top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Como sentar confortavelmente para a meditação

Um dos aspectos mais importantes de uma meditação é ser capaz de sentar-se confortavelmente, sem dor nas costas, ou pernas incomodando com dor ou formigamento. Você pode sentar em uma cadeira, em um banco de meditação, ou em um travesseiro no chão. Muitos meditadores com muitos anos de experiência usam uma cadeira para suas meditações.

Não é um sinal de falta de habilidade meditativa se você não conseguir sentar confortavelmente no chão.

Se você está sentado em uma cadeira, o ideal é que você apoie a sola dos pés no chão deixando suas coxas paralelas ao chão. Você pode colocar um travesseiro sob seus pés se suas pernas são muito curtas, ou um travesseiro em seu assento se suas pernas são muito longas.

Não apoie as costas no encosto da cadeira.

A ideia é sentar-se com uma coluna vertical, sem suporte, mas certifique-se de que você está relaxado. Se você não está acostumado a sentar desta maneira, ou se você tem lesões nas costas, você pode obter um travesseiro firme e colocá-lo entre as costas e a parte de trás da cadeira. O sentimento que você quer é o de apoio, mas não inclinando-se para trás. Mova o travesseiro até conseguir esse sentimento. Relaxe os ombros, mantenha a cabeça centralizada e o queixo paralelo ao chão — não olhe para cima ou para baixo. Descanse as mãos com as palmas das mãos viradas para cima na conjuntura entre as coxas e o tronco. Isso vai ajudar a manter sua coluna reta.



Se você preferir sentar no chão, os bancos de meditação são acessórios maravilhosos para fazer as pernas se sentirem confortáveis e manter a coluna reta. Encontrar o tamanho e a altura certos é importante. Adicionar travesseiros pequenos sob os joelhos ou tornozelos pode facilitar o seu conforto também.


Algumas pessoas ficam mais confortáveis sentadas de pernas cruzadas em um travesseiro.


Se você se sentar no chão, certifique-se de que sua coluna ainda está reta, seus ombros relaxados, e sua cabeça paralela ao chão. Se você está sentado de pernas cruzadas, certifique-se de manter seus joelhos perto do chão, porque sua coluna vai dobrar quando seus joelhos subirem. Se você não for flexível o suficiente, escolha uma das outras opções para sentar. Suas mãos também devem estar na mesma posição que na cadeira. Você pode precisar de um cobertor para ajudá-los a mantê-los na posição certa.


Só medite assim se for confortável e se você puder manter os joelhos para baixo. Você não precisa sentar na postura de lótus.


Onde meditar?


Se possível, reserve uma área que é usada exclusivamente para meditação. Um quarto pequeno, ou um canto do seu quarto. É melhor meditar dentro de casa, pois geralmente há menos distrações, mas ocasionalmente meditar lá fora é bom.


Seja simples. Tudo que você realmente precisa é de uma cadeira ou uma pequena almofada para se sentar, e talvez um pequeno altar. Se possível sente-se virado para o leste, e coloque um cobertor de lã ou seda no chão para isolar seu corpo das sutis correntes magnéticas da terra.


O lugar onde você medita deve ser bem ventilado, se possível. Mantenha um cobertor ou xale de meditação quente por perto para se cobrir. Fique confortável, mas fique acordado e pronto!


Esse é o banco Levitá. Você consegue comprar com desconto usando meu cupom: MORGANA10


Acesse o site:



Nós fornecemos independentemente todos os produtos que apresentamos em nathaliamorgana.com . Se você comprar dos links em nosso site, podemos receber uma comissão de afiliado, que por sua vez apoia nosso trabalho.

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page