O outono é a estação da transformação. Podemos ver isso ao nosso redor na natureza: as folhas estão caindo, o ar está mudando e estamos na época da colheita de diversas frutas e legumes. É importante que mudemos com as estações – assim como a natureza – adaptando nossos hábitos diários, prática de Yoga e escolhas alimentares.
Ironicamente, é somente através da mudança que podemos permanecer firmes durante esta estação de mudanças.
Uma abordagem Ayurvédica para o Outono
De acordo com a Ayurveda, existem três doshas primários, ou energias. Assim como cada pessoa tem um dosha que predomina, cada estação também é dominada por um dos três doshas.
O dosha Vata é mais prevalente durante o outono. Vata governa o movimento no corpo, além de ativar o sistema nervoso e os processos de eliminação. As qualidades de Vata são frias, secas, ásperas, leves, mutáveis, irregulares e móveis. Vata é composto pelos elementos do ar e do espaço.
Com a abundância de energia Vata circulando durante o outono, nossos corpos e mentes podem ficar sobrecarregados e desequilibrados. Durante esta época do ano, você pode se sentir inquieto, sem chão e instável. Mas, embora não possamos mudar as condições climáticas, podemos manter o equilíbrio interno ajustando nossos estilos de vida para combater a energia Vata predominante na natureza. Fazemos isso incorporando posturas de Yoga, alimentação e escolhas de estilo de vida que naturalmente mantêm as qualidades opostas do dosha Vata.
Dicas de Yoga para o Outono
Durante o outono, tente agendar sua prática de Yoga no mesmo horário todos os dias e pelo mesmo período de tempo. Isso ajudará a construir uma rotina e acalmar a energia caótica de Vata. Faça posturas de Yoga que se concentrem nos pulmões e no intestino grosso, pois esses são os dois órgãos associados à temporada de outono.
Faça torções e rotações da coluna, extensões da coluna, alongamentos laterais, posturas do guerreiro para ajudar a enraizar e Saudações ao sol para aquecer o corpo durante o frio do outono. Após sua prática, desfrute de uma longa Savasana (postura do cadáver) para estabilizar a energia de movimento de Vata .
Alimentos e Ervas para o Outono
É importante comer três refeições por dia, de preferência à mesma hora todos os dias. Tente evitar pular refeições e certifique-se de sentar-se enquanto saboreia sua comida. Como todas as outras escolhas de estilo de vida nessa época, estabeleça uma rotina em torno da alimentação. Aqui estão alguns insights para ajudar a orientar seu plano de refeições de outono:
Coma muitas sopas quentes.
Escolha alimentos quentes, cozidos e úmidos. Evite vegetais crus e saladas, pois eles desequilibram Vata.
Coma duas maçãs por dia para ajudar na eliminação.
Beba chá quente de gengibre fresco, cardamomo e canela. Isso aquecerá o corpo e melhorará a circulação e a digestão. Se não for este chá, procure beber algum tipo de bebida quente.
Coma vegetais de raizes para melhorar sua conexão com a Terra.
Sabores doces, salgados e azedos são calmantes para Vata.
Estilo de Vida para o Outono
Tente dormir oito horas completas e acordar quando o sol nascer.
O exercício consistente e moderado regula a natureza móvel do Vata , portanto, certifique-se de agendar tempo para a atividade física.
Controle sua tendência a falar desnecessariamente e acomode-se no rejuvenescimento do silêncio sempre que possível.
Use um lota para ajudar a manter os pulmões livres de congestão.
Aplique óleos na pele para mantê-la úmida. Essa prática, chamada oleação, reduz as emoções de ansiedade provocadas por Vata, depressão, medo e nervosismo.
Comprometa-se com uma prática regular de meditação para ajudar a acalmar, centrar e aterrar a mente ativa de Vata.
Pratique a respiração pela narina direita: Feche a narina esquerda usando o dedo anelar da mão direita. Inspire pela narina direita por 6 a 8 segundos e expire pela mesma narina por 5 a 7 segundos. Repita por 7-10 rodadas, algumas vezes ao dia. Isso aumentará a energia do sol que ajuda a manter o corpo aquecido à medida que a temperatura cai.
Comments