top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Como usar blocos de Yoga em sua prática

Se você é um iniciante em Yoga, ou pratica há um tempo, mas simplesmente não consegue melhorar sua flexibilidade ou força, provavelmente não está utilizando uma ferramenta muito importante: os blocos de Yoga.


Os blocos de Yoga têm sido usados ​​há décadas e foram criados especificamente para ajudar Yogis de todos os níveis em sua prática. Há muitas maneiras diferentes nas quais você pode usá-los, mas é fato que eu percebo uma certa resistência dos alunos em usá-los. Alguns simplesmente não querem usar pois acham que vão parecer fracos ou que os blocos vãos mais atrapalhar do que ajudar. Isso não é verdade!


Os blocos auxiliam e melhoram seu alongamento e alinhamento


Por que você deve usar blocos de Yoga?

Os blocos de Yoga são uma ferramenta ótima para ajudá-lo a melhorar consideravelmente sua prática de Yoga e seu bem-estar físico.


Aqui estão alguns benefícios:


  • Constrói força na parte superior do corpo

  • Ajuda no alinhamento correto

  • Protege e aumenta a força em pulsos fracos

  • Ajuda a se aprofundar nas posturas

Quais blocos de Yoga são melhores para você?

Existem alguns tipos diferentes de blocos de Yoga e você vai querer escolher aquele que melhor se adapta à sua prática e aos seus objetivos. Essas diferenças são a respeito do material e tamanho.


Materiais de bloco diferentes

  • EVA: são mais macios e mais leves do que os outros dois tipos que veremos. Estes são os melhores para iniciantes, pois podem ser mais confortáveis ​​para usar em posturas de suporte.

  • Cortiça: Algumas pessoas acham que os blocos de EVA não oferecem aderência suficiente ou são muito leves. A cortiça é a segunda melhor opção para iniciantes, pois são mais macios do que os blocos de madeira e são mais pesados que os blocos de EVA. Eles também são ecológicos e geralmente duram mais do que blocos de EVA.

  • Madeira: os blocos de Yoga eram originalmente em forma de madeira. Hoje, eles geralmente são feitos de bambu. Eles são muito mais difíceis do que os blocos de espuma, então eu não diria que são os melhores para iniciantes que vão usá-los em posturas restauradoras. A vantagem é que eles praticamente duram para sempre e são muito resistentes, mas é claro que isso significa também que são mais caros. Eles também tendem a escorregar quando você fica suado, então tenha isso em mente.


Você precisa de 1 ou 2 blocos de Yoga?

Eu definitivamente diria que se você for investir em blocos de Yoga, invista em um par. Para trabalhar o alinhamento geralmente usamos um bloco, mas a maioria das maneiras de usá-los para fortalecer e melhorar a flexibilidade nas posturas exige dois, um de cada lado.


Como usar blocos de Yoga

Os blocos de Yoga geralmente trabalham três coisas principais: alongamento, fortalecimento e suporte.

  • Alongamento:

Isso se refere a corrigir seu alinhamento e aprofundar o alongamento em que você está. Quando você está em uma postura em que sente que está lutando para permanecer nela, provavelmente você não estará em um bom alinhamento e, portanto, não obterá todos os benefícios da postura.


Usar blocos de Yoga ajudará a evitar que você se esforce demais, melhora seu alinhamento e se aprofunda em suas posturas para se tornar mais flexível.


Praticamente sempre que suas mãos são incapazes de tocar o solo em uma postura, seria benéfico para você usar blocos de Yoga.


Sim, existem alternativas, como descansar as mãos nas canelas ou no tornozelo, mas os blocos fornecem muito mais estabilidade e conforto, o que por sua vez o ajuda a se aprofundar na postura e melhorar sua flexibilidade.


Aqui estão algumas maneiras diferentes de usar blocos de Yoga em posturas diferentes para obter um melhor alinhamento e, portanto, obter um alongamento mais profundo.


1. Trikonasana (postura do triângulo)

Na próxima vez que você fizer a postura do triângulo, se não conseguir alcançar o chão, em vez de apoiar a mão no tornozelo ou a canela, use um bloco. A postura do triângulo é uma ótima postura para melhorar o seu alinhamento, mas torna-se muito desafiadora quando você se sente desconfortável.


