top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Técnica de Meditação SO HAM

Sente-se com a coluna reta, em uma cadeira ou em um travesseiro no chão, para que você esteja confortável e relaxado.


Quando estiver pronto, tensione todo o corpo, e inspire bruscamente pelo nariz, com uma inspiração curta e longa. Segure a respiração e a tensão por alguns segundos, expire pela boca, com uma expiração curta e uma longa. Solte o ar liberando a tensão em seus músculos. Repita algumas vezes.


Respire uniformemente


Inspire lentamente, contando até oito. Segure a respiração por mais oito contagens, em seguida, expire lentamente para a mesma contagem. Sem pausar, inspire novamente — segure — expire, cada um até a contagem de oito. Repita de três a seis vezes. Você pode variar a contagem de acordo com sua capacidade pulmonar, mas sempre mantê-la igual durante a inspiração, segurando e expirando. Termine sua prática inspirando profundamente, depois expirando completamente.


Técnica de Concentração SO HAM


Agora espere o próximo suspiro chegar por sua própria vontade. Quando isso acontece, mentalmente diz SO. Desta vez, não segure a respiração, mas expire naturalmente e repita mentalmente Ham. SO HAM é um antigo mantra sânscrito. Significa "Eu sou Ele" ou "Eu sou espírito". Tente sentir que sua respiração em si está silenciosamente fazendo os sons de SO quando inspira e HAM quando solta o ar.


Não tente controlar sua respiração. Basta observá-la enquanto o ar flui para dentro e para fora naturalmente. No início, você pode estar mais consciente da manifestação física do processo respiratório à medida que seu diafragma e peito se expandem e contraem. À medida que sua respiração fica mais calma, no entanto, tente se conscientizar de seu fluxo nas narinas.


Com os olhos fechados, vire seu olhar para cima até o ponto entre as sobrancelhas em sua testa. Concentre-se lá. Esta é a sede da consciência espiritual no corpo, também chamada de olho espiritual. Com o tempo, tente sentir o fluxo da respiração perto do olho espiritual dentro de sua testa.


Mantenha seu olhar firme no ponto entre as sobrancelhas durante toda a sua prática. Não permita que seus olhos sigam o movimento da respiração. Se você perceber que sua mente se distraiu, levemente traga de volta para a consciência da respiração e do mantra.


Sente-se na Quietude


Termine sua prática de SO HAM inspirando uma vez pelo nariz, depois expirando três vezes pela boca, e depois esqueça a respiração. Concentre-se profundamente no ponto entre as sobrancelhas. Mantenha sua mente focada e sua energia internalizada. Absorva-se na paz gerada por sua prática. Continue por pelo menos cinco minutos. Termine com uma oração ao Divino, oferecendo-se à luz.


Tente praticar isso pelo menos uma vez por dia se puder durante 5 a 15 minutos. À medida que você se aprofunda em sua prática, você pode aumentar seu tempo para 30 minutos, em seguida, uma hora ou mais.


Idealmente seria bom meditar duas vezes por dia, de manhã e à noite, mas se é difícil encontrar tempo em sua agenda para que você seja capaz de manter a frequência, tente fazer uma meditação mais longa pelo menos uma vez por semana.


Agora você sabe o básico da meditação. Para uma instrução mais abrangente, participe do nosso Clube de Meditação!




227 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page