top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Sankalpa

Atualizado: 3 de jun. de 2021

Sankalpa é um termo sânscrito na filosofia Yogi que se refere ao conceito de um desejo sincero, um voto solene, uma intenção ou uma resolução. Ao contrário de uma meta, que é uma necessidade pessoal de realizar algo, o conceito de sankalpa se volta para dentro para se conectar com a intenção mais elevada do coração e tende a ser uma afirmação, então deve ser feita como uma frase curta, direta, no presente e de fácil assimilação, para que você possa sempre se lembrar.


Sankalpa e Prana

Nos antigos ensinamentos yógicos, Prana é descrito como a essência vital que flui através de nós, uma energia de força vital que anima todos os aspectos do nosso corpo e mente. Posturas de yoga e outras técnicas yógicas, por sua vez, facilitam e potencializam o fluxo de Prana no corpo. Qualquer um que pratica yoga regularmente experimentou melhor bem-estar, energia, perspectiva positiva, e sim, o aumento de vitalidade, que o yoga traz. Assim, a ideia de que o yoga aumenta o fluxo de Prana, ou energia da força da vida, no corpo faz sentido intuitivo. Os antigos Yogues adicionaram outra dimensão a esse ensinamento, enfatizando o poder da intenção, ou Sankalpa, na direção do fluxo de energia da força vital.

Sankalpa é geralmente usado no contexto de uma intenção de manifestar algo, seja um determinado objetivo ou desejo.


Sankalpa é utilizado para que possamos seguir nosso próprio Dharma, nosso caminho, nosso propósito!

Por isso, a escolha do Sankalpa deve ser muito bem pensada, para que tenhamos o resultado esperado.


Este termo vem das raízes sânscritas san, que significa "uma conexão com a verdade mais elevada", e kalpa, que significa "voto". Assim, é traduzido para denotar uma resolução afirmativa de fazer algo ou alcançar algo espiritual.


A prática de Yoga pode ajudar um indivíduo a descobrir e cultivar seu próprio sankalpa para alcançar a iluminação.

O sankalpa fica mais evidente durante a prática de Yoga nidra, um estado de relaxamento muito profundo. Acredita-se que, quando a mente está relaxada, o sankalpa pode ser escrito no subconsciente.


Sankalpa é o desejo mais sincero do seu coração

O sankalpa deve ser mentalizado todos os dias e repetido pela manhã, antes da meditação ou no início de qualquer prática de asana de Yoga.


A prática de sankalpa começa com a premissa radical de que você já é quem precisa ser para cumprir o dharma (propósito) de sua vida . Tudo que você precisa fazer é focalizar sua mente, conectar-se aos seus desejos mais sinceros e canalizar a energia divina dentro de você.


Para escolher seu Sankalpa a sugestão é que você se aquiete, fique num lugar calmo, tranquilo por alguns minutos e sinta o que você quer futuramente, e então tenha em mente alguns detalhes para escolher seu Sankalpa:




  • Escolha apenas um sankalpa;

  • A frase deve ser curta para ser memorizada facilmente;

  • Deve ser afirmativa;

  • Deve ser feita no tempo presente;

  • Apenas mentalize, não é preciso verbalizar

  • Sinta com todos os seus sentidos o seu Salkalpa;

  • Visualize seu Sankalpa já acontecendo;

  • Deve ser algo bom para você e para os demais;

  • Seu Sankalpa não deve interferir no propósito de outras pessoas.

Seguem alguns exemplos de Sankalpas:

  • Minha saúde é perfeita (nunca mentalize: Não tenho doenças)

  • Sou paciente (nunca: não sou nervoso)

  • Tenho confiança em mim

  • Tenho ótima memória

  • Me relaciono bem com as pessoas

  • Sou capaz de realizar meu propósito

  • Sou inteligente e aprendo com facilidade

  • Atraio cada vez mais boas situações

  • Sei receber amor, sei doar amor…

Nosso cérebro é totalmente positivo, ele não reconhece palavras e pensamentos negativos. Por isso, se seu propósito é ter saúde mentalize exatamente isso: Sou saudável. E não: Não tenho doenças. Nossa mente capta a vibração das palavras que pensamos ou emitimos. Por isso, cuide de seus pensamentos e do que você fala, para si, de si mesmo e aos outros.


Sankalpa Mudra


Sankalpa Mudra

Durante a meditação sentada, sankalpa mudra (um gesto com a mão) conecta os lados direito e esquerdo do cérebro para que a mente, o espírito e o corpo possam trabalhar cooperativamente para trazer mudanças. Neste mudra, a mão esquerda repousa com a palma para cima na coxa direita, e a mão direita cobre a esquerda com a palma voltada para baixo. O sankalpa pessoal do praticante é então repetido.


Aproveite esse momento para fazer uma “faxina geral” em sua mente. Tire tudo o que você não precisa mais manter por lá e renove. Abra espaço para as coisas novas, novos pensamentos, sentimentos, emoções…Mentalize novas frases, boas, positivas, e escolha uma delas como seu Salkalpa a partir de agora!


Relaxe, medite, e escolha seu novo propósito! Assim, você vai trilhar seu caminho e seguir mais feliz consigo mesmo.


Se preferir, assista o vídeo:



476 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page