top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

6 posturas de Yoga para dormir melhor

Faça essa sequência de Yoga como um ritual noturno de autocuidado.


O estresse e a pressão do dia a dia podem nos fazer sentir desconectados da consciência interior. A sequência vai ajudar você a permanecer fundamentada e enraizada no momento presente, além de conectar você à mãe terra.


Fisicamente, essa sequência visa relaxar o pescoço, ombros e pernas pois são essas partes do corpo que mais seguram tensão do dia. Durante a prática, conecte-se à respiração, mantendo o corpo leve e a mente relaxada.


Nota: a prática deve ser feita imediatamente antes de ir para a cama e deve haver um intervalo de 2 horas entre o jantar e a prática.


Hastotanasana

Solte suavemente a cabeça e o pescoço para trás se for confortável para você. Permita que seu coração se abra bem e levante o esterno. Mantenha o glúteo contraído e projete a pelve para a frente. Alongue e eleve os braços para cima e para trás e crie espaço ao longo das laterais do corpo. Respire profundamente para aumentar a absorção do prana criando também mais espaço para os pulmões e mais espaço entre as costelas.








Uttanasana

Em pé, faça a flexão do quadril inclinando o tronco para a frente. Solte o peso da cabeça e relaxe seu pescoço. A prática dessa postura ajuda o corpo e o cérebro a se recuperarem do esgotamento mental e físico. Você também perceberá um alongamento intenso na coluna e nos isquiotibiais.











Prasarita Padottanasana

Abra espaço para a sua coluna, inclinando o tronco para frente e elevando o cóccix em direção ao céu.











Balasana

Deixe todo o seu corpo se render à postura. Observe como é estar completamente apoiado no chão abaixo de você. Deixe de lado quaisquer pensamentos dentro de você e deixe sua respiração trazê-lo para o momento presente. Inspire e expire lentamente. A cada expiração, deixe ir tudo o que não te serve mais. Inspire paz, expire preocupação. Acalme a mente. Inspire calmamente, expire qualquer estresse ou tensão. Comece a chamar a atenção para o espaço entre as sobrancelhas, o espaço do terceiro olho, conectando-se à sua intuição.




Sarvangasana

As inversões diminuem a pressão arterial e acalmam o sistema nervoso e fazem os fluidos se moverem, o que é bom para aliviar o estresse. Com os joelhos dobrados e juntos, os cotovelos dobrados ao lado do corpo. Inspire e leve os dedos dos pés para o céu, apoiando as mãos nas costas, os cotovelos pressionando o chão e o peso do corpo nos ombros. NÃO mova o pescoço nesta postura Fique aqui por pelo menos 10 respirações.

Para sair do suporte de ombro:

Ao expirar, abaixe lentamente vértebra por vértebra usando seu abdômen e núcleo para ajudar a abaixar lentamente




Halasana

Leve os dois pés em direção ao chão atrás da cabeça. Você pode manter as mãos apoiando as costas, ou estender os braços ao longo do tapete entrelaçando os dedos das mãos. Para os alunos avançados, experimente levar suas mãos até os dedos dos pés, o calcanhar apontando para trás.







Chandra Bhedana Pranayama

Inspire pela narina esquerda enchendo o abdômen e o tórax e segure a respiração fechando ambas as narinas por alguns segundos e, em seguida, expire lentamente pela narina direita.

Repita esse processo por cerca de 12 rodadas. Essa técnica de respiração esfria o corpo e relaxa o sistema nervoso acalmando a mente e reduzindo o estresse te preparando para uma noite de sono restauradora.




Para completar seu Ritual Noturno:

Ao terminar sua sequência e asanas (posturas) e pranayamas (respiração) você pode pingar 2 gotas de óleo essencial de lavanda na palma das mãos, fazer uma conchinha com as mãos e inalar o cheiro. O óleo essencial de lavanda acalma os nervos, relaxa os músculos, é antidepressivo, alivia a tensão muscular, facilita o sono, é antisséptico e antibacteriano.



Você pode adquirir o óleo diretamente comigo ou se preferir, compre diretamente do site através do link:

152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page