top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Ritual de Yoga Solstício de Inverno

Atualizado: 21 de jun. de 2023

Quem me conhece sabe o quanto eu gosto de rituais. Defino ritual como uma rotina, um conjunto de prática e hábitos realizados periodicamente colocando um significado e propósito em cada procedimento.



Faço meu ritual matinal todas as manhã e posto todos os dias no Instagram. Você pode conferir me seguindo no perfil @nathaliamorgana.yoga


Hoje vim falar sobre um dos rituais anuais que mais gosto: Solstício de Inverno.


O costume de dividir o tempo em anos é sensacional, pois dá a ideia de encerramento de um ciclo e início de outro, Mas podemos celebrar novos ciclos não só a cada 365 dias. Gosto de comemorar e celebrar cada troca de estação: Sosltícios de Inverno e Verão e Equinócios de Primavera e Outono.


O Solstício de Inverno acontece em 21 de Junho aqui no hemisfério sul, enquanto no hemisfério norte é comemorado o solstício de verão na mesma data.


Neste dia, acontece a noite mais longa. Para comparar os Solstícios de inverno e verão aqui no Brasil, veja abaixo de acordo com o site sunrise-and-sunset.com:


Solstício de Inverno:

  • Nascer do sol em São Paulo em 21 de Junho - 06:48

  • Pôr do sol em São Paulo em 21 de Junho - 17:28

  • Duração da luz do dia: 10h39m


Solstício de Verão:

  • Nascer do sol em São Paulo em 21 de Dezembro - 05:18

  • Pôr do sol em São Paulo em 21 de Dezembro - 18:51

  • Duração da luz do dia: 13h33m


Gosto dessas celebrações pois é uma data que me convida a refletir, reafirmar, reajustar ou refazer minhas metas e objetivos anuais. O reconhecimento do solstício de inverno com uma cerimônia pessoal pode ajudá-lo a refinar suas intenções e enraizá-lo com mais firmeza em seu caminho de crescimento pessoal. 


Separe 60 minutos para a cerimônia do solstício de inverno.


MATERIAIS:

  • Uma vela ou lareira

  • Seu tapete de Yoga ou qualquer outra coisa para forrar o chão

  • Um diário e caneta

  • Quatro objetos que representam o aterramento ou a terra para você. Sugestões: pedras, plantas de casa, sapatos de caminhada, objetos materiais em tons de terra, cristais como hematita, ágata ou ônix.


RITUAL

  • Escreva as seguintes perguntas sobre contemplação em seu diário. Essas perguntas servirão como um guia para ajudá-lo a projetar e definir três intenções atingíveis.  


O que é importante para você?

O que você valoriza?

O que você quer trazer para a luz?

O que você quer alcançar?

Quais são os projetos que você deseja realizar?

Que novos hábitos você gostaria de cultivar?


  • Devido à natureza yin do solstício de inverno, usaremos os objetos de aterramento para marcar todas as quatro direções: leste, oeste, norte e sul. Esses objetos ajudam a definir nosso espaço sagrado e nos separam energicamente do mundo durante a cerimônia do solstício de inverno. Delineie seu espaço colocando cada um dos objetos no devido lugar.


  • Estenda o seu tapete de Yoga no centro do espaço, com a extremidade longa apontando para o espaço mais conveniente para olhar para a chama do fogo ou vela


  • Depois que seu espaço cerimonial estiver delineado, acenda sua fonte de fogo, seja lareira ou vela. Sente-se em uma posição confortável de frente para a chama e fixe o olhar na chama sem piscar até lacrimejar. Essa técnica de Yoga se chama Trataka e serve para limpar e tonificar os músculos e nervos ópticos, assim como para descansar a vista. Desenvolve força de vontade e intuição e favorece a meditação.


  • Feche os olhos e leve a atenção para a respiração. Fique por 5 minutos apenas respirando lento, profundo e suave. Imagine o calor da chama fluindo através de você. Ao inspirar, inspire a essência da chama. Imagine a respiração fluindo pelo topo da cabeça. O ideal é respirar pelo nariz com a boca fechada durante esta prática, a menos que você esteja congestionado.


  • Faça algumas sequências de Yoga de saudações ao Sol.


  • Pegue seu diário e caneta. Nos próximos 20 minutos, faça as perguntas de contemplação para cada uma de suas intenções. Seja específico e detalhado. Depois de ter decidido uma intenção, escreva-a no passado como uma frase de gratidão e leia-a em voz alta algumas vezes para garantir que ela ressoe com você. Por exemplo, se seu objetivo é correr uma maratona, você pode escrever: "Sou grato por ter seguido e executado um plano para correr uma maratona sem lesões".


  • Para fechar a cerimônia do solstício de inverno, feche os olhos novamente prestando atenção na respiração. Sinta a luz da chama crescendo dentro de você e imagine suas intenções de solstício fazendo o mesmo. Depois de ficar sentado por alguns minutos, diga em voz alta cada uma das suas intenções de solstício. Reconheça que você, seu coração e sua alma são tão únicos quanto os raios de luz. Quando terminar, traga as palmas das mãos unidas no centro do peitoral, deixe os polegares tocando o centro do coração. Declare suas intenções uma última vez. Silenciosamente, agradeça o dia. Agradeça aos ensinamentos das trevas (obstáculos e dificuldades) oferecendo seus medos à Mãe Lua. E agradeça o retorno da luz. 


A partir do dia 21 de junho os dias começam a ficar maiores. (mais luz do sol durante o dia).

736 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page