top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Savasana - a prática do morrer e renascer

Todos nós precisamos de um pouco de descanso e relaxamento, então, que tal explorar o PRESENTE de Savasana comigo?



Eu costumo dizer que Savasana é uma das mais importante de todas as posturas de Yoga e que é a postura mais fácil de praticar, mas a mais difícil de dominar.


Savasana, que se traduz em postura de cadáver, desempenha um papel poderoso na integração dos benefícios de cura de todas as outras posturas. As posturas físicas melhoram a flexibilidade, força e equilíbrio. No savasana, tanto a tensão muscular quanto a tensal mental são liberadas e, com o tempo, permite que as camadas mais profundas do estresse se dissipem.


Durante a prática de savasana seu corpo e sua mente tem a oportunidade de absorver tudo que foi feito durante a aula e aproveitar todos os maravilhosos benefícios das posturas praticadas permitindo que esses benefícios se integrem aos seus sistemas físicos e energéticos, de forma que você saia do savasana restaurado e rejuvenescido. É um ingrediente essencial para qualquer prática. 


Fisiologicamente, savasana nos cura estimulando o sistema nervoso parassimpático e despertando a resposta de relaxamento. Nesse espaço profundamente relaxado, o ciclo de estresse e ansiedade é interrompido e somos levados a um estado de paz e calma. É uma ótima maneira de reduzir o estresse mental e a fadiga, além de reduzir a pressão arterial, melhorar o sono, diminuir a dor e aumentar a criatividade.


Alguns de nós anseiam por descansar em savasana no final da aula, mas muitos acham muito difícil para a mente ficar quieta e descansar.

Em nossas vidas modernas excessivamente ocupadas e estressantes, muitas vezes é difícil justificar o tempo gasto deitado na savasana, mas posso garantir que os benefícios são profundos.  

Além dos benefícios físicos e mentais, savasana nos dá a oportunidade de aumentar a espiritualidade. Os ensinamentos do Yoga dizem que o movimento do prana flui em um ciclo evolutivo do nascimento, vida, morte e renascimento. Todos nós estamos constantemente fluindo por esses estados à medida que evoluímos e nos transformamos, eliminando camadas indesejadas conforme crescemos e nos expandimos.


Esse padrão está presente nos ciclos naturais do sol, da lua e das estações. Também pode ser observado no ciclo da aula de Yoga: o início da aula e os aquecimentos são o nascimento da prática, as posturas em pé são a vida da prática e as posturas finais, mais especificamente savasana ou postura de cadáver, são a prática de dissolução ou morte.  


Cada vez que entramos em savasana, praticamos morrer e renascer. A saída da savasana é o renascimento. Deixamos partes indesejadas de nós mesmos para trás no tapete e saímos da aula revitalizados e transformados. 

Savasana nos permite trazer nosso melhor para o mundo onde a verdadeira transformação começa. Agora, após sua próxima aula de Yoga, se permita relaxar e receber o PRESENTE do Savasana.

154 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Kommentar


contato
01. Nov. 2021

Ah, que legal!


Muito bacana esta abordagem sobre o Savasana. A parte favorita de 10 entre 10 praticantes ;-)


Um abraço!

Gefällt mir
bottom of page