Deusa Kali
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Deusa Kali

Atualizado: 11 de jul. de 2023

Para mim, Kali é a melhor deusa para trabalhar de forma rápida a liberdade de culpa, vergonha, dúvida, medo. Quando a gente se livra desses sentimentos que nos aprisionam, o que resta é um profundo senso de autenticidade.


Kali encarna a liberdade ilimitada e existencial de ser – sem pedir permissão.

imagem da deusa kali com seu colar de cabeças

Algumas pessoas acham a Deusa Kali assustadora porque ela é a deusa da morte e do renascimento. Kali é representada como uma mulher de aparência violenta, caracterizada como preta ou azul, parcialmente ou completamente nua, vários braços, uma saia de braços humanos, com um colar de caveira e com a língua para fora, segurando cabeças decepadas em sua mão esquerda. A espada simboliza o conhecimento superior, a cabeça decepada simboliza o ego humano que deve ser cortado para sair do ciclo de vida, morte e renascimento.


Kali vem da palavra raiz sânscrita Kal, que significa tempo. Mostrando que nada escapa do tempo. Kali é frequentemente associada a Shiva. Seu próprio nome é a forma feminina de Kāla, um epíteto de Shiva. Ela é considerada a shakti (poder) de Shiva, e ele seu consorte. Ela desempenha um papel oposto ao de Parvati. Enquanto Parvati acalma Shiva, neutralizando suas tendências destrutivas, Kali o provoca e encoraja ativamente. Como afirma o estudioso David Kinsley, “nunca é Kali quem doma Siva, mas Siva que deve acalmar Kali”.


Mas o que descobri ao longo dos meus estudo, é que Kali é mal compreendida.


Shiva e Kali são os destruidores da ilusão. O ego treme de medo da mãe Kali porque vê nela a sua própria morte final. Uma pessoa apegada ao seu ego não será receptiva à Mãe Kali e ela aparecerá de uma forma assustadora. Por outro lado, uma alma madura que se envolve em prática espiritual para remover a ilusão do ego vê a Mãe Kali como muito doce, afetuosa e transbordando de amor incondicional por seus filhos.


Há muita desinformação sobre essa deusa feroz e deslumbrante:

  • Apesar de sua aparência, Kali não é má - ela é a destruidora do mal

  • Kali entra em sua vida para tirar ilusões, medos e tendências autodestrutivas

  • Kali quer mergulhar em você e ativar seu poder e potencial máximo.

Kali é devota à sua libertação! Ela quer que você se ame incondicionalmente. Ela quer que você viva no seu maior potencial, sem se segurar em nenhuma parte de si mesmo. É por isso que ela é retratada nua - para nos lembrar que é hora de ser totalmente quem você é, tirando a máscara, as mentiras e as ilusões.


Não acredito em coincidências.


Kali entrou em minha vida em um momento crucial quando eu estava nivelando minha situação de vida, fazendo transição de carreira, assumindo riscos maiores no meu negócio, e forjando minha identidade como um modelo empoderado para mim mesma.


Escolher Kali como ícone não é reivindicar o direito de ser agressiva, selvagem, feia ou impiedosa – é aceitar que o objetivo final é, simplesmente, ser.


Você se identifica com o arquétipo da Deusa Kali? Me conte nos comentários!

2.637 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page