween para iluminar o caminho dos espíritos dos mortos que vinham visitar os seus familiares. Para fazer a postura, comece deitado de costas e estenda as pernas para cima; leve as pernas acima da cabeça levantando os quadris - use as mãos nas costas para ajudar; usando os músculos do abdômen, comece a criar uma linha vertical com seu tronco, quadris e pernas para o alto. Deslize suas mãos para o meio das costas para apoiar melhor, os cotovelos devem ficar paralelos - esta é a posição em si, fique aqui pelo tempo que se sentir confortável.


Postura da aranha

A aranha é um animal símbolo do Halloween. É a tecelã dos destinos. Dentre as suas principais simbologias, podemos citar o perigo, a diligência e a sabedoria. Para executar a postura da aranha, fique em uma posição sentada, afaste as pernas para os lados. Incline o tronco para a frente e apoie os cotovelos e antebraços no chão. Na segunda variação da postura, fique em pé, afaste as pernas e flexione os joelhos até que as coxas fiquem paralelas ao chão. Incline o tronco para a frente soltando os braços e a cabeça.



Para a prática ficar ainda mais divertida, criei uma playlist temática para sua Yoga de Halloween:


267 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Hot Yoga

bottom of page