top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Sukhasana - a postura fácil

A prática de asanas visa apoiar o aquietamento da mente. A definição de Yoga, de acordo com os Yoga Sutras de Patanjali, é “a cessação dos turbilhões da mente”. Alguns estudiosos dos Yoga Sutras acreditam que Sukhasana foi originalmente concebido para ser apenas a postura sentada simples para meditação. Todas as outras posturas foram desenvolvidas para preparar o corpo para Sukhasana.



O que é Sukhasana?

Sukhasana é frequentemente traduzido como “postura fácil”. Mas, para a maioria de nós ocidentais que passam boa parte do dia sentados em cadeiras sabe que quando você se senta em Sukhasana mesmo que por pouco tempo, a postura é tudo! menos fácil. Sentar-se em Sukhasana por um longo período de meditação requer refinamento físico preciso que vem da prática de todos os outros asanas.


Gosto de pensar em Sukhasana não tanto como uma postura fácil, mas como uma postura descontraída, com uma base estável que cria um ambiente tranquilo para a mente se estabelecer em silêncio.


Para que Sukhasana seja confortável, precisamos encontrar uma posição que permita que a coluna relaxe em suas curvas naturais. Começando na parte inferior da coluna, as curvas incluem a curva sacral (convexa), a curva lombar (côncava), a curva torácica (convexa) e a curva cervical (côncava). Essas curvas formam um “S” gigante e são necessárias para a absorção de choques e para o suporte ideal da cabeça e da caixa torácica. Quando essas curvas são retas, temos que empregar energia muscular extra para manter nosso corpo ereto. Isso pode nos cansar, tornando Sukhasana uma tarefa árdua.


Para os iniciantes, a chave para manter suas curvas espinhais em Sukhasana é ter certeza de que você está sentado em uma posição alta o suficiente para que sua pelve se incline para a frente. Isso cria o ângulo sacral - uma inclinação para frente de aproximadamente 30 graus - que permite que todas as outras curvas se encaixem. Mesmo se você for muito flexível, é super recomendado sentar-se em uma pilha de cobertores, uma almofada de meditação ou num bloco de yoga se você planeja sentar-se em Sukhasana para pranayama (práticas de respiração) ou prática de meditação.


Como praticar postura fácil em cinco etapas

  • Comece empilhando alguns cobertores (ou arrumando sua almofada de meditação ou bloco de Yoga). Se você vai usar cobertores, sente-se na ponta, para que suas coxas possam ficar facilmente penduradas nas bordas.

  • Você pode começar cruzando uma das pernas na frente da outra. Observe qual perna está na frente, para que você possa trocar suas pernas na próxima vez.

  • Se seus joelhos estão projetando-se acima dos ossos do quadril, você provavelmente não vai querer sentar-se em Sukhasana para longas sessões de meditação ou pranayama. Quando seus joelhos estão elevados, sua pelve rola para trás, achatando a curva lombar. Experimente colocar outro cobertor ou almofada sob os quadris.

  • Agora, mova-se lentamente para a frente e para trás, permitindo que a pelve se incline suavemente para a frente e para trás. Tente encontrar seu centro natural na postura, o lugar onde seu torso parece neutro. Sentir-se neutro é complicado, entretanto, já que neutro é um lugar de poucas sensações. É sempre muito mais fácil sentir os extremos, mas como Sukhasana se destina a nos ajudar a centrar e aquietar nossos corpos para a meditação, neutro é o lugar ideal para se estar.

É assim que eu testo se estou ou não no meu centro neutro: quando você está centrado no seu corpo, quando pressiona os ossos dos ísquios, você sente uma leve repercussão ou elevação pelo corpo.


Libere a tensão nas costas com rotação da coluna em Sukhasana

Praticar a variação de rotação de coluna em Sukhasana pode ajudar a preparar suas costas para sentar em Sukhasana. Também é ótimo depois que você se senta por um tempo.


  • Sente-se em Sukhasana com a coluna neutra. Vire para a direita, colocando a mão esquerda na parte externa do joelho direito.

  • Coloque a mão direita no chão atrás das costas e pressione suavemente no chão para ajudar a alongar a coluna para cima.

  • Ao inspirar, sinta a coluna subindo e, ao expirar, gire um pouco mais.

  • Permita que sua respiração o guie na torção, em vez de usar o braço esquerdo para forçá-la.

  • Vire a cabeça na direção da torção, mas não tanto a ponto de sentir tensão no pescoço.

  • Relaxe seus olhos e seu cérebro. Fique por 5 a 10 respirações.

  • Repita, girando na direção oposta. Em seguida, cruze as pernas no sentido oposto e repita a torção em ambos os lados.

Espero que com essas dicas, sua postura fácil fique ainda mais fácil e confortável.

Namastê!

380 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page