top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Como superar o sono durante a meditação

Atualizado: 26 de jun. de 2021

Paramhansa Yogananda fez esta sugestão para superar a sonolência durante a meditação: “Feche os olhos várias vezes, abra-os bem e olhe para a frente. Repita esta prática uma ou duas vezes mais. Se você fizer isso, a sonolência deixará de incomodá-lo. ”



Alguns dos motivos de sentir sono durante a meditação:

  • semelhanças na atividade das ondas cerebrais entre meditação e sono

  • falta de sono ou fadiga diurna

  • comer muito perto de uma sessão de meditação

  • meditar na cama ou no quarto

  • esgotamento por doença ou estresse

Para ter sucesso na meditação, é essencial que nos concentremos com toda a atenção, caso contrário nossos esforços serão mecânicos, difusos e sem força. A consciência espiritual depende de duas coisas: a quantidade de energia e como essa energia é focalizada. Você pode aumentar seu nível de energia e foco comandando a atenção de sua mente com práticas como mantras, orações, posturas de Yoga, pranayamas (exercícios respiratórios) e exercícios de energização. Essas práticas geram um forte fluxo de energia, que pode ser usado para meditação.

Se você perceber que está adormecendo ou divagando durante a meditação, concentre-se em manter os olhos, mesmo que fechados, fixo num ponto entre as sobrancelhas durante a meditação ajuda você a ficar mais alerta. Também te sintoniza com estados superiores de consciência.

A posição dos olhos sugere a parte geral do cérebro na qual a consciência está centrada. Em particular, quando a mente desliza em direção ao subconsciente e a energia se concentra na parte inferior do cérebro, os olhos tendem a olhar para baixo; quando alguém está envolvido no mundo, ou de outra forma ativo no nível consciente, a energia se concentra mais no meio do cérebro e os olhos tendem a olhar mais naturalmente para a frente; e quando alguém entra em um estado de super consciência, os olhos são automaticamente atraídos para olhar para cima.


Mais dicas para se manter ativo na sua prática

  1. Pratique em jejum.

  2. Pratique fora do quarto.

  3. Crie um espaço de meditação.

  4. Pratique ao ar livre.

  5. Fique de pé ou ande enquanto medita.

  6. Certifique-se de dormir e descansar o suficiente.

  7. Use um banco de meditação.

  8. Medite com os olhos abertos.

  9. Medite quando estiver mais alerta.

  10. Mantenha-se hidratado.

  11. Medite com áudio.

  12. Faça sessões curtas e frequentes.

  13. Não desista.

Se a sonolência ainda for um problema, você pode achar útil encurtar suas meditações e se concentrar em torná-las o mais dinâmicas possível. Em seguida, aumente gradualmente suas meditações. Tente também meditar durante as horas do dia em que você está mais alerta e cheio de energia.

Você pode passar por momentos em que a sonolência será um problema recorrente. Se for esse o caso, não se preocupe; geralmente é apenas uma fase. Meditar com energia e intensidade calma - além de uma atitude positiva - é a chave para ir adiante.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page