Tatuagem para amantes de Yoga
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Tatuagem para amantes de Yoga

Os praticantes de Yoga costumam fazer tatuagens para representar seu compromisso com o Yoga e sua filosofia. Existem muitos tipos populares de tatuagens entre os praticantes como o símbolo 'OM' ou outra palavra em sânscrito tatuado em seus corpos. Quando se trata de Yoga, Unalome é outro símbolo icônico. Hoje vou explorar o significado e o simbolismo do Unalome e fornecerá alguns exemplos de como você pode usá-lo em tatuagens.


Significado de Unalôme

De acordo com a crença popular, o significado do símbolo Unalome é um emblema espiritual associado ao Budismo Theravada representando o caminho para a iluminação.

De acordo com a visão budista, o significado de Unalome reflete o caminho de vida de cada pessoa. O caminho pode ser reto, circular ou sinuoso, pavimentado com ansiedade, medo, alegria ou amor.


A base do significado de Unalome é simbolizar o início de sua existência, o dia em que você nasceu, seu despertar espiritual ou o início de uma luta.


Existem muitas formas diferentes do símbolo Unalome. No entanto, a imagem abaixo mostra a versão mais básica.


  • Nossa jornada começa no centro da espiral. A espiral reflete nossa incapacidade de escapar de nossas falhas, preocupações e dúvidas.

  • Os traços em zigue-zague representa a jornada da vida que é cheia de sofrimento. No entanto, mesmo nas dificuldades e infortúnios, é preciso continuar avançando e aprendendo coisas novas.

  • A linha reta denota que o caminho de sua vida é uma continuação do caminho para a iluminação. Representa também a vida de uma pessoa se tornando mais centrada, mais sábia e mais próxima da iluminação. Também pode refletir a sabedoria e maturidade da idade e experiência de vida.

  • Os pontos na parte superior, representam a realização de seus objetivos, independência e iluminação.

Lótus

A forma básica do símbolo pode ter diferentes formas adicionadas a ele em várias variantes.

A imagem abaixo, por exemplo, inclui um lótus. A flor de lótus é um símbolo muito significativo no budismo e na filosofia oriental.



A Lótus cresce profundamente da lama e não vê a luz do sol. No entanto, ele atravessa o solo profundo em direção à luz e finalmente floresce em uma bela flor. A lótus encontra luz apesar das probabilidades que enfrenta; portanto, as religiões orientais costumam usá-lo para simbolizar a iluminação.


  • O Lotus no símbolo Unalome denota iluminação e liberdade.

  • As linhas dentro do Unalome representam nossos desafios na vida à medida que avançamos na lama para que possamos finalmente florescer e ser a criação magnífica para a qual fomos criados.


Hinduísmo

O sinal de Unalome representa o Terceiro Olho do Senhor Shiva, o deus hindu supremo da religião hindu. Lord Shiva também é conhecido como o Destruidor porque seu trabalho é eliminar todos os impedimentos na vida das pessoas e além. Ele se senta no auge da hierarquia, onde pode olhar para o cosmos e alterá-lo como quiser.


Ele também é o protetor do universo, monitorando tudo e transformando-o quando necessário.

  • Simbolicamente, a espiral na parte inferior do Unalome representa o olho, e nossas vidas nos são dadas sem orientação.

  • Nós somos os únicos que temos que descobrir para onde estamos indo.

  • A rota ascendente, que se assemelha a uma linha com nós, significa cada ponto de virada espiritual em nossas vidas.

  • Os nós são obstáculos que devem ser superados para chegar à flor de lótus no topo. A flor de lótus simboliza a perfeição no hinduísmo e representa Moksha, ou iluminação (na religião budista, conhecida como Nirvana).


Essas duas palavras significam que quando alcançamos o cume e abrimos nosso Lótus espiritual, somos liberados do ciclo de nascimento, morte e reencarnação.


Feminino e masculino

Dependendo do seu posicionamento, o símbolo pode ser masculino ou feminino. Suponha que a base do Unalome (o fundo espiral) esteja voltada para a direita e para fora; nesse caso, é considerado masculino nessa circunstância, de acordo com a cultura budista.

É considerado feminino se o fundo espiral do Unalome estiver voltado para a esquerda e para dentro. Esses são fatores essenciais a serem considerados, especialmente se você deseja que o significado de Unalome seja seu totem.


O tipo de significado Unalome que você escolher influenciará a energia que você deseja projetar. Por exemplo, considere o caso em que você deseja exalar energia feminina. Nessa situação, um Unalome com a base apontando para a esquerda e para dentro será suficiente.

Escolha um Unalome com a parte inferior espiral apontando para a direita e para dentro se quiser representar as forças masculinas.



Unalome como uma tatuagem

Muitos gostam de ter o significado de Unalome tatuado em seus corpos. Pode ser no pulso, na parte de trás do pescoço, nas costas, na parte de trás da orelha, no antebraço e na área do peito.


O significado das tatuagens Unalome nessas áreas geralmente consiste em desenhos extensos e recursos adicionais, como uma flor de lótus, um olho, uma meia-lua e outras variações ou, na verdade, em qualquer lugar que você escolher.


A maioria das tatuagens Unalome foram projetadas anteriormente como tatuagens independentes, sem alterações.


No entanto, como os tatuadores sempre buscaram se desviar do convencional e tentar algo novo, muitos começaram a incorporar suas próprias ideias ao signo de Unalome.

Algumas pessoas estão até fazendo novos designs Unalome que são totalmente diferentes do original.


Sua tatuagem Unalome pode ser incluída em uma tatuagem maior ou acompanhada por OM, Buda ou um meditador. Por outro lado, a maioria dos budistas e hindus se opõe a ter tatuagens Unalome em seus pés porque acreditam que os pés são imundos e maus. Portanto, nunca coloque o símbolo Unalome em seus pés se você deseja reconhecer seu significado espiritual e proteger sua sacralidade.


Cada um dos nossos caminhos de vida é distinto e encantador à sua maneira. Nossos entendimentos do símbolo da iluminação também podem diferir. O que quer que endireita nosso curso e alivia nossa dor é uma experiência altamente pessoal. O símbolo Unalome serve como um lembrete desses aspectos universais da vida. Embora altamente pessoal, o retrato visual tem uma unidade internacional.


O símbolo Unalome entende que a dor é inevitável. No entanto, é uma escolha ficar preso nessa espiral. Reconheça que sua dor não persistirá indefinidamente. Mesmo que nosso sofrimento seja excruciante, sempre há esperança de que ele chegue ao fim.


Mesmo após o desenrolamento, ainda há outra camada de incerteza a ser considerada. O ponto final do Unalome está lá por um motivo.


A insegurança do mundo é inevitável. Mas, por outro lado, optar por negá-lo não fará nada para melhorar sua autoconsciência.


Respeitar o processo da vida significa respeitar a incerteza que está dentro de nós. Afinal, o yoga é uma filosofia de vida. Desafia-nos a pensar em como podemos continuar a melhorar. Ela nos encoraja a crescer e saciar nossa curiosidade sem ego.


O símbolo Unalome é um belo símbolo para representar isso. Use-o como uma ferramenta de visualização durante suas sessões de meditação ou Yoga. Permita que ele sirva como um lembrete da rota em que você está.


Use o Unalome para representar a esperança se estiver se sentindo preso ou sobrecarregado. Ele irá te ajudar a navegar no lodo que obscurece seu potencial de crescimento.

1.114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page