top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Yoga para Pessoas com Deficiência - PcD

Atualizado: 7 de set. de 2020

Yoga é para todos. Seguindo esse princípio, as pessoas com deficiência auditiva, visual, física, mental e autistas podem e devem praticar Yoga pois a saúde mental e física estão interconectadas e devem ser trabalhadas juntas.



Yoga vai muito além da performance física. Yoga é antes de tudo equilíbrio e integração. Mas é difícil encontrar equilíbrio sem a capacidade de olhar para dentro, seja equilíbrio físico ou equilíbrio em nossas vidas diárias. As aulas são adaptadas e personalizadas de acordo com a necessidade de cada aluno. Yoga melhora o foco e a concentração além de reeducar a respiração com técnicas de Pranayamas.

A Yoga proporciona um encontro seu com você mesmo ensinando como olhar dentro de si e encontrar a felicidade plena. Começar o dia de forma saudável pode ser tão simples quanto respirar. Um componente importante de um programa de condicionamento físico total é o alongamento.  Adicione respiração profunda, atenção focada, meditação e você entrou no mundo da Yoga. 


A experiência da deficiência é muitas vezes agravada pela falta de flexibilidade e mobilidade. Quanto menos móvel nos tornamos, mais retraídos e socialmente isolados podemos nos tornar. Isso nos deixa menos inclinados a nos engajar nos tipos de atividade física que nos ajudariam a manter nossa flexibilidade. Assim, podemos entrar em um círculo vicioso no qual nossa deficiência piora.


Yoga oferece um meio suave - mas poderoso - de manter e melhorar a flexibilidade e a mobilidade adaptando a prática tradicional de Yoga para torná-la acessível a todas as pessoas. 

Para indivíduos com paralisia cerebral, temos práticas onde guiamos o indivíduo e os auxiliamos a mover seus braços e pernas para ajudá-los a relaxar. Nas aulas vamos trabalhar alguns movimentos como deitar no chão e levantar a cabeça por alguns segundos.


Embora esses movimentos possam parecer triviais para a pessoa comum, eles são obstáculos e sucessos importantes para indivíduos com deficiência. Essas atividades não são apenas para indivíduos com paralisia cerebral, mas também são usadas para pessoas com síndrome de Down, autismo, TDAH ou deficiências de aprendizado.

 As atividades de Yoga melhoram a mobilidade, a força e a digestão de pessoas com deficiências como a paralisia cerebral, paraplegia e tetraplegia. O sucesso desse tipo de programa de Yoga está chamando a atenção dos pais, cuidadores e profissionais da área médica. Pais e cuidadores de indivíduos com necessidades especiais entendem o valor de uma criança com paralisia cerebral capaz de se sentar sozinha.


O foco final da Yoga para cadeirantes é que um indivíduo tente esticar seu corpo até a capacidade máxima, com respeito às suas próprias limitações físicas. Quando nos sentamos em apenas uma posição na maior parte do tempo, nosso corpo começa a ficar rígido e estagnado.

A prática melhora a circulação do sangue no corpo e leva a um aumento dos níveis de motivação, foco e atenção.

A aula tem uma abordagem poderosa e dinâmica que encoraja e foca na capacidade em vez da deficiência.


Benefícios gerais da prática para PcD


  • Melhora a sua mobilidade e equilíbrio

  • Melhora força e resistência

  • Melhora a digestão

  • Melhora o foco, concentração e memória

  • Ajuda você a se tornar mais flexível

  • Melhora sua circulação sanguínea

  • Ajuda você a se sentir mais vivo e alerta

  • Melhora sua respiração

  • Ajuda a se tornar mais calmo e relaxado

  • Reduz nível de ansiedade, stress e depressão

  • Aumenta a sensação de bem estar

  • Melhora seu sono

  • Faz você rir

309 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page