top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Hanumanasana

Hanumanasana representa o salto de Hanuman da ponta sul da Índia para o Sri Lanka para resgatar a esposa de seu bom amigo Rama, Sita, que havia sido sequestrado pelo malvado demônio Ravana, no conto épico de Ramayana.



A história de Hanuman começa muito antes desse famoso conto. Ele nasceu Anjaneya, filho de Anjana, uma mulher mortal, e Vayu, o deus do vento, então ele era meio humano, meio deus. Isso lhe dá um parentesco especial tanto com o mundo espiritual quanto com o mundo material.

Em toda a cultura do sul da Ásia, ele personifica as qualidades de força física, bravura e devoção espiritual.

Como filho do vento, Hanuman era conhecido por seus saltos poderosos. Duas de suas façanhas de salto mais famosas estão associadas à batalha de Lanka.


Em seu salto mais conhecido, Hanuman era servo do Rei Rama. Certa vez o demônio Ravana ouviu falar da beleza de Sita, esposa do rei, e então a sequestrou. Rama pede que seu amigo de confiança, Hanuman, resgate Sita.


Hanuman representa um aspecto de nós mesmos: Hanuman é um símbolo da mente que se tornou disciplinada e cheia de devoção e fé. Ele é o estado evoluído da nossa mente de macaco que pula constantemente de pensamento em pensamento. Ele nos representa, naqueles momentos em que podemos ter esquecido nossa verdadeira natureza também. Muitos de nós encolhemos diante de tarefas impossíveis, ou mesmo tarefas um pouco difíceis, porque somos como Hanuman. Esquecemos facilmente que há uma parte de nós que também é divina e pode realizar o impossível.


Foi então que Hanuman deu o grande salto para o Sri Lanka. Ele não tinha certeza de como faria a grande jornada, mas sua fé o moveu, apesar de não saber do que ele era realmente capaz.


A mesma fé e dedicação podem ser aplicadas na própria postura Hanumanasana. Fé, dedicação e paciência são essenciais para encontrar estabilidade e facilidade na postura que pode levar muito tempo até que seja conquistada.


Seu outro salto bem conhecido foi quando o irmão de Rama, Lakshman, foi mortalmente ferido em batalha. A erva para curá-lo crescia longe no Himalaia.


“Vá, Hanuman!” disse Rama, “precisamos de mais um desses seus saltos. A erva...”


Mas Hanuman se foi antes que Rama pudesse terminar sua frase... o super-herói estava na montanha, cercado por ervas e plantas, mas não sabia qual erva levar. Ele então pegou toda a montanha pelas raízes, e segurando-a cuidadosamente sobre a cabeça para não derramar nada, ele deu um salto voador de volta ao campo de batalha onde os médicos estavam prontos. E depois devolveu a montanha em seu lugar.


A postura

Hanumanasana é uma postura desafiadora de abertura completa do quadril. A postura do macaco pode inspirar os alunos a descobrir seus maiores pontos fortes e valor, além de ajudar a superar medos escondidos com confiança para enfrentar qualquer situação na vida.

Os saltos na história de Hanuman mostra sua força interior, coragem, valor e poder. Da mesma forma, praticar Hanumanasana pode nos ajudar a realizar nossos próprios poderes físicos e dedicação espiritual para com nossos mestres, professores e gurus.


Ao praticar a postura, lembre-se dos yamas de ahimsa (não-violência, Yoga Sutra 2.35), satya (veracidade, Yoga Sutra 2.36) e asteya (não roubar, Yoga Sutra 2.37). Honestamente, quão abertos são seu quadril? Lembre-se também do conselho de Krishna do Bhagavad Gita, de que é melhor realizar seu próprio dharma (ou neste caso, seu próprio asana!) imperfeitamente do que tentar realizar o de outra pessoa (Bhagavad Gita 18.47). Não se machuque tentando fazer a postura completa e sem suporte só porque parece legal.

Poses Preparatórias para Hanumanasana

Essa postura avançada precisa de muita paciência e prática consistente para ser alcançada. Não se preocupe se você não conseguir imediatamente! Leva algum tempo para soltar seus isquiotibiais, quadril e pélvis.

Uma maneira inteligente de se preparar para esta postura é praticar posturas mais fáceis como, Ardha Hanumanasana, Paschimottanasana, Eka Pada Rajkapotasana, Ashwa Sanchalanasana e Janu Shirshasana.


Benefícios De Hanumanasana:

  • Muito bom para as pernas

  • Tonifica todos os músculos das pernas

  • Melhora a flexibilidade dos isquiotibiais, panturrilhas, virilhas, pélvis e quadris

  • Remove cólicas menstruais

  • Equilibra o chakra muladhara

  • Dá uma sensação de aterramento

  • Equilibra o sistema nervoso

Contra-Indicações:

NÃO pratique este asana se tiver alguma lesão na perna ou substituição do quadril. Também não é muito aconselhável praticar durante a gravidez.


