top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

O que é Sadhana

Sādhanā é um termo sânscrito usado para se referir a uma prática espiritual diária. que significa literalmente "disciplina metódica para atingir o conhecimento ou objetivo desejado" ou “meios de realização”.


Sādhanā é um meio de construir uma conexão com Deus ou energia universal. Encoraja o praticante, conhecido como sadhaka, a usar a autodisciplina para obter poder sobre o ego e manter a conexão com a unidade universal. Com a prática diária regular, o praticante realinha continuamente seu eu interior, progredindo lentamente em direção à expressão máxima de consciência conhecida como Samadhi. Aplicar rotineiramente a mente, o corpo e o espírito na busca de uma meta espiritual é a maneira mais natural e eficiente de desapegar do ego, de encontrar alívio do sofrimento e de alcançar a paz.

Sādhanā representa uma rendição disciplinada do ego. Por esta razão, Sādhanā é a "pedra angular" da disciplina do Yoga que visa atingir a libertação. O Yoga oferece uma grande variedade de ferramentas para esse propósito, que vão desde práticas físicas, como asana (posturas) e pranayama (técnicas de respiração), até aplicações mais introspectivas, como svadhyaya (auto-estudo) e meditação.

Tudo o que é praticado com consciência, disciplina e a intenção de crescimento espiritual pode ser considerado um Sādhanā.

Construa seu próprio Sadhana: não precisa ser uma atividade física, mesmo o auto-estudo diário das escrituras Yogis ou uma leitura espiritual é uma forma de Sādhanā.

Com intenção, consciência, disciplina e prática diária, quase tudo pode ser considerado Sādhanā . Ao formular seu próprio Sādhanā , é importante escolher práticas que funcionem para você, a fim de fornecer as melhores condições para que você permaneça comprometido com facilidade. Pode ser útil variar as práticas usadas no sadhana de tempos em tempos, de modo a evitar que a prática se torne uma rotina automática ou obrigatória.

Disciplina é indiscutivelmente a parte mais importante do Sādhanā, portanto, é útil praticar no mesmo horário todos os dias. A hora do dia em si não é importante - para mim, praticar sadhana ao acordar me ajuda a manter a prática sem distração ou desculpas, enquanto para outras pessoas, praticar o sadhana a noite lhes permite mais foco ou concentração.

Sādhanā pode envolver meditação, canto de mantra, puja a uma divindade e outros rituais.


Quando falamos sobre Yoga, nosso propósito de praticar se correlaciona com o membro final: Samadhi. Nos Yoga Sutras de Patanjali há instruções para alcançar o Samadhi.


Se o propósito do Sādhanā é alcançar o um objetivo espiritual, então a prática de Yoga também é considerada Sādhanā, pois ambos visam transcender o sofrimento e alcançar a bem-aventurança, autorrealização, libertação do samsara, iluminação.

Você pode realizar Sādhanā como um ritual para atingir o samadhi sempre que praticar Yoga. No inicio de cada aula, reserve algum momento para fazer sua intenção espiritual e se conectar com algo maior.


Namastê!

934 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sankalpa

Comments


bottom of page