A simbologia do Outono em nossas vidas
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

A simbologia do Outono em nossas vidas

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Dia 20 de março acontece o equinócio de outono, onde entraremos oficialmente nessa estação. Equinócio é o momento em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração. Após o equinócio de outono, as noites ficam mais longas.



Outono também é conhecido como o tempo da colheita, pois é nesta época que ocorrem as grandes colheitas. Os dias ficam mais curtos e mais frescos. As folhas e frutas, já estão bem maduras e começam a cair no chão. Se as árvores não as deixassem ir, não sobreviveriam à próxima estação. As folhas se queimariam com o frio do inverno e, assim, os ciclos de respiração da árvore se findariam bruscamente, o que resultaria no fim da vida.


Traçando agora um paralelo entre as estações e a nossa vida, podemos perceber que vivemos todas elas no nível psicológico e emocional.

Temos a primavera quando semeamos amor, começamos novos projetos, momentos de criatividade, produtividade.

Temos o inverno em nossas vidas como momentos de tristeza, desilusões, momentos de escuridão, interiorização.

Temos o verão quando a felicidade e alegria nutrem nossa alma, quando temos momentos de descanso, de paz, de certeza.

E, finalmente, o outono em nossas vidas é o momento que colhemos o que plantamos lá na primavera, é o momento de reflexão, de mudanças.


O Outono é a época de praticar o desapego, deixar ir embora o que já não te serve mais e abrir espaço para o novo. É tempo de renovação, de mudanças, de se reinventar. Também é tempo de gratidão, refletir sobre seus esforços e agradecer pelos frutos que você está colhendo agora. Também época de interiorização e mudanças. Então, se você não estiver satisfeito com os frutos que está colhendo, reflita sobre as mudanças que você deve tomar.


Folhas de outono

Inspire-se:

O outono é a época dos frutos.

* Reflita a partir disso: Quais os frutos você está colhendo na sua vida? É o tempo de deixar ir inclusive os resultados de nossos esforços, para que novas forças possam gestar outros futuros projetos.


Outono é época que as árvores perdem suas folhas.

* Reflita: o que você precisa deixar ir, do que você precisa abrir mão para seguir firme para os próximos ciclos, para continuar a crescer?


Agradeça, desapegue, mude, se reinvente, se renove. Abra espaço para o novo, seja receptivo às mudanças. Diga adeus a tudo aquilo que não te serve mais, diga oi ao seu novo Eu e à sua nova vida.


Feliz Outono!


Namastê!

2.480 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page