Dosha Vata
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Dosha Vata

O dosha Vata é uma das três energias básicas no Ayurveda, juntamente com Pitta e Kapha. Vata é a energia do movimento, que governa a respiração, a circulação sanguínea, o sistema nervoso, o processo de eliminação de resíduos do corpo, a criatividade e a imaginação.


No Ayurveda, a abordagem da saúde é holística e considera os aspectos mentais, emocionais e psicológicos, bem como os físicos. No outono, há uma transição de energia do dosha Pitta para o dosha Vata, o que pode afetar o nosso bem-estar mental e emocional.


Vata é composto pelos elementos ar e éter, e é caracterizado por qualidades como frio, seco, leve, móvel, sutil, áspero e irregular. Quando essa energia está em desequilíbrio, podemos sentir ansiedade, nervosismo, insegurança, medo e insônia. Isso pode ocorrer porque o clima frio e seco do outono aumenta essas qualidades, afetando o nosso sistema nervoso.


  • Equilíbrio: Quando Vata está em equilíbrio, a pessoa tem uma natureza criativa, comunicativa e enérgica, com um bom senso de humor e disposição para novas experiências.

  • Desequilíbrio: No entanto, quando Vata está em desequilíbrio, a pessoa pode se sentir ansiosa, insegura, estressada e ter dificuldade para se concentrar. Também pode haver sintomas físicos, como constipação, gases, dores no corpo, pele seca e insônia.

Para equilibrar o dosha Vata

  • É importante seguir uma rotina diária consistente, incluindo horários regulares para dormir, comer e meditar.

  • É recomendado também manter-se aquecido

  • evitar excessos de atividades e se concentrar em atividades que promovam a calma e a estabilidade emocional, como a prática de yoga, meditação, caminhadas na natureza, leitura de livros inspiradores e a interação com amigos e familiares.

  • É recomendado consumir alimentos quentes, nutritivos e úmidos, como sopas, chás de ervas, frutas cozidas e vegetais assados.

  • Evitar alimentos frios, secos e ásperos, como alimentos processados, alimentos congelados e lanches secos, pode ajudar a equilibrar a energia Vata.

  • O uso de óleos essenciais com propriedades relaxantes e calmantes, como o óleo de lavanda e o óleo de sândalo, também pode ajudar a equilibrar a energia Vata.

É importante lembrar que cada pessoa é única e pode ter necessidades diferentes durante o outono. Consultar um profissional de Ayurveda pode ajudar a identificar o seu dosha e quais as melhores práticas de saúde para você neste período.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page