top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Savasana para crianças

No final de cada uma das minhas aulas de Yoga, convido meus alunos a desligar o ruído do resto do mundo, prestar atenção naquilo que acontece da pele para dentro, deitar, encontrar uma posição confortável e apenas descansar. Este momento sagrado, geralmente de 5 a 7 minutos, é chamado de Savasana (traduzido do sânscrito, “postura do cadáver”) e é a parte mais importante da prática de Yoga. Depois de uma boa aula de Yoga, com posturas de fortalecimento, alongamento, respiração e plena consciência e apreciação de nossos corpos, nosso corpo físico está pronto para ficar quieto. E uma vez que o corpo está quieto, a mente começa a desfrutar da quietude também.



Embora pareça fácil apenas relaxar e fazer uma pausa, nossas mentes muitas vezes têm dificuldade em desligar. Sempre há tagarelice acontecendo lá - o que é comumente chamado de “mente de macaco” que pula de um pensamento a outro - e pode ser desafiador simplesmente aquietar. Muitas vezes pensamos que sabemos o que é “silêncio”. Mesmo quando tudo está quieto ao seu redor, sem ruídos ou interrupções, isso não é o verdadeiro silêncio. O silêncio de Savasana é um silêncio que vem de dentro - não significa que não haja barulho ao seu redor, significa que sua mente não está criando barulho interno de listas de afazeres, letras de músicas, listas de compras, preocupações, e assim por diante. O verdadeiro silêncio significa que você é capaz de apenas ser, a mente fica quieta e o corpo quieto.


Por mais simples que Savasana seja, esse momento é difícil de entender e ainda mais difícil de fazer! Todos têm preocupações, desejos e uma longa lista de outros pensamentos que desfilam em suas mentes o tempo todo. É exatamente por isso que Savasana é tão importante de aprender.


Savasana para crianças

Se para adultos praticar o Savasana já é bem desafiador, para crianças é mais difícil ainda. Pensando nisso, descobri que para crianças é mais eficaz quando usamos visualizações guiadas.


A seguir, um script básico para ajudar crianças a se acomodarem em um espaço seguro e silencioso (externamente em seus tapetinhos e internamente em suas mentes).


Eu chamo isso de “Flutuando em uma nuvem” e começo quando todos encontram sua postura de descanso Savasana perfeita. Com uma voz lenta e suave, leia o seguinte, adicionando pausas e outras descrições que você acha que ajudariam suas crianças a se acalmarem:


  • Concentre-se em sua respiração. Sinta o ar fresco na ponta do nariz ao inspirar e siga a sensação de frescor por trás dos olhos, pela garganta e por todo o caminho até a barriga. Agora sinta o calor em seu lábio superior enquanto expira. Cada inspiração faz sua barriga arredondar, movendo-a para cima. A cada expiração, sua barriga se move para baixo. Apenas sinta sua respiração. Dentro e fora. Barriga para cima e para baixo.


  • Agora imagine que o tapete de ioga em que você está descansando se tornou uma nuvem branca perfeitamente fofa. Ele amortece seu corpo. É tão macio. É uma nuvem feita apenas para você. Você pode sentir como é macio embaixo de você? Deixe seu corpo afundar na nuvem branca e fofa.


  • Suas pernas se soltam de qualquer movimento enquanto relaxam e descansam na nuvem. Sua nuvem simplesmente flutua no céu calmo. Deixe seu pescoço e cabeça relaxarem e afundar em seu travesseiro macio de nuvem. Você pode sentir a brisa quente no cabelo ou no rosto? Apenas descanse em sua nuvem, vagando preguiçosamente no céu. Respirando suavemente. Não há outro lugar para estar. Você não tem nada a fazer, exceto sentir todo o seu corpo afundar na nuvem branca e macia. Perfeitamente imóvel. Perfeitamente seguro. Descansando pacificamente.”


  • Permita que a classe permaneça em Savasana silencioso por pelo menos 5-7 minutos. Quando chegar a hora de sair da meditação, peça gentilmente que voltem a atenção para a respiração. Sinta o frio ao inspirar e o calor ao expirar, mas permaneça imóvel. Conforme sua respiração aumenta, a energia aumenta em seu corpo e eles podem começar a mexer os dedos das mãos e dos pés, abrindo bem a mandíbula para um bocejo e, em seguida, adicionando lentamente quaisquer movimentos que soem simplesmente saborosos. Finja ser um urso acordando de uma longa hibernação! Mas, mesmo quando eles começarem a se mover, lembre-os de que suas nuvens estão sempre lá, esperando por eles, e que eles podem visitá-las sempre que precisarem, mesmo na fila do supermercado ou na cama, se estiverem tendo problemas para dormir. Eles só precisam sentir-se amolecer em sua nuvem, perceber sua respiração e flutuar.


99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page