top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

A melhor maneira de construir equilíbrio

Para alguns alunos, encontrar equilíbrio e estabilidade pode ser fácil. No entanto, para outros, pode ser extremamente desafiador. O objetivo do Yoga é melhorar tanto o equilíbrio físico quanto o equilíbrio e estabilidade mental.


Encontrar o equilíbrio no tapete pode ser um desafio hoje, mas não significa que você não vai melhorar. O segredo principal é se dar tempo, ter paciência e prática consistente, logo você começará a notar melhorias em seu equilíbrio e estabilidade geral.


Quando você começa sua jornada de Yoga, as posturas de equilíbrio são uma parte desafiadora da prática e num primeiro momento pode parecer impossível encontrar facilidade e estabilidade nas posturas de equilíbrio. Mas é preciso prática consistente e paciência para começar a encontrar essa facilidade. Existem muitas razões que contribuem para a falta de equilíbrio. Aqui estão alguns motivos pelos quais pode ser difícil para você se equilibrar na Yoga:


  • Você está usando os músculos errados: você pode ser uma pessoa extremamente ativa, mas ainda assim cai com muita facilidade quando solicitado a se equilibrar em um pé. As posturas de equilíbrio requerem o envolvimento de músculos específicos do corpo. Mesmo se você pratica outros esportes, as vezes essas atividades podem não envolver os músculos necessários para o equilíbrio.

  • Você não está se concentrando: equilíbrio e estabilidade requerem concentração e consciência corporal. Será mais difícil encontrar o equilíbrio se você estiver construindo uma postura sem consciência e concentração. Não se apresse ao assumir uma postura, envolva os músculos de que precisa e permita uma concentração tranquila e estável na mente.

  • Você não está respirando: quando estamos em momentos desafiadores, uma das primeiras respostas em seu corpo pode ser ficar tenso e prender a respiração. Na prática de Yoga, nós nos esforçamos para encontrar um estado calmo e relaxado, não importa em que postura estamos. Então, da próxima vez que você estiver prendendo a respiração na postura da águia, respire fundo, diminua os pensamentos e lembre-se de criar raízes em seus pés invocando o centramento.

Por que devo melhorar meu equilíbrio?

É importante ter um bom equilíbrio e coordenação para sua saúde e bem-estar geral. Um bom equilíbrio é tão importante quanto construir força e flexibilidade em seu corpo e é algo que pode ser praticado e melhorado. Quanto mais você envelhece, maior o risco de quedas ou acidentes. É uma boa ideia treinar a construção de seu equilíbrio e estabilidade para permanecer forte e ágil.


Benefícios das posturas de equilíbrio:

  • Constrói força muscular

  • Reduz o risco de ferimentos

  • Melhora o foco e concentração

  • Aumenta agilidade e flexibilidade

Yoga é uma das melhores maneiras de construir equilíbrio.

A prática regular de Yoga tem vários benefícios que ajudam a melhorar a estabilidade e o equilíbrio do corpo. Como a Yoga atua no fortalecimento dos músculos, aumentando a flexibilidade e melhorando a concentração, você descobrirá que seu equilíbrio começará a melhorar depois de algumas semanas ou alguns meses. Aqui dicas diferentes para começar a cultivar mais equilíbrio e estabilidade em sua prática.


  • Encontre seu Drishti: Drishti, ou olhar focado, é muito útil ao praticar posturas de equilíbrio. Se você descobrir que seus olhos estão constantemente vagando pela sala durante a prática, comece a encontrar um olhar suave e firme que possa sustentar. Quando mantemos nosso olhar em um ponto fixo, pode ser mais fácil encontrar estabilidade em seu corpo.

  • Mantenha o corpo ativo: seu corpo fica cansado enquanto mantém uma postura de equilíbrio? Você acha que seus joelhos ou dedos dos pés começam a doer enquanto se equilibra em um pé? Você pode estar estendendo demais as articulações ou contando com sua flexibilidade para permanecer em uma postura, em vez de sua força. Concentre-se em envolver os músculos que você precisa e comece a aumentar lentamente sua força nesses músculos.

  • Seja paciente consigo mesmo: Lembre-se de que a jornada de sua prática de Yoga é mais importante do que o destino. Abrace sua jornada de construção de força, estabilidade, flexibilidade e equilíbrio em seu corpo. Seja gentil consigo mesmo, praticando a paciência e a gentileza, e comemore as pequenas vitórias ao longo do caminho.

  • Mantenha sua base firme: Esteja você se equilibrando em um pé ou em ambas as mãos, sinta-se enraizado no chão para construir uma base estável. Certifique-se de envolver os músculos necessários e sentir uma sensação de ancoragem e enraizamento em suas mãos ou pés.

  • Relaxe sua mente: você acha que sua mente está divagando e isso está fazendo você se desequilibrar? Firme sua mente e seu corpo será igualmente firme. Permita-se sintonizar sua respiração e seu corpo enquanto pratica, em vez de pensar sobre como esse momento é difícil. Quando você se entrega ao momento e à respiração, permite que sua mente relaxe, pode ser mais fácil encontrar estabilidade em seu corpo físico.


Alguns alunos começam a Yoga com a intenção específica de encontrar mais equilíbrio e estabilidade entre corpo e mente e como professora, ouço perguntas sobre como melhorar esse equilíbrio. Existem diferentes posturas com as quais você pode começar e aos poucos ir dominando as posturas e conquistando a estabilidade.


Rotina de Yoga para melhorar o equilibro:


1- Preparo:


Chaturanga

Para melhorar o equilíbrio é importante manter o corpo ativo e ter um abdômen forte. A postura da prancha é ótima para o fortalecimento tanto dos braços, quanto do abdômen. Treinando essa postura, você ficará apto a praticar a postura do corvo, parada de mãos entre outras.


Vashihstasana

Postura da prancha lateral também é uma postura que ativa todo o corpo e fortalece braços, punhos, ombros e abdômen.


2- Equilíbrio com as mãos


Kakasana



3- Equilíbrio com uma perna


Vrikshasana e Natarajasana


4- Equilíbrio com a cabeça


Sirsasana



133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page