top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Drishti - a poderosa técnica Yógica de concentração

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Drishti é fixar o olhar num único ponto, cultivando a concentração. Aplicar drishti na prática de Yoga nos torna Yogis mais focados, para que possamos ver as coisas como elas realmente são, sem adicionar nossas fantasias à realidade.


Existem nove drishti no Yoga:


  1. Nasagra drishti: a ponta do nariz

  2. Bhrumadhya drishti: o espaço entre as sobrancelhas

  3. Nabhi chakra drishti: o umbigo

  4. Angusthamadhya drishti: o polegar

  5. Hastagram drishti: as mãos ou ponta dos dedos

  6. Parsva drishti: o lado direito

  7. Parsva drishti: o lado esquerdo

  8. Padayoragram drishti: os pés ou dedos dos pés

  9. Urdhva drishti: para cima


A importância de cultivar um forte drishti é que nossa energia flui onde nossa atenção está. A atenção é uma das características mais importantes e essenciais que possuímos como seres humanos, pois podemos criar grandes coisas através de uma atenção positiva.


O Drishti nos ajuda não só na prática de Yoga, mas também ajuda a ter foco na vida.

Cultivar nosso olhar Yogi nos ajuda a criar uma forte atenção e intenção, o que é extremamente necessário em um mundo moderno tão cheio de distrações, aparelhos excessivamente estimulantes, notícias e bens materiais que devemos ter para viver uma vida feliz e vida plena.


Como Yogis, devemos cultivar nosso drishti para permanecer no caminho, eliminar a desordem de nossa mente causada pelas distrações e aguçar nossa consciência. Se treinamos o drishti na aula de Yoga, fica fácil nos manter centrados na vida lá fora, pois a prática nos condiciona a manter o foco na tarefa que estamos realizando.

Direcionar nosso olhar para um ponto de imobilidade nos ajuda a ficar centrados e isso nos ajuda a manter o foco.

Nas posturas de equilíbrio, sempre peço que os alunos mantenham o olhar fixo num ponto à frente. Quando o olhar (ou a mente) fica perdido para lá e para cá, perdemos o equilíbrio. Nós literalmente caímos da postura da árvore ou esquecemos o que estávamos fazendo quando ficamos presos ao que está acontecendo no mundo externo, ou em nossos próprios turbilhões de pensamentos.


Um Drishti para cada postura:

Quando estamos em uma postura poderosa de guerreiro, parte do que torna este asana tão intenso é nosso drishti - nosso olhar Yogi. Esse foco concentrado cria uma forte sensação de estar totalmente no momento presente, com a força e a atitude de um guerreiro.



A maioria dos asanas do Yoga tem um drishti correspondente para onde devemos dirigir o olhar, que aumenta a concentração do Yogi na postura. Esse foco serve para aprofundar a consciência do momento presente, permitindo ao Yogi canalizar apropriadamente seu prana. Por exemplo:


  • No cachorro olhando para cima, colocamos o drishti na ponta do nariz.

  • Nas flexões para frente, o drishti fica na ponta dos dedos dos pés.

  • Na postura do triângulo, olhamos para nossa mão estendida.

  • No guerreiro II, olhamos para a mão da frente.


Drishti e o prana:

Dirigir nosso olhar nos fixa no momento presente. Ficamos menos distraídos e nossa prática de Yoga se torna mais eficaz porque estamos movendo nosso prana para os lugares que ele precisa ir, sem deixá-lo escapar.

Melhorando o foco, melhoramos nossa vida.

Os antigos Yogis acreditavam que, se não trabalhássemos nossa concentração com drishti, nossa energia vital (prana) iria escapar lentamente de nós e não teríamos a vitalidade necessária para prosperar enquanto percorremos nosso caminho Yogi.


Da próxima vez que você se encontrar em seu tapete, tente estabelecer a intenção de realmente usar seu olhar Yogi durante a prática. Você ficará surpreso com o quão melhor você se sentirá depois de fazer uma prática completa usando seu drishti o tempo todo.


Yoga fora do do tapetinho:


Você pode querer brincar para ver como é permitir que o drishti vagueie. Você pode descobrir que, ao deixar seu drishti vagar, sem um ponto focal fixo, você é levado por tudo o que está à sua frente, reagindo à vida em vez de ser seu próprio guia intuitivo.


Esta é uma maneira divertida de ilustrar a grande diferença que manter o olhar fixo pode fazer, não apenas na prática de Yoga, mas também na vida fora do tapete.


Como vamos progredir se passarmos os momentos preciosos de nossas vidas nas mídias sociais? Como vamos levar uma vida de clareza se estamos para sempre presos em feeds de notícias e anúncios na Internet e na televisão?


Vivemos em um mundo muito visual que é altamente manipulador. Devemos cultivar um drishti forte para permanecermos em contato com nossa verdadeira essência sem nos esquecer de quem realmente somos.


Mantendo seu drishti forte, você pode superar qualquer obstáculo. Você estará mais focado e atento em seus relacionamentos, podendo conversar sem se distrair facilmente. Sua consciência do momento presente aumentará quanto mais você usar seu drishti.


Sabemos que o presente é tudo o que realmente existe e cultivar esse profundo senso de plena consciência enriquecerá sua vida para melhor.


Namastê!


1.175 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page