Todos nós meditamos, todos os dias, várias vezes por dia.
Você toma banho todos os dias, escova os dentes todos os dias... mas você medita todos os dias? A meditação faz parte da higiene mental.
Esqueça o estereótipo de alguém sentado na postura de Lótus com os olhos fechados. Meditar é muito mais que isso. Meditar é um estado de contemplação, de viver o momento presente, focado no aqui e agora. Você pode meditar lavando louça, cuidando da casa, respirando conscientemente... Tudo aquilo que você faz com atenção plena pode ser considerado um tipo de meditação.
A meditação é o momento que você está a sós com você mesmo e seus pensamentos. Meditar é olhar pra dentro de si mesmo. É uma oração, é a análise que você faz de algo que ocorreu no seu dia, é você conversando com seus pensamentos, é o sonhar acordado, é um agradecimento, é um pedido, é a contemplação...tudo isso pode ser chamado de meditação. A maioria das pessoas pensam que meditar é esvaziar a mente, enquanto na verdade, meditar é não lutar contra seus pensamentos. Deixe-os fluírem...veja seus pensamentos como um telespectador, como se você os visse de longe, de fora e não como personagem principal.
Com o cotidiano cada vez mais acelerado é comum que nos sintamos sobrecarregado de tarefas, obrigações e informações e com isso acabamos nos sentindo desconectados de nós mesmos.
Através da meditação alcançamos o autoconhecimento. O autoconhecimento é prestar atenção e entender sua mente e seu corpo. E acredite: Seu corpo fala com você. A procura por atividades que relaxam e ensinam a se conectar consigo mesmo tem crescido exponencialmente. Podemos ver que a Yoga, mindfullness, meditação, tai chi chuan, chi kung são práticas que ajudam a atingir a consciência corporal.
Quando você está em jejum consegue atingir mais rapidamente um estado de meditação profundo. Meditação leva ao estado de consciência corporal e mental, focado no aqui e agora. E, a partir do momento que você tem essa consciência corporal, começa a se preocupar com o que você come, o que você faz, como faz e porque faz.
Para começar a meditar, tente se concentrar somente em uma coisa, seja na sua respiração, no canto dos pássaros, em alguma música relaxante ou qualquer outra coisa que tenha sua atenção plena.
Inspire-se:
Comece com 5 minutos, 10, 15... E de acordo com a rua rotina estabeleça o tempo que você achar mais adequado. Os benefícios são inúmeros e já nas primeiras tentativas pode-se observar um estado de relaxamento, de auto controle, de clareza dos pensamentos e redução da ansiedade.
A frequência e periodicidade são mais importantes que o tempo. Medite todos os dias mesmo que por apenas alguns minutos.
Comments