Como os blocos de Yoga ajudam: você deve ser completamente linear no Triângulo, como se pudesse caber entre duas paredes. Quando sua mão está lutando para permanecer no chão ou na canela, na maioria das vezes seu corpo naturalmente se inclina, interrompendo o alinhamento adequado. Ao usar um bloqueio no Triângulo, você está dando a si mesmo mais estabilidade, de modo que pode se concentrar em abrir o peito, alongar a lateral do tronco e a parte interna das coxas.



2. Uttanasana (flexão do tronco para a frente)

Quando você tem um encurtamento nos tendões na flexão para a frente em pé e está lutando para tocar o chão com as mãos, geralmente suas costas se curvam naturalmente e você perde os benefícios da postura.


Como os blocos de Yoga ajudam: Dobrar-se para a frente é uma ótima maneira de alongar as costas e melhorar a flexibilidade dos isquiotibiais, mas, para fazer isso, você precisa ter as costas retas . O uso de blocos oferece comprimento extra e mais controle sobre a profundidade da dobra, então, em vez de lutar para alcançar os dedos dos pés, você pode se concentrar em alongar enquanto mantém o alinhamento adequado da coluna.



3. Ushtrasana (Postura do camelo)

A postura do camelo é um ótimo abridor de tórax, mas pode ser muito desconfortável se você tiver dores nas costas ou ombros tensos .


Como os blocos de Yoga ajudam: os blocos de Yoga fornecem comprimento extra para que você não seja forçado a uma curvatura para trás para a qual não está pronto. Em vez disso, você terá mais controle sobre o quão fundo você vai e pode progredir gradualmente à medida que se torna mais flexível. n


4. Adho Mukha Svanasana (Postura do cão voltado para baixo)

O cão voltado para baixo é comumente referido como uma postura de descanso na Yoga, mas se você experimentou o Adho Mukha como um iniciante inflexível, sabe que parece tudo menos uma postura de descanso. Muitas pessoas têm dificuldade em equilibrar o peso do corpo e pode sentir um desconforto nos punhos ou tem dificuldade em permanecer na postura devido ao encurtamento dos isquiotibiais.


Como os blocos de Yoga ajudam: Eleva a parte superior do corpo tira a pressão dos punhos, equilibrando o peso do corpo e permitindo que você se aprofunde confortavelmente na postura para melhorar sua flexibilidade geral.


  • Fortalecer

Muitas posturas de Yoga são ótimas para melhorar a força, mas você pode não estar colhendo os benefícios porque não consegue manter o alinhamento e a forma apropriados ou não acumulou força suficiente para entrar na postura.


Os blocos de Yoga são uma ótima maneira de melhorar o alinhamento e usar os músculos corretos para permanecer na postura. Você também pode usá-los para fornecer um pouco mais de apoio em algumas posturas desafiadoras, para ter mais controle sobre a gravidade da postura, permitindo que você aumente a força de maneira eficaz.


Aqui estão algumas posturas de ioga com blocos que são perfeitos para aumentar a força:


1. Naukasana (Postura do barco)


A postura do barco é um dos melhores exercícios a se fazer para ganhar a verdadeira força no abdômen. O problema é que muitas pessoas não têm flexibilidade ou força nos flexores centrais e do quadril para manter o alinhamento adequado. Isso diminui a eficácia da postura.


Como os blocos de Yoga ajudam: para realmente desenvolver a força do núcleo a partir da pose do barco, você precisa envolver completamente as pernas e o núcleo. Quando você tem quadris fracos ou um centro fraco, torna-se difícil praticar esta postura no alinhamento correto. Apertar um bloco entre as pernas ajuda a mantê-las esticadas e força a envolver o tronco, tornando esta postura de fortalecimento excelente.



2. Chaturanga (postura da prancha)

Chaturanga é uma ótima postura para aumentar a força da parte superior do corpo e do abdômen, mas o problema é que você PRECISA da força da parte superior do corpo e do abdômen para fazer esta postura em primeiro lugar. Caso contrário, você praticamente desabará no chão.


