top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Como cultivar novos hábitos

Boa parte do seu dia é baseado em hábitos bons e ruins que você cultivou ao longo da vida. Muitas vezes temos dificuldade em mudar velhos hábitos ou incluir novos em nossa rotina. Mas com essas dicas, você vai cultivar rapidamente qualquer hábito que quiser.



Empilhar hábitos

Uma técnica que aprendi recentemente é empilhar hábitos! Você pega um hábito que vc já tem e coloca um outro hábito que vc quer começar em seguida. Por exemplo: depois de escovar os dentes eu vou meditar.


Local e tempo

Um outro truque que você pode usar para incluir um novo hábito é ser bem específica. Em vez de falar “este ano quero ler mais” é melhor você se propor: todos os dias, após tomar minha xícara de café, vou ler por 15 minutos sentada no meu sofá.


Busque a satisfação

Tomar uma xícara de café é uma das coisas mais gostosas do meu dia, então empilhando hábitos que gosto com hábitos que quero incluir, há mais chances de sucesso além da sensação de recompensa e satisfação. Com isso eu quero que a satisfação e bem-estar que tenho ao tomar uma xícara de café esteja associada ao novo hábito. Por exemplo: tomar um xícara de café enquanto leio algumas páginas de um livro.


Me diga com quem e por onde andas...

O ambiente e as pessoas que nós convivemos tem uma forte influência em quem nós somos ou nos tornamos. Então, se vc quer iniciar um novo hábito, comece a procurar pessoas e fazer parte de grupos e clubes com os mesmos objetivos que os seus. Se vc quer meditar mais, comece a fazer parte de um clube de meditação. Se vc quer ler mais, faça parte de um clube do livro, e assim por diante!


Perspectiva positiva

Tente tornar seus hábitos mais atraentes. Se pergunte o que está por trás desse novo hábito e tente deixá-lo mais atraente. Por exemplo:

  • Malhar, é sinônimo de saúde e bem-estar, não de fadiga.

  • Limpar a casa é sinônimo de um lugar propício para a paz de espirito, não de tempo perdido.

  • Economizar dinheiro é sinônimo de liberdade financeira, não de sacrifício.

Facilite

Torne o seu hábito fácil. Para que algo novo se torne um hábito, precisamos de repetir. Mas nosso cérebro é preguiçoso e foi projetado para economizar energia. Então quanto mais fácil for um hábito, mas chances tem de ele acontecer. Por exemplo: quase não se gasta energia para ler apenas 1 pagina por dia. É mais fácil fazer disso um hábito do que colocar como meta ler um livro por semana.


Eu sempre fico apreensiva quando um aluno chega querendo fazer YOGA todos os dias. Porque sei que isso será difícil pra ele, e logo o aluno vai desistir. Mas percebo por outro lado os alunos que começam a praticar 1x por semana...depois de alguns meses, esse aluno quer praticar 2x por semana...e quando percebemos, aluno já incorporou o Yoga na vida dele de forma permanente.


No clube de meditação, eu falo para os alunos: é melhor meditar 1 minuto por dia do que não meditar. A frequência, é muito mais importante que o tempo!


Elimine os obstáculos

A próxima dica é diminuir os obstáculos. Por exemplo, na noite anterior, você pode deixar seu tapetinho pronto e a roupa de yoga em cima do tapete, vc só precisa se vestir e começar.

Se a meta é comer saudável, na noite anterior, já deixe as panelas e ingredientes prontos para que fique fácil preparar sua refeição.


Essa regra vale para os maus hábitos também. No caso do bom hábito a gente facilita, no caso do mau hábito a gente dificulta. Quando quero parar de comer chocolate, eu paro de comprar. Não adianta eu comprar uma barra e pensar que vou comer só um quadradinho. Não resolve pra mim, eu vou comer um quadradinho e vou querer mais um e depois vou me arrepender por ter comido a barra inteira. Então eu não compro, ou peço pro meu marido esconder a barra. Se quero parar de assistir muita TV, desligo a TV da tomada e coloco o controle num local de difícil acesso.


*Essas dicas foram inspiradas no livro Hábitos Atômicos



66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page