top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

4 técnicas para gerenciar a ansiedade

O estresse e a ansiedade podem ser uma resposta normal e saudável às circunstâncias da vida. Mas, para alguns, o ritmo acelerado e a incerteza da sociedade moderna causam níveis debilitantes de estresse e ansiedade. O estresse crônico e não gerenciado prejudica nossa qualidade de vida e é responsável por um aumento de problemas e transtornos de saúde em todo o mundo. Trata-se de uma crise psicossocial que foi acelerada pela pandemia COVID-19. As emoções negativas resultantes não são apenas traumáticas, mas também tornam nosso sistema imunológico mais vulnerável. Gerenciar essas emoções desgastantes é difícil, mas factível.



Exercícios, técnicas de respiração, relaxamento e meditação têm sido comprovador cientificamente para atenuar a ansiedade. Não é surpresa que o Yoga tradicional — uma prática que combina todas as quatro técnicas — seja o que mais pessoas estão confiando para gerenciar sua ansiedade.


O Yoga é uma ferramenta muito poderosa para regular as emoções e reduzir a ansiedade e o estresse.

Asanas (Posturas)

Asana é um termo que se refere à prática física das posturas usadas na Yoga. Com os asanas melhoramos o equilíbrio, a flexibilidade e o tônus muscular. Isso explica porque a Yoga pode ser tão eficaz para pessoas com mobilidade limitada. Usamos o peso do corpo na execução dos asanas, por isso melhoramos também a força muscular. Ao contrário de outros exercícios, a Yoga usa movimentos lentos e posturas alinhadas com a respiração consciente, para alcançar os resultados desejados. A prática de Yoga permite que você se concentre na respiração e nos movimentos do corpo. É por esse benefício que a Yoga é também uma forma de meditação.


Pranayama (Técnicas de respiração)

A prática do pranayama envolve exercícios e padrões respiratórios . Você inspira, expira e prende a respiração propositalmente em uma sequência específica. O objetivo do pranayama é conectar seu corpo e mente. Ele também fornece oxigênio ao corpo enquanto remove toxinas. O objetivo é fornecer benefícios fisiológicos de cura. Os benefícios são: diminui o estresse e ansiedade, melhora a qualidade do sono, aumenta o foco e concentração, reduz a hipertensão, melhora a capacidade pulmonar.


Nidra (relaxamento)

Yoga nidra, ou sono yogi, como é comumente conhecido, é uma técnica de relaxamento imensamente poderosa e uma das práticas de Yoga mais fáceis de desenvolver e manter. Yoga nidra promove descanso profundo e relaxamento através de um escaneamento corporal e percepção da respiração. A técnica acalma o sistema nervoso, diminui o estresse e melhora a saúde. Yoga nidra oferece um espaço para explorar o que você precisa no momento, bem como uma oportunidade para trabalhar na liberação de emoções antigas.


Dhyana (Meditação)

Uma vez que seu corpo tenha se tornado receptivo com asanas, a mente refinada com pranayama e todo o seu ser está relaxado você está preparado para dhyana ou o estado de estar ciente da existência. Conforme você concentra sua mente em retornar ao momento presente, repetidamente, ela eventualmente permanece no presente sem qualquer pausa, que é quando você experimenta dhyana ou consciência pura e completa no presente. Não há nada como permanecer no momento presente e estar completamente ciente disso. Muitos dos nossos problemas (ansiedade, estresse, angustia) surgem porque ficamos incomodados e atolados pelo nosso passado ou porque pensamos demais sobre o que pode acontecer no futuro. Dhyana é um caminho que o ajudará a evitar o passado e a aproveitar o presente. Vá em frente e aceite esse processo porque ele ajudará a melhorar sua vida.


Os tratamentos médicos convencionais para ansiedade incluem medicamentos, que não necessariamente aborda a causa raíz da ansiedade. O Yoga pode abordar os sintomas e as causas da ansiedade, ao mesmo tempo em que fortalece as ferramentas necessárias para a regulação emocional.


Através da prática, o Yoga quebra os padrões responsáveis por esse comportamento automático. O componente da prática de meditação do Yoga trabalha na melhoria da autor regulação de atenção em seu cérebro. À medida que você ganha mais habilidade para processar seus pensamento e controlar as emoções, você simultaneamente se torna mais sensível e menos reativo aos seus próprios pensamentos e situações de vida. Os componentes físicos da prática de Yoga trabalham efetivamente nos sintomas de ansiedade no corpo, ao mesmo tempo em que impactam o funcionamento mental através da conexão mente-corpo. No geral, essas habilidades tornam possível ter um grau de controle sobre nosso estado emocional e como respondemos a eventos estressantes. É o que torna a prática mental-corpo do Yoga tão poderosa.

78 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page