Reflexões

Para muitas pessoas, Hanumanasana é uma daquelas posturas, aspiradas e elogiadas por sua dificuldade e amplitude de flexibilidade. Há, no entanto, uma enorme diferença entre realizar os splits e praticar hanumanasana. Proezas como os splits se originam de aspectos da ginástica sueca e do contorcionismo europeu; essas posições eram praticadas por razões puramente atléticas e estéticas até o início de 1900, onde práticas de Yoga relativamente "modernas" se desenvolveram e mais atenção foi dada às posturas. Se você olhar de perto, muitas das posturas de Yoga que praticamos hoje são uma combinação de ginástica e contorcionismo, e apenas algumas são posturas de Yoga no sentido 'verdadeiro'.


A maior diferença entre os splits e Hanumanasana é a consciência e a espiritualidade trazidas a ela. As duas formas corporais podem parecer iguais, mas a razão por trás da postura pode ser totalmente diferente. Os splits são praticadas com a intenção de alcançar uma forma puramente estética e tratam da experiência externa, enquanto Hanumanasana é praticada para a experiência interna, ou Antara , que significa 'interior', 'interno' ou 'dentro'.


Talvez uma das lições mais importantes de Hanumanasana seja a devoção à prática e a paciência. Embora vivamos na era da gratificação instantânea, com TV 'on demand', refeições 'prontas' e acesso 'instantâneo', nossos corpos ainda não evoluíram tanto. Eles ainda exigem tempo, gentileza e incentivo para mudar e atingir esses níveis de flexibilidade um tanto extrema. Talvez o que devamos reconhecer também seja o fato de que Hanumanasana ou os splits requer uma amplitude extrema de movimento nos quadris e não é apropriado para todos.


Devoção

A principal característica de Hanuman é a devoção e o serviço abnegado total, que é um dos aspectos mais importantes de uma prática de Yoga, conhecida como Karma Yoga. Quando praticamos com um senso de devoção, fazemos a prática não apenas sobre como isso pode nos beneficiar, mas também como pode beneficiar o mundo ao nosso redor. Cada vez que você sai do seu tapete de Yoga, você leva consigo a pessoa, não a postura. Você pega a mente quieta, o coração aberto, a mente focada e o temperamento mais atencioso.


Subir no tapete de Yoga todos os dias não precisa praticar formas e ficar de cabeça para baixo, pode ser tirar algum tempo para si mesmo, definir uma intenção para o dia e dedicar sua energia a algo maior do que você. Quando dedicamos nosso tempo e energia para ajudar algo maior do que nós mesmos e o mundo ao nosso redor, permitimos que nossa prática de Yoga realmente floresça e faça a diferença fora do tapete de Yoga. Diz-se que Hanuman tirou fisicamente seu coração de seu peito e o ofereceu a Rama como um ato de puro amor e devoção. Incorpore a devoção de Hanuman realizando alguns atos de bondade e 'serviço altruísta' todos os dias, sem a necessidade de benefício ou reconhecimento, mas como uma forma de compartilhar um pouco do seu coração com o mundo ao seu redor.


Coragem

Saltar através dessas enormes distâncias deve ter exigido uma enorme quantidade de coragem de Hanuman, e podemos trazer um pouco dessa coragem para nossas próprias vidas dando um 'salto' de fé de vez em quando. Confiar em si mesmo ajuda a desenvolver coragem, então reserve um tempo em sua prática para se mover em direção a algumas posturas que você sempre achou um pouco assustadoras, esses momentos de medo são os que ajudam a criar coragem. Quando você não estiver no tapete de Yoga, dê o salto confiando em si mesmo e deixando sua voz e ideias serem ouvidas. Seja corajoso, mostrando seu coração como hanuman fez, diga o que sente e aja com o coração.


Poder

Muitas divindades representam algum aspecto do poder e, com a capacidade de Hanuman de crescer em poder e tamanho, ele pode nos ajudar a incorporar a coragem necessária para sermos mais completos e poderosos. Muitas vezes, nos impedimos de realizar nosso potencial – seja de maneira física, energética, intelectual ou social. Temos a oportunidade de aproveitar ao máximo cada conversa, cada encontro e cada momento do dia, mas muitas vezes permitimos que essas oportunidades sejam o nosso maior e melhor eu. Invocar Hanuman antes de uma tarefa importante, evento ou algo que você tem um pouco de medo pode ser um lembrete útil para aparecer plenamente e ser o sua maior e melhor versão.

375 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page