top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

O que é Savasana

Savasana (Shavasana) é a postura do morto ou cadáver. Também conhecida como Mritasana, postura da morte.


Essa é minha postura preferida do Yoga e também é a postura mais difícil de executar. Por mais simples que pareça, para muitos, ainda é considerada a postura mais difícil de dominar, porque requer uma imobilidade de cadáver não apenas no corpo, mas também na mente.



Prática da Morte

O poder de Savasana está diretamente relacionado à prática de morrer e preparar-se para a morte. Representa a morte do ego, morte de todos os desejos e apego por qualquer coisa fora de nós que erroneamente pensamos que trará felicidade. É a morte de toda aversão a qualquer coisa que pensamos estar causando nossa infelicidade.


É por meio da prática da morte que nos lembramos da preciosidade de nossa vida e recebemos inspiração de como viver.


Se não estivermos prontos para viver, tampouco estaremos preparados para morrer.

À medida que despertamos dessa postura no final da aula, rolamos do Savasana para a posição fetal para imitar um renascimento. Ao levantarmos, renascemos como uma versão lúdica, pacífica e mais amorosa de nós mesmos.


Nós nunca terminamos uma aula de Yoga como começamos. Toda aula de Yoga é um renascimento.

Vc deve permanecer imóvel, relaxar e se entregar para a postura. Percebo muita resistência da parte dos alunos na hora do Savasana. Muitos tentam pular essa parte da aula. As pessoas não se permitem o descanso e a pausa, pois na correria do mundo atual com tantas informações, tantas atividades, tanto trabalho tanta sobrecarga... descansar é considerado perda de tempo.


Savasana é uma postura que acalma instantaneamente os nervos, alivia a ansiedade, expele a tensão do corpo e pode baixar a pressão arterial. Pode até ajudar com depressão leve ou ajudá-lo a reconhecer e processar o luto. E, sem deixar de mencionar, é absolutamente incrível no final da aula entrar em Savasana e absorver todos os belos sentimentos e sensações de sua prática de Yoga.


Não subestime o poder do Savasana na sua próxima aula.


185 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page