top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

4 posturas mais assustadoras do Yoga

Atualizado: 31 de out. de 2021

Para uma prática que é conhecida por ser gentil e relaxante, algumas posturas de yoga podem ser assustadoras porque não sabemos como construí-las. Às vezes, essas posturas de yoga requer que nos coloquemos em algumas posições não convencionais. Não é à toa que alguns de nós evitamos as posturas que exigem que estejamos em posições desconhecidas.

Isso não significa que você deve evitar algumas das posturas mais desafiadoras do yoga. Yoga requer, além da flexibilidade, confiança na prática e superação dos medos e bloqueios.



Pense em como você reage às posturas e compare com o seu dia a dia. Como você reage ao se deparar com algo que você não está familiarizado? Como você reage ao te pedirem para executar alguma tarefa que você não conhece ou não tem muita prática?


Manter estas questões em mente enquanto pratica as suas posturas pode te ajudar a sair da zona de conforto e construir não apenas a uma postura desafiadora, mas também enfrentar suas inseguranças no dia a dia.


Abaixo, posturas que considero as mais desafiadoras para os alunos:


1- Kapalasana e Sirsasana (Posturas Invertidas)



As invertidas são posturas que te tiram da zona de conforto pois o corpo está totalmente invertido, e em posição vertical apoiado pelos braços(sirsasana) ou mãos (kapalasana), enquanto o topo da cabeça repousa no chão. Para executar as posturas invertidas você precisa estar disposto a olhar o mundo por outro ângulo, encontrar soluções diferentes para um problema, estimulando assim a sua criatividade e espontaneidade perante as adversidades da vida. Você precisa encontrar seu eixo de equilíbrio, confiar e ter segurança em si mesmo para executar a postura. Requer controle corporal para contrair abdômen e recrutar os músculos corretos na construção e desconstrução do asana.


2- Upavistha Konasana - (postura do ângulo aberto)


Essa é uma postura que percebo resistência na maioria dos meus alunos principalmente os homens, É uma postura de alongamento intenso e posturas intensas provocam emoções intensas e desencadeiam pensamentos profundos. Para executar a postura você precisa relaxar ao mesmo tempo que se mantém alinhado. É uma postura que simboliza a receptividade e a dificuldade dos alunos em se entregar e se abrir aos outros é refletida nessa postura. Os homens em particular encontram mais dificuldade nessa postura pois são incentivados desde crianças a não demonstrarem os sentimentos e guardar tudo pra si. Quanto mais fechado for seu coração, mais difícil será executá-la. Também representa a vulnerabilidade.

3- Savasana (postura do Defunto)

Geralmente é a última postura de uma aula de Yoga. Conhecida como postura do relaxamento final. Esta é notoriamente uma das posturas mais difíceis de dominar. Pode não desafiar a flexibilidade e nem exigir força muscular, mas requer que você acalme a mente, relaxe o corpo físico e mantenha seu foco no momento presente. Savasana leva prática e tempo para dominar pois promove um encontro seu com você mesmo e a maioria das pessoas não querem enfrentar a si próprias. é preciso que você relaxe e se entregue à posturas, muitas pessoas não se permite relaxar, esse é o maior desafio. Alguns alunos de Yoga têm tanto medo de Savasana que às vezes vão embora cedo da aula para evitá-la.





4- Permanência nos asanas:


No Hatha Yoga Tradicional trabalhamos com um tempo maior de permanência nas posturas diferentemente do Vinyasa que é mais fluido e dinâmico. Percebo o quão assustador é para os alunos permanecerem mais de 1 minuto nas posturas. A facilidade com que desistem de tentar e ir um pouco mais além. Percebo os olhares de ódio quando excedo 1 minuto, percebo os olhares de suplicas para tirá-los daquele sofrimento. O que os alunos demoram a entender é que devem encontrar conforto dentro do desconfortável, que devem ser resilientes, que devem resistir. E assim é na vida e no dia a dia. Você simplesmente desiste quando está executando uma tarefa difícil que seu chefe te pediu? Você simplesmente vai embora de casa quando está tendo um dia desafiador com sua família, esposa/marido e filhos? Não! Você precisa respirar e manter a calma para pensar com clareza.


Sempre convido os meus alunos a perceberem que a prática de Yoga ensina mais do que posturas. Ela ajuda você a avaliar seus próprios comportamentos e atitudes na vida cotidiana. Considere quais posturas você tem mais aversão e pergunte a si mesmo: Por que isso me assusta? O que posso fazer para tornar essa postura acessível? O que posso aprender com esse medo que sinto?


Yoga promove o autoconhecimento e autocontrole físico e emocional.


3.339 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page