top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Como melhorar o equilíbrio no Yoga

Atualizado: 16 de fev. de 2021

O Yoga oferece muitas lições sobre equilíbrio. No tapetinho, a lição mais óbvia é o desafio de encontrar o equilíbrio físico em asanas desconhecidos. Fora do tapetinho, Yoga ensina o equilíbrio na vida: na alimentação, nos relacionamentos, no comportamento, nas emoções, etc.


Na minha prática pessoal, os asanas de equilíbrio são os que mais denunciam o meu estado mental. Se estou me sentindo cansada, estressada ou ansiosa, o meu equilíbrio nas posturas não funcionam. Mas se estou relaxada e presente no momento, posso passar vários minutos na postura da árvore.


É importante perceber seu corpo, perceber suas emoções e conhecer sua mente para identificar quais pontos interferem no seu equilíbrio.


Não só as questões mentais afetam seu equilíbrio. O clima e a alimentação são outros exemplos que também interferem no equilíbrio físico e mental. Portanto, quando você se sentir desequilibrado, em vez de se cobrar e ficar se comparando aos outros ou até com você mesmo, reflita sobre o momento e tente identificar o que está te afetando.


As seis dicas a seguir vão te ajudar a encontrar e manter o equilíbrio na prática de Yoga e na vida.


Encontre seu Drishti

Você pode já ter sido instruído a “encontrar seu drishti ” em posturas de equilíbrio. Drishti é uma técnica de contemplação onde o Yogi concentra sua atenção e visão em um ponto. Ajuda na concentração, por isso às vezes é praticado como uma técnica de meditação. Usar drishti nos asanas ajudará a manter o equilíbrio.

Antes de entrar em um asana de equilíbrio, concentre o olhar em um ponto fixo. Use este foco para encontrar seu senso de equilíbrio interno. Em asanas em pé, como postura da árvore, escolha um ponto diretamente à frente do tapete. Em asanas de equilíbrio horizontal, como a meia-lua ou o guerreiro três , concentre o olhar no chão. Em posturas invertidas, como a postura de cabeça para baixo, escolha um ponto no chão a um ou dois pés de distância.


Teste o poder do drishti fazendo postura da árvore. Observe a diferença no equilíbrio ao manter os olhos focados em um ponto à frente em vez de deixar os olhos dispersos pela sala. Drishti funciona!


Use acessórios de Yoga

Os adereços de Yoga podem facilitar o equilíbrio à medida que você aumenta sua confiança. Os blocos de Yoga são particularmente úteis porque te deixa mais alinhado quando os músculos tensos impedem os alongamentos profundos necessários para o equilíbrio. A ideia é usar acessórios como ferramentas para abrir o corpo e melhorar o alinhamento.

Um bloco colocado sob a mão na postura de meia-lua ou postura de ângulo lateral estendido, por exemplo, pode melhorar o equilíbrio. Comece com o bloco em sua configuração mais alta, com a pequena extremidade do bloco no chão. Trabalhe com essa modificação por uma ou duas semanas. Em seguida, monte o bloco de modo que fique ligeiramente mais baixo, com o lado mais longo e mais fino do bloco no chão; novamente, trabalhando com essa modificação por algumas semanas. Finalmente, coloque o lado mais largo e longo do bloco no chão. Eventualmente, você poderá remover o bloco completamente.

Respire

A respiração é uma ferramenta poderosa para o equilíbrio, pois estabiliza a mente e aguça o foco. É tentador prender a respiração ao desafiar asanas de equilíbrio, como a postura do dançarino ou a postura de cabeceira, mas é quando a respiração é mais necessária. Mantenha a respiração suave, lenta e profunda com cada asana que fizer.

A respiração pode ser usada estrategicamente para entrar, manter e sair dos asanas. Em geral, inspire ao levantar o corpo e expire ao abaixar o corpo. Este tipo de sincronização da respiração leva ao foco, estabilidade e suavidade de movimento.

Mova-se lentamente

Sempre entre e saia dos asanas lentamento, principalmente dos asanas de equilíbrio. Resista ao impulso de construir e desconstruir rapidamente as posturas. Os iniciantes costumam cometer esse erro, mas esse tipo de movimento descontrolado torna impossível encontrar o equilíbrio na postura final. Em vez disso, mova-se lentamente e com atenção . Entre no asana com uma sensação de facilidade e é mais provável que você mantenha essa facilidade em cada postura que fizer.

Aceite as flutuações

Se você praticar Yoga com bastante frequência, perceberá que a flexibilidade varia no dia-a-dia. O mesmo acontece com o equilíbrio. Pode ter sido moleza manter a postura da árvore por um minuto ontem, mas hoje a postura está vacilante depois de apenas alguns segundos. Isso é totalmente natural. O equilíbrio tende a flutuar. Se um dia o equilíbrio estiver difícil, tente não ficar frustrado e não se compare aos outros e nem a você mesmo. Em vez disso, mantenha um senso de curiosidade e alegria. Resista à tentação de olhar ao redor da sala para ver o que os outros estão fazendo. Mantenha seu drishti. Não permita que o julgamento surja contra você ou outros!

Persista

Se você perder o equilíbrio em um asana, a melhor coisa a fazer é voltar à postura. Yoga é uma prática contínua e a melhoria ocorre por meio da repetição. Saia da postura, respire fundo no asana inicial e tente novamente.

Mantenha o olhar e a respiração firmes, aproveite os apoios, mova-se com atenção e lembre-se de que sua prática mudará de um dia para o outro. Depois de ganhar equilíbrio físico no tapete, seu senso de equilíbrio vai permear todo o seu ser - estendendo-se até a sua mente e emoções te equilibrando fora do tapete.


239 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page