Yoga é uma prática milenar que pode ir muito além de uma atividade físico. Uma maneira de aprofundar sua prática de Yoga é sincronizar com as fases da lua. A tradição do yoga está cheia de práticas, ensinamentos e conhecimentos relacionados à lua. Muitas posturas de Yoga se alinham com as fases lunares.
De acordo com a tradição Ashtanga, a prática física muda idealmente ao longo do ciclo lunar para sincronizar efetivamente o corpo e a mente com os ritmos naturais.
Como o yoga está ligado à lua?
Hatha yoga é um dos tipos mais comuns de prática de yoga. A palavra “hatha” pode ser traduzida do sânscrito para “sol” (ha) e “lua” (tha). Esta interpretação da prática do Hatha Yoga aponta para a ideia de que o Yoga pode equilibrar as energias polares dentro de nós. A energia solar ardente e ativa é chamada de “masculina”, enquanto a energia pacífica e reflexiva da lua é vista como “feminina”.
É importante notar que os termos “masculino” e “feminino” neste caso não se referem ao sexo biológico ou gênero, mas às energias complementares que existem em cada pessoa, independente de sexo e gênero. Isso reflete o conceito de yin e yang na medicina tradicional chinesa.
Vinculando sua prática ao ciclo lunar
Honrar as fases da lua é uma parte antiga do yoga que muitos praticantes continuam hoje. Existe um ciclo natural de vida. Ao sintonizar com os ritmos dos ciclos naturais, como o ciclo lunar, estamos tentando acessar a inteligência interna, da qual o ciclo se origina. Yoga é sobre auto-realização e, quando nos conectamos aos ciclos lunares, sintonizamos nossa verdadeira natureza. O ciclo lunar pode ter influências reais em nossos níveis de energia, embora as evidências científicas sejam confusas. Assim como a atração gravitacional da lua afeta as marés, também afeta o corpo humano, que é 60% água.
Tornar-se mais sintonizado com as diferentes fases da lua pode realmente te ajudar a entender suas emoções e expandir sua prática. Em outras palavras, mudar nossa prática de Yoga para sincronizar com nossa energia à medida que ela muda ao longo do ciclo lunar pode nos ajudar a nos entender melhor em relação ao mundo natural.
O que a ciência diz?
Cientificamente, o ciclo lunar refere-se às oito fases da lua vistas da Terra. A forma visível da lua muda à medida que orbita em torno da Terra aproximadamente a cada 27 dias e é atingida por mais ou menos raios do Sol. De acordo com alguns estudos, pode haver uma correlação entre a lua e a fisiologia do corpo humano.
Um estudo de 2013 em seres humanos do sexo masculino descobriram que sua frequência cardíaca e pressão arterial eram mais baixas durante a lua cheia e a lua nova.
Um outro estudo de 2021 encontrou uma ligação entre a fase lunar e o sono. Embora a ciência não tenha entrado em um consenso, vincular sua prática com a lua ainda pode ser uma maneira significativa de honrar a lua e seu mistério.
Dicas para praticar em sincronia com a lua
1 -Lua Nova
A lua nova é um momento de mudança e renovação. Isso faz com que seja um bom momento para limpar o espaço para plantar sementes para o próximo ciclo criativo. Na prática do Ashtanga, os Yogis se abstêm de praticar no dia da lua nova. Em outras tradições, uma prática yin restauradora ou suave é preferida.
Como praticar durante a lua nova:
Concentre-se em estabelecer intenções para o próximo ciclo lunar.
Mantenha sua prática lenta e meditativa.
Concentre-se em mudar sua perspectiva e visualizar novos começos.
Considere incorporar prática para o Ajna chakra.
As posturas ideais para a lua nova são: Sirsasana, Tadasana, Viparita Karani, ou posturas de pernas na parede, Vrkshasana, Virabhadrasana III, Natarajasana e Garudasana.
Os temas de prática incluem: novos começos, definindo intenções, movimento suave
2- Lua crescente
Foque a atenção na construção de novos hábitos e abra seu corpo para novas possibilidades durante a lua crescente. A abertura suave do quadril para liberar emoções no corpo pode ser útil neste momento.
Como praticar durante a lua crescente:
Introduza a construção de força em sua prática.
Tente um fluxo um pouco mais energético para estimular o crescimento físico e mental.
Fique de pé com uma série mais longa de posturas em pé .
Pratique a respiração pranayama para aumentar o calor.
As posturas ideais para a lua crescente são: Dandayamana Janushirasana, Utkatasana, Virabhadrasana I, II e III.