Em Chaturanga, você basicamente faz uma flexão de braço com os cotovelos apoiados nas laterais do corpo. Você precisa manter as costas retas e acionar o abdômen contraindo os músculos do núcleo. Mas para as pessoas que não têm força na parte superior do corpo, elas tendem a concentrar toda a atenção nos braços, depois não envolvem seu núcleo, e a partir daí tudo piora.


Como os blocos de Yoga ajudam: ao colocar dois blocos sob as mãos ou sob os ombros, você está fornecendo suporte e ajudando seu corpo a se alinhar adequadamente. Você pode então se concentrar em envolver seu núcleo e aumentar a força da parte superior do corpo e do núcleo. Lembre-se, só porque os blocos estão sob seus ombros, NÃO significa que você deve repousar sobre eles. Eles estão lá apenas para apoio até que você possa reunir forças o suficiente para ir sem eles.


3. Balanço do braço

Se você acha difícil tirar seu corpo do chão, este equilíbrio simples de braço é um ótimo começo. Você pode não conseguir manter o equilíbrio dos braços sem suporte porque não tem força na parte superior do corpo, força no abdômen ou tem encurtamentos. Você precisa de todos esses componentes para conseguir fazer esta postura com sucesso, e fazer isso com suporte é uma ótima maneira de ajudá-lo a melhorar essas três coisas.


Como os blocos de Yoga ajudam: usar um bloco sob as mãos aumenta a altura, tornando-o mais acessível para levantar o corpo do chão. Agora você pode se concentrar em envolver suas pernas, tronco e braços e aumentar sua força a partir daí.


  • Apoio, suporte

Muitas posturas de Yoga que são classificadas como restauradoras podem, na verdade, ser muito desafiadoras e ineficazes se você não tiver flexibilidade. Existem várias maneiras de usar blocos em cada postura para dar o suporte necessário para aprofundar a postura e liberar a tensão.

1. Sukhasana (postura confortável)

A postura sentada no chão com as pernas cruzadas é uma das principais posturas do yoga além de ser uma postura tradicional de meditação. A reclamação mais comum para pessoas nessa postura é que seus tornozelos começam a doer ou a perna começa a formigar ou ainda que as costas te puxam para trás.


Como um bloco de Yoga ajuda: Usar um bloco embaixo do bumbum proporciona conforto para as pernas e torna o alinhamento da postura mais suave para que você possa permanecer na postura por mais tempo. Se um bloco não for suficiente, fique à vontade para adicionar outro!


2. Sarvangasana (postura da Vela)

A postura da vela é uma postura restauradora usada no final de muitas sequências para relaxar. É ótimo para alongar a região lombar e os isquiotibiais, mas se você não tiver flexibilidade nos isquiotibiais, poderá ter dificuldade para elevar as pernas no ar ou pode simplesmente achar difícil mantê-las erguidas nesta postura.


Como um bloco de Yoga ajuda: colocar um bloco logo abaixo do sacro dá às suas costas um apoio extra e torna muito mais fácil elevar as pernas para o alto. Isso permitirá que você se concentre em envolver as pernas e empurrar os calcanhares para obter o máximo da postura.


3. Matsyasana (postura do peixe)

A postura do peixe é uma extensão da coluna frequentemente praticada após a postura do arado, mas pode ser muito estranha se você tiver pouca amplitude de movimento no peito, ombros ou costas. Pode parecer difícil colocar pressão em seu pescoço se você não tiver flexibilidade para usar o alinhamento adequado.


Como um bloco de Yoga ajuda: colocar um bloco de Yoga entre as escápulas permite que o resto do corpo relaxe. Isso permite que você ainda obtenha os benefícios da curvatura para trás, evitando o desconforto até que você tenha adquirido flexibilidade.


Espero que este artigo tenha sido útil para vocês!

349 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Nathalia Morgana
Nathalia Morgana
Feb 10, 2021

Obrigada, Roberto

Like

roberto.borja55
Feb 10, 2021

Vejo todos os seus posts que abordam diversos assuntos referentes ao yoga e são bastante interessantes.

Like
bottom of page