top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Castas e divisões na Índia

Atualizado: 16 de fev. de 2021

A origem das castas e divisões na Índia é incerta. Acontece não só na Índia mas também em outros países com população da religião Hindu como o Nepal.


Uma rua qualquer na índia e os indianos
Uma rua qualquer na Índia e os indianos

Castas são grupos sociais e a condição da casta passa de pai para filho. Se você nasce em uma casta, jamais será de casta diferente e cada integrante só poderia se casar com alguém da mesma casta.


Desde 1950 a divisão e discriminação devido à casta ilegal. Os casamentos entre integrantes de castas diferentes ainda são extremamente incomuns.


Existem muitas divisões de castas na Índia, e isso gera uma enorme confusão para nós. No geral, essas castas podem ser divididas em 4 grupos principais mais os Dalits, que não tem casta.


Brâmanes

É a classe mais nobre, elevada, composta pelos sábios, sacerdotes, letrados. Na mitologia hindu, dizem ter nascidos da cabeça de Brahma, o Deus criador.


Xátrias

Nascidos do braço do Deus Brahma. São guerreiros, militares, soldados e administradores.


Vaixás

Nascidos da perna de Brahma, são os comerciantes, artesões, camponeses.


Sudras

Servos e operários, nascidos do pé de Brahma.


Párias ou Dalits

Se os Sudras nasceram dos pés de Brahma, os dalits são a poeira do pé. Não tem casta e são os marginalizados da sociedade, os intocáveis.


A crença é a de que quem nasce em uma casta inferior, está pagando pelos pecados da vida passada.


Há em cada um de nós habilidades derivadas de todas as castas.


Observação:

Este texto faz parte da série "Estudos e Curiosidades" que são anotações que fiz durante meu curso e agora estou repassando para o Blog. Neste artigo podem conter citações de terceiros, que na época não anotei a referência.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page