Os temas de prática incluem: fogo e calor, construindo força, abertura
3- Lua quarto crescente
A lua do primeiro quarto é uma meia lua. Ocorre uma semana após a lua nova e uma semana antes da lua cheia. é quando os níveis de energia do corpo realmente começam a entrar em ação. Durante esta fase você é um construtor intencional de novas estruturas para si mesmo e para a sociedade e, caracteristicamente, exerce o máximo esforço para alcançar seus objetivos de trazer novas formas à realidade.
Como praticar durante a lua quarto crescente:
Comprometa-se com fluxos ousados que geram calor no corpo.
Comece a transformar seus objetivos definidos em realidade durante a lua nova.
Introduza extensões da coluna e posturas que abrem o coração em sua prática para incentivar esse novo crescimento.
As posturas ideais para a lua quarto crescente são: Naukasana, Ardha Chandrasana, Bhujangasana.
Os temas de prática incluem: força, crescimento e esforço, limpar obstáculos, individualidade.
4- Lua crescente gibosa
Esta é a fase lunar logo antes da lua cheia. Este é o momento perfeito para expandir o corpo e a mente ao seu potencial máximo.
Como praticar durante a lua crescente gibosa:
É recomendado praticar enquanto a energia da lua está no seu máximo.
Incorpore movimentos dinâmicos e parecidos com dança em sua prática.
As posturas ideais para a lua crescente gibosa são: Saudações ao Sol, Saudações à Lua, Ustrasana, Natarajasana, Viparita Virabhadrasana.
Os temas de prática incluem: ação física, energia, abertura
5- Lua cheia
A lua cheia representa o pico de energia supercarregada. É também um momento de equilíbrio porque as energias yang solar e yin lunar estão em harmonia. Isso o torna ideal para reflexão. Este é um momento propício para refletir sobre o ciclo lunar até agora e reorientar seus objetivos.
Na prática do Ashtanga, os yogis se abstêm de praticar no dia da lua cheia.
Como praticar durante a lua cheia:
Concentre-se na meditação e manifestação enquanto a energia está alta.
Pratique Yoga restauradora ou yin durante esse período.
As poses ideais para a lua cheia são: Baddha Konasana, Balasana, Savasana, prática de yoga nidra.
Os temas de prática incluem: desapego, liberar e deixar ir, energia de cura feminina, consciência e iluminação.
6- Lua minguante gibosa
Há uma sensação de inquietação, às vezes desconfortável durante a lua minguante. Este é o momento perfeito para desacelerar e se tornar introspectivo.
Como praticar durante a lua minguante gibosa:
Experimente uma aula mais suave que traga alguma energia de volta à sua prática enquanto também prepara o corpo para começar a desacelerar e abraçar a energia lunar.
Pratique a transições consciente.
Cultive a interiorização, olhar para dentro de si.
As posturas ideais para a lua minguante gibosa são: Camatkarasana, Dhanurasana, Eka Pada Rajakapotasana,
Os temas de prática incluem: auto-reflexão, desacelerar, olhar para dentro
7- Lua quarto minguante
A lua minguante vem aproximadamente 1 semana após a lua cheia e 1 semana antes da lua nova. A próxima semana será sobre a entrega do ciclo lunar para limpar a mente para novas intenções com a próxima lua cheia. No entanto, o último ciclo pode ser um ótimo momento para se despedir de suas intenções com algumas práticas conscientes que abraçam suas intenções uma última vez.
Como praticar durante a lua quarto minguante:
Tente praticar fluxos lentos, expansivos e conscientes que usam a energia que você cultivou ao longo do ciclo lunar até agora.
Comece a incorporar cada vez mais elementos yin em sua prática.
As posturas ideais para a lua quarto minguante são: Chakravakasana, Upavistha Konasana, Parivrtta Ardha Chandrasana.
Os temas de prática incluem: render-se, reconhecimento, despedir-se
8- Lua minguante
Este é o estágio final do ciclo lunar antes de retornarmos à lua nova. Como Craig diz, deve ser um momento de contemplação. A realidade interior é apresentada através de sonhos e visões de vigília. É um terreno fértil para que as intenções da lua nova sejam conjuradas. Também é um ótimo momento para digerir e entender a sabedoria adquirida no último ciclo. Esta fase também é conhecida como “escuro” ou “balsâmico”.
Como praticar durante a lua minguante:
Desacelere sua prática com um fluxo de baixa energia ou uma prática restauradora.
Use adereços para apoiar seu corpo para que ele possa se soltar totalmente em poses yin.
Experimente práticas que tenham foco na digestão.
As poses ideais para a lua minguante são: Supta Matsyendrasana, Savasana, Supta Kapotasana.
Os temas de prática incluem: digestão, descansar e cuidar, reflexão e manifestação para o futuro.
Yoga é alinhar o corpo e a mente com os ritmos naturais do universo. Se você espera trazer um pouco mais de profundidade à sua prática de ioga, sincronizar sua energia com o ciclo lunar pode ser um ótimo lugar para começar.
Comments