top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Saraswati a Deusa do conhecimento

Saraswati, ou Sarasvati, é a deusa hindu do conhecimento, arte, música, aprendizagem e sabedoria. Ela também está associada à água corrente pois seu nome significa “aquele que flui”. A deusa Saraswati representa a energia criativa de fluxo livre. Na tradição Yogi, Saraswati ensina a confiar na própria intuição, ou na voz interior, em vez dos equívocos da mente. Práticas de Yoga como meditação, canto, pranayama e trabalho de vinyasa combinados cultivam essa voz interior e ajudam o praticante a atingir a unidade com o Eu e o Divino.

No yoga, Saraswati é visto como uma ajuda poderosa para uma forma mais profunda de meditação. Diz-se que sentir a presença dela encoraja uma maior percepção e criatividade, além de aumentar os níveis de intuição.


Invocar Saraswati durante uma prática de Yoga meditativa encoraja a compreensão intuitiva do que parece "certo", bem como aprender a confiar nos próprios instintos. Cantar um mantra Saraswati sentado em uma postura confortável também pode ajudar a aprofundar essa prática de meditação.

Saraswati é a deusa da revelação: da música, do mito, da arte, do aprendizado, do rito, da prática espiritual e do conhecimento.

Saraswati é a deusa da revelação: da música, do mito, da arte, do aprendizado, do rito, da prática espiritual e do conhecimento. Ela pode ajudar a guiá-lo em seu caminho de educação e comunicação. Saraswati é sabedoria, iluminação e a palavra divina.

Saraswati, é uma das principais deusas do panteão hindu. Ela é a deusa do rio, bem como das artes, conhecimento e música. Ela tem muitas semelhanças com a figura grega de Apolo, embora seja do sexo feminino. Ela é conhecida como a consorte de Brahma, o deus criador da trimurti, e junto com Parvati e Lakshmi, as consortes de Vishnu e Shiva, ela compõe o tridevi.


Costuma-se dizer que Sarasvati é a mãe dos Vedas, os textos sagrados do hinduísmo. Diz-se que ela ensinou o homem a escrever para que ele pudesse escrever as canções de sabedoria que ela cantava, que por sua vez se tornaram os Vedas que eram seus filhos e os textos sagrados do homem. Ela é a deusa das bibliotecas e escolas, bem como da palavra escrita, e muitas escolas na Índia têm estátuas em sua homenagem.


Seus quatro braços representam os vários aspectos da personalidade humana — aprendizagem, mente, intelecto, estado de alerta e ego. Esses quatro braços também são conhecidos por refletir os 4 Vedas - Rigveda, Atharvaveda, Samveda e Yajurveda.


A deusa Saraswati segura um livro em uma de suas mãos. Isso representa que ela é o epítome do verdadeiro conhecimento. Em outra mão ela segura um japamala que significa o poder da meditação e da espiritualidade. O instrumento musical - veena - representa sua experiência em várias formas de arte. A quarta mão tem um pote de água sagrada que simboliza os poderes criativos e de purificação.


Puja - ritual para Saraswati

A celebração à Saraswati ocorre no quinto dia lunar no mês Magha do calendário hindu (entre janeiro e fevereiro). A deusa é adorada colocando livros perto de sua estátua ou imagem. As pessoas se abstêm de ler livros neste dia.


Você pode criar um altar em sua casa. Você pode comprar uma estátua dela ou ter uma foto dela emoldurada. Coloque um pano bonito e limpo sob a foto ou estátua dela. Ofereça-lhe flores amarelas ou brancas. Além disso, você pode oferecer água. Muitas vezes vemos Mel sendo oferecido a esta deusa. O mel é um símbolo de conhecimento perfeito e muita importância é atribuída a ele.


Cante mantras para ela e ore para que ela o guie em quaisquer empreendimentos relacionados à educação ou comunicação. Como a deusa da fala, você pode pedir a ela que nos guie quando falamos, para que você seja capaz de articular claramente o que deseja expressar e para que seja bem compreendido. Você pode chamá-la para conceder-lhe seus dons quando estiver fazendo apresentações públicas, tocando um instrumento musical, cantando, compondo, escrevendo e estudando.


A cor do dia é Amarelo. Neste dia as pessoas vestem roupas amarelas, preparam doces de cor amarelo e comem frutas com a cor do sol.


Outras curiosidades:

  • De acordo com o Rigveda, Saraswati é um rio, mas começou a perder seu significado como rio na era pós-védica. Ela começou a ser associada à literatura, artes, música etc. No hinduísmo, Saraswati é um símbolo de inteligência, consciência, criatividade e educação.

  • Além dos hindus, a deusa Saraswati também é adorada por pessoas da religião jainista no oeste e centro da Índia.

  • De acordo com os Vedantas, ela representa a energia feminina e o aspecto do conhecimento de Brahma.

  • Saraswati também está associada a anuraga. Refere-se ao carinho e respeito pelo ritmo da música usada para expressar emoções e sentimentos.

1.163 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Deusa Kali

Comments


bottom of page