top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Yoga, saúde e êxito espiritual

O Yoga trabalha o ser humano com uma abordagem completa e holística. A ênfase do Yoga é o êxito espiritual que alcançamos quando trabalhamos todos os aspectos da natureza humana, física, energética, mental, emocional e espiritual - tudo ao mesmo tempo. Nada deve ser negligenciado: todos devem trabalhar juntos em harmonia.



Abaixo, um breve resumo de como podemos introduzir alguns hábitos em nossa rotina para melhorar a saúde como um todo.


Comer Correto

O que comer e beber, como, quando, onde, com que atitude. Alguns Yogis defendem uma dieta vegetariana simples, mas não se opõe a comer carne, se necessário. O importante é “comer adequadamente”, o que significa não ser guloso e ser equilibrado com seu estilo de vida e necessidades físicas particulares. No sistema do Yoga chamamos isso de Mitahara e é um dos Yamas do Hatha Yoga.


Exercício Adequado

Nem muito, nem pouco; sua idade e habilidades físicas são levadas em consideração. Procure praticar exercícios que te energizam. Você também pode praticar algumas posturas de Yoga e fazer pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, esportes) todos os dias. Atualmente existem vários estilos de Yoga e algumas modalidades modernas oferecem Yoga de forma dinâmica.


Vida livre de toxinas

Remover não só os maus hábitos e vícios que são destrutivos para a boa saúde, especialmente álcool e drogas, mas também toxinas mentais e emocionais, como raiva e medo. Yoga e meditação são ferramentas poderosas para gerenciar melhor estresse, emoções, sentimentos e pensamentos.


Vontade, Energia e Respiração

O controle da energia e o controle da respiração (pranayama) são essenciais para provocar um estado de força de vontade. “Quanto maior for a vontade, maior será o fluxo de energia.” - Yogananda. É super importante trabalhar a energia física e mental. Também podemos trabalhar a energia no corpo sutil através das técnicas de Yoga.


Atitudes positivas, afirmações e visualizações

Quando estamos impregnados das atitudes negativas, nenhum medicamento ou qualquer outra abordagem de cura pode ser verdadeiramente eficaz. Quando as atitudes negativas são transformadas em atitudes positivas, um ambiente é criado dentro de nós que permite que a cura ocorra naturalmente. Tenha atitudes positivas, faça afirmações positivas sobre sua saúde e visualize seu corpo saudável todos os dias.


Meditação

A atividade primária e mais importante pela qual todas as qualidades acima são alinhadas. A meditação acalma o corpo, acalma a mente inquieta e abre o coração para o amor divino e a cura cósmica. Sem ele, as técnicas de cura, como as mencionadas acima, ainda funcionarão em algum grau, mas nunca tão perfeitamente como poderiam quando o contato com Deus através da meditação profunda diária está acontecendo.


As técnicas de meditação, de controle de energia, relaxamento, concentração e expansão da consciência são projetadas para nos sintonizar com nossa essência espiritual, da qual todas as coisas boas surgem, incluindo saúde e bem-estar do corpo, mente e alma. O objetivo principal do Yoga é o êxito espiritual.




31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page