Quem me acompanha sabe que eu amo rituais. Ritual vem do latim "ritualis" e significa um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente envolvidos com valor simbólico. O que muita gente não sabe é que fazer um ritual é muito mais simples do que se pensa e não precisa ser nada muito elaborado.
Ritual às vezes pode significar uma rotina. Por exemplo: tenho como ritual acordar todos os dias às 5h para meditar.
Para comemorar a primavera, elaborei 6 rituais fáceis para praticar nessa temporada.
Acordar ao amanhecer
A primavera está associada ao amanhecer e a novos começos. Após o Equinócio da Primavera, a luz ultrapassa a escuridão, o sol agora é mais poderoso do que a noite. Ou seja, os dias começam a ficar mais longos (a claridade do dia dura mais tempo). Planeje acordar e assistir ao nascer do sol. Brinde ao sol nascente neste sagrado dia sazonal.
Procure sinais de primavera
Planeje uma caminhada especial para o Equinócio da Primavera para procurar sinais da primavera. Observe todas as coisas bonitas que estão surgindo e florescendo em sua vizinhança: as árvores, arbustos, flores e pássaros. Continue caminhando e observando-os durante a primavera, veja como as coisas se transformam e mudam. Você pode coletar coisas que lembram a estação e depois colocar em seu altar.
Acender velas
Acenda velas com sua família para celebrar o equinócio da primavera. Ao voltar para casa, coloque aquilo que você coletou no altar ou no centro da mesa. Coloque velas ao redor de seus tesouros e acenda uma para cada membro da família.
Abra uma janela
Tenho a tradição de deixar a janela aberta na noite do Equinócio da Primavera. Adoro ouvir o canto dos pássaros quando acordo de manhã. Adoro sentir o cheiro fresco e úmido. Isso me permite saber que a primavera está aqui!
Páscoa fora de época
A primavera é comemorada no hemisfério norte em março e abril, e simbologicamente a páscoa representa também o renascimento de cristo e em todo o mundo se comemora a páscoa com ovos e chocolates. Mas nossa primavera aqui no hemisfério sul é em setembro! Então, por que não realizar uma páscoa fora de época? Substitua a tradicional cesta de Páscoa por um ninho escondido cheio de cristais e flores e outras delícias terrenas.
Planeje uma refeição Ostara
A páscoa é derivado de um antigo ritual pagão que celebrava a Deusa Ostara, deusa da fertilidade, amor e do renascimento da mitologia anglo-saxã, da mitologia nórdica e mitologia germânica. As refeições tradicionais Ostara que celebram este sagrado dia sazonal incluem ovos (simbolo de fertilidade)! Faça uma quiche ou alguma outra refeição centrada em ovos para o jantar.
Fale ou escreva suas metas
No jantar com a família, revem-se para dizer o que gostariam de ver florescer e crescer em sua vida e em sua família. Ou você pode escrever suas metas em seu diário. Faça planos divertidos para os próximos meses de primavera e verão. Envie energia ao mundo para ajudar a manifestar seus desejo
Comments