top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Jyotish - Astrologia Védica

Jyotish é uma palavra em sânscrito que significa "ciência da luz". É uma forma de astrologia profundamente enraizada nas antigas tradições védicas da Índia, caracterizada por sua sofisticação matemática. Essa prática tem sido amplamente reconhecida como uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a entenderem suas vidas, seus relacionamentos e seu destino, por meio da análise de seus mapas astrais. A precisão e a profundidade da astrologia védica têm fascinado estudiosos e entusiastas de todo o mundo, tornando-a uma das formas mais populares e respeitadas de astrologia atualmente.



O sistema védico de astrologia é considerado um sistema mais refinado do que a astrologia ocidental. Embora a interpretação dos movimentos planetários seja geralmente semelhante em ambos os sistemas, a astrologia védica oferece um processo de cálculo excepcionalmente sofisticado que resulta em detalhes diferenciados. A astrologia védica também adota uma abordagem interdisciplinar, baseando-se na ciência irmã do Ayurveda e, portanto, oferece uma abordagem mais completa.


Joytish oferece uma ampla gama de soluções práticas, incluindo o uso de cores, pedras preciosas, rituais e mantras. Joytish não é sobre previsões ou adivinhação, mas sim sobre a compreensão de nossa constituição e dos momentos em que estamos mais propensos a experimentar desequilíbrios e quando somos mais capazes de brilhar.


Na astrologia védica, o mapa astral é baseado nas posições dos planetas no momento do seu nascimento. É utilizado um sistema de casas que é diferente do sistema ocidental: ela é composta por 27 constelações (também conhecidas como Nakshatras), 12 signos do zodíaco, 9 planetas e 12 casas, cada uma representando um aspecto da forma de vida humana.


Cada Nakshatra é associado a um deus ou deusa hindu e tem suas próprias qualidades e atributos, que são usados para fazer previsões astrológicas.


Uma compreensão profunda desse sistema nos permite interagir de forma mais compassiva e fluida com amigos, familiares e parceiros de vida, gerando maior facilidade e harmonia em nossos relacionamentos.

Os posicionamentos do seu mapa natal na astrologia védica vão mudar.

A astrologia védica é amplamente utilizada para fornecer orientação sobre questões como amor, relacionamentos, carreira, finanças e saúde. Os astrólogos védicos também usam várias técnicas, como a análise de trânsitos planetários e das fases da lua, para ajudar as pessoas a tomar decisões importantes em suas vidas.

Na antiguidade, os astrólogos eram também astrônomos e médicos.

A astrologia védica também é utilizada como uma ferramenta espiritual, com muitas pessoas procurando orientação sobre como alcançar a paz interior e a iluminação espiritual através da prática de meditação, mantras e outros rituais.


Karma, Dharma e a Astrologia Védica

Enquanto a astrologia ocidental é mais orientada pela psicologia, a astrologia védica é baseada no Karma individual de cada um. A Astrologia Védica nos ajuda a entender essa lei de organização cósmica que é a Lei do Karma, também conhecida como a lei de causa e efeito. Essa lei é uma lei da física, que fala que toda ação gera uma reação.


Essa lei nos ensina que temos livre arbítrio. Mas ao mesmo tempo temos que nos responsabilizar sobre nossas ações. Toda ação que você toma no passado vai gerar um resultado que eu você não pode fugir e nem escolher.


A astrologia védica também tende a fornecer informações sobre o dharma pessoal, ou caminho da vida, e revela nossos dons e desafios inatos. Ter esse entendimento é fundamental e realmente ajuda a aliviar o estresse e nos prepara melhor para lidar com nossos altos e baixos emocionais.


Diferença entre astrologia védica e ocidental

Embora os sistemas de astrologia védica e ocidental tenham 12 signos do zodíaco, eles diferem em sua compreensão da posição das constelações:


  • A astrologia védica é baseada no zodíaco sideral – um sistema no qual as posições dos planetas são calculadas com base em onde eles são realmente observados no céu em relação às constelações (São os mesmos cálculos usados pela ciência da astronomia e são cálculos observáveis). A astrologia ocidental, por outro lado, usa o zodíaco tropical (fixo). Este sistema conta com quatro estações que representam o movimento do Sol, equinócios, solstícios, bem como a inclinação da Terra em seu eixo.

  • Cerca de 2.000 anos atrás, os signos tropicais e siderais estavam na mesma posição. No entanto, devido a um fenômeno chamado precessão dos equinócios, os signos tropicais estão se movendo para o oeste a uma taxa de um grau a cada 72 anos. Atualmente, o Áries da astrologia ocidental está a cerca de 24 graus de distância do Áries da astrologia védica. Como resultado, esses dois sistemas têm datas do zodíaco ligeiramente diferentes.

  • Em Jyotish, não pensamos nas pessoas em termos de seu signo solar, como fazemos na astrologia tropical. Em vez disso, entramos no mapa através do que é chamado de “ascendente”, a constelação que se eleva no horizonte oriental no momento do nascimento de uma pessoa. Isso estabelece a relação entre os planetas no momento do nascimento para o evento do nascimento e dá dicas sobre a personalidade de um indivíduo, corpo físico e a forma como a pessoa se apresenta ao mundo. Pensamos em uma pessoa primeiro em termos do ascendente.

  • Dado que a astrologia védica é baseada nas leis da natureza, alguns a considera como um método de previsão mais confiável e preciso.


Zodíaco védico:

  • Mesha, o signo de Brahma: 14/04 a 14/05

  • Vrishabha, o focado: 15/05 a 13/06

  • Mithuna, o sociável: 14/06 a 14/07

  • Karkataka e o mundo da Lua: 15/07 a 15/08

  • Shimha, o filho do Sol: 16/08 a 15/09

  • Kanya, o adorável: 16/09 a 15/10

  • Thula, o revolucionário: 16/10 a 14/11

  • Vrishkha, o introvertido: 15/11 a 14/12

  • Dhanus, o alto astral: 15/12 a 14/01

  • Makara, o trabalhador: 15/01 a 12/02

  • Khumbha e seu jogo de cintura: 13/02 a 12/03

  • Meena, o emocional: 13/03 a 13/04

Qual signo você é? Deixe nos comentários!

517 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Hot Yoga

bottom of page