Os Incas e a Índia
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Os Incas e a Índia

Recentemente fiz uma viagem ao Peru e não pude deixar de notar as conexões dos Deuses Incas com os Deuses Hindus.


VIRACOCHA
VIRACOCHA

A maioria dos nativos sul-americanos admite que seus deuses vieram de terras distantes além dos oceanos. (Seriam talvez da Índia?). Enquanto os principais arqueólogos e céticos descartam isso, alguns teóricos dos antigos astronautas afirmam que esses deuses eram alienígenas que desceram à Terra, semelhantes àqueles que desceram à Índia, Suméria, Egito e Israel.


A história documentada diz que o império Inca estava no auge entre 1438 -1533 antes de ser dizimado pelos conquistadores espanhóis. O líder do panteão de deuses pré-incaico era chamado de Viracocha, embora também fosse conhecido por nomes diferentes, como Con-Tici e Apu Qun Tiqsi Wiraqutra. De acordo com a mitologia Inca, Viracocha veio em barcos de terras distantes além dos oceanos.


Os Incas consideram Viracocha o criador do céu e da terra, do sol, da lua e das estrelas. Ele também foi o criador dos humanos. Ele criou a primeira forma de humanos que eram gigantes sem cérebro. Descontente com seu trabalho, ele os destruiu com inundações (dilúvios?!) e depois criou os humanos modernos com pedras menores.


Os Incas descrevem a característica física de Viracocha da seguinte forma: ele era conhecido por ser de estatura média, de tez branca e usava uma túnica branca como uma alva. Ele também empunha o raio (semelhante ao vajrayudha de Indra, o martelo de Thor e o raio de Zeus).


A mitologia Inca pode, na realidade, ter uma semelhança mais próxima com o que foi escrito nos textos sagrados indianos: De acordo com a mitologia hindu, um rei conhecido como Virochana e alguns membros de seu povo partiram para espalhar o conhecimento divino para terras distantes. Para dar um breve histórico, Virochana era filho de Prahlada (um discípulo do deus Vishnu e filho do rei Hiranyakashipu) e pai de Mahabali, outro discípulo de Vishnu. Ambos os reis são famosos na mitologia indiana (na 4ª e 5ª encarnação de Vishnu, respectivamente) como discípulos favoritos de Vishnu. De acordo com os textos hindus, diz-se que tanto Indra quanto Virochana aprenderam os Upanishads e Vedas do mestre divino Prajapati. Enquanto Indra aprendeu os ensinamentos corretamente, Virochana cometeu um erro ao interpretar alguns ensinamentos. Enquanto Indra se concentrava na consciência superior e em alcançar o ser supremo através disso, Virochana ensinava aos asuras sobre a adoração do corpo físico.


Deus Hindu

De acordo com um festival chamado Onam celebrado na Índia, o festival é celebrado em veneração ao rei Mahabali, que era um rei benevolente e adorador de Vishnu. Vishnu foi forçado a enviar Mahabali para Patala e Rasatala ( África e América do Sul ) para governar lá a pedido de Indra, pois Indra temia que Bali o derrubasse, assumindo o controle dos céus. Mahabali recebeu o desejo de visitar seu povo uma vez por ano (no dia de Onam). A mesma mitologia também fala sobre seu pai Virochana junto com alguns de seus seguidores partindo para terras distantes através de longos barcos de cobra (um dos principais esportes durante as celebrações de Onam é a longa corrida de barco).


Nota: Curiosamente, o deus egípcio Osíris veio de terras distantes através dos mares orientais da direção sudeste. Na verdade, barcos longos foram encontrados durante escavações no Egito. Uma narração diz que a palavra "Osíris" pode ter vindo da palavra "Asura". Os Incas também falam sobre pessoas que vêm em navios de terras distantes dos oceanos orientais (uma das principais razões pelas quais confundiram os conquistadores espanhóis como seus deuses).


Semelhanças na etimologia

'Vira' em sânscrito significa 'homem corajoso/poderoso' ou 'herói'. 'Cocha' em latim ou 'cochlia/cochlea' andina significa 'caracol do mar' que reside na espuma do mar. Daí 'Viracocha' essencialmente se traduz em "ele da espuma do mar". Isso pode significar que Virochana e seus deuses vieram em barcos (navios) ou em alguma outra embarcação marítima.


Alternativamente, 'Cocha' pode ter vindo da palavra sânscrita 'Kosha' que significa 'algo que consiste em' ou 'corpo de' (por exemplo, um dicionário é chamado de "shabda-kosha", um corpo que consiste em palavras e seus significados ). Assim, "Viracocha" também pode significar "um herói cheio de conhecimento". Embora se possa argumentar que 'Quechua' era a língua oficial dos Incas, linguistas descobriram que a língua da civilização pré-inca pode ter vindo do sânscrito arcaico/persa e grego ou pode ter sido influenciada por essas línguas.


"Virochana" em sânscrito significa 'o brilhante', 'o iluminador' ou 'o brilhante', que também é o termo usado para denotar o deus-sol. Virochana deveria ser o quinto na descida de Brahman (o criador do universo).


Existem poucas outras conexões encontradas na mitologia indiana relacionadas a isso.

'Guatemala' é referido como 'Ketumala' e uma importante região geográfica ocidental em textos indianos (no épico de Mahabharata e Vishnu Purana). Também é mencionado como uma das quatro regiões continentais conhecidas pelos antigos indianos, além da Pérsia, subcontinente indiano e sudeste da Ásia. A Guatemala pertencia à civilização maia (esta é uma das conexões maias com a Índia).


'Uruguai' é interpretado como derivado da palavra sânscrita 'Uruga' ou adoradores de cobras. A mitologia indiana novamente fala extensivamente sobre o Naga-loka (a região geográfica dos adoradores de cobras), muitas vezes facilmente intercambiável com Patala (hemisfério sul). Esta tribo particular de Urugas era conhecida por ser uma tribo marítima. Nas mesmas linhas Paraguai pode ter vindo da palavra 'Apara Gaya', 'Gaya' sendo uma tribo governada pelo rei Asura Gayasura.


Embora ainda não tenham sido encontradas conexões definitivas entre as duas civilizações, existem várias anomalias (como o suposto tridente de Viracocha em Paracas Candelabra, Peru semelhante ao trishula de Shiva) que podem apontar para uma possível conexão entre essas duas civilizações antigas.

218 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page