8 dicas inteligentes que você deve saber antes de viajar para a Índia
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

8 dicas inteligentes que você deve saber antes de viajar para a Índia

Atualizado: 15 de fev. de 2021

Antes de começar a série de post sobre minha viagem à Índia, acho prudente começar com algumas dicas e truques inteligentes para ajudá-los a aproveitar ao máximo sua viagem à Índia, tornando sua aventura mais segura, confortável e saudável.


Veja abaixo 8 dicas que você deve saber antes de viajar para a Índia:


1- Tenha um parceiro de viagem, mas não viaje em grupo

Ter a companhia do meu marido e da minha mãe foi realmente incrível. Todos os que participaram do grupo da minha viagem também contribuíram de alguma maneira para que a viagem se tornasse inesquecível. Porém, acho que, ao viajar em grupo você perde muito tempo tanto na hora de se reunir para uma refeição, quanto para outros compromissos. Em grupo ou em excursões os guias precisam atender as necessidades e expectativas de todos e nem sempre as necessidades e expectativas de um é a mesma do resto do grupo. Uma viagem para a Índia requer um tempo maior para digerir tudo de novo que você está vendo e acontecendo. Acredito que eu teria aproveitado mais, refletido mais, e absorvido mais se eu estivesse feito as coisas no meu tempo.


Aconselho que seu parceiro de viagem seja um homem, pois a Índia é um pouco mais desafiadora para mulheres. A Índia é um país machista e podemos sofrer muito assédio. Os índices de estupros na índia são grandes. Se você não tem um homem que possa te acompanhar, seu parceiro de viagem pode ser um guia turístico local!


P.S.: Minha intenção não é desencorajar uma mulher a viajar sozinha pela Índia, pelo contrário, quero que sua viajem seja segura e que tenha o mínimo de desconforto.


2- Contrate um guia em uma agência

A Índia pode ser um pouco esmagadora e confusa às vezes. Você levará algum tempo para se ajustar à energia frenética deste lugar e nos primeiros dias isso pode ser um pouco desconcertante. No entanto, embora a Índia não seja o lugar mais fácil de visitar, é um dos mais gratificantes. Um guia pode facilitar muito sua viagem e sua entrada nos pontos turísticos, além disso um bom guia vai fornecer importantes informações que você não encontrará no Wikipédia e em nenhum outro site sobre cada local visitado. Você terá uma excelente aula de história e é enriquecedor conhecer a Índia através da percepção e conhecimento dos próprios indianos. Além disso você pode tirar dúvidas e receber dicas de locais não turísticos e vivenciar de verdade a cultura indiana.


Outro ponto a favor de contratar um guia e uma agência, é que a índia é um país de muitos imprevistos. É muito importante e conveniente ter o respaldo de uma agência para te ajudar a resolver alguma coisa.


3- Um país de imprevistos

Na Índia as coisas acontecem no “horário indiano”. Os trens não saem necessariamente quando estão programados, os amigos indianos podem não chegar quando disseram que iriam e as coisas podem demorar muito mais do que o esperado. É importante ter isso em mente e programar atrasos extras para que você não fique estressado. Pegue um bom livro para ler enquanto espera. O que você está esperando acontecerá eventualmente em algum momento.


4- No avião

a. Leve uma troca de roupa na mala de mão. A bagagem pode ser extraviada e é bom ter outra roupa até que você consiga sua mala de volta.

b. Leve uma toalhinha ou lenço que possa molhar. Umedeça a toalha com água e coloque na frente do nariz e boca para respirar melhor, já que o ar dentro do avião pode ficar muito seco.

c. Evite viajar de lentes de contato, prefira os óculos e não esqueça seu colírio, pelo mesmo motivo citado acima, o ar dentro do avião é muito seco.

d. Se gosta de ler, leve um livro, mas lembre-se de levar um livro que não pese tanto na sua bagagem. Agora não é a hora de levar um livro grosso e pesado.


5- Na bolsa ou mochila (nos passeios dentro da Índia)

a. Considere levar dentro da sua bolsa ou mochila papel higiênico, pois não existe papel higiênico nos banheiros da índia (somente nos hotéis). Também leve consigo uma sacolinha para pôr seus lixos. É dificílimo achar lixo na índia, mesmo nos banheiros você não encontra cesto de lixo pois eles não usam papel higiênico, logo, não tem lógica ter o cesto. Na rua também é difícil encontrar lixeira. As ruas na Índia agem como lixo a céu aberto. Apesar da sujeira, não me sentia bem agindo como os indianos (jogando lixo no chão). Preferi segurar e jogar meu lixo quando encontrava uma lixeira. Então, leve uma sacolinha dentro da bolsa para pôr seus lixos.

b. Carregue sempre álcool em gel, pois nem sempre você encontrará um lugar para lavar e higienizar as mãos. Isso também ajudará a te manter saudável e use principalmente antes de manusear alimentos e se alimentar.

c. Leve com você durante o tour lenços umedecidos pelo mesmo motivo citado acima. Você vai descobrir que os lenços umedecidos vão se tornar seus melhores amigos. Em uma emergência que tive, consegui limpar uma calça e um tênis com eles.

d. Sabe a toalhinha que usou no avião? Agora, com ela seca, carregue sempre dentro da bolsa com você e se possível um mini sabonete líquido. É muito difícil achar um lugar adequado para lavar as mãos, mesmo em restaurantes. Às vezes você encontra um sabonete em barra (onde todo mundo põe a mão) e quase nunca tem papel toalha para secar as mãos. Mas as vezes você encontra toalha de pano (onde todo mundo também já secou a mão). A questão da higiene é algo que você precisa levar a sério na índia.

e. Não deixe seu passaporte e cartão do seguro viagem no cofre do hotel. Carregue eles sempre com você. O passaporte original é seu único documento válido no exterior. Ao dirigir no Brasil você carrega cópia da sua CNH em vez do original? Não! Então no exterior também tenha sempre o original com você. A cópia é importante caso você perca o original e precise acessar seus dados. A cópia pode ser apenas uma foto dos documentos salva em seu aparelho celular.

f. Carregue uma meia extra de preferência com sola de borracha pois em vários templos é proibido entrar calçado. Se você entra descalço, fica com o pé sujo e suja depois sua meia. Se entra com a meia, você suja a meia e posteriormente suja o sapato. Então leve uma meia extra para essas ocasiões.

g. Carregue dentro da bolsa um lenço para cobrir a cabeça. Em vários templos é necessário o uso do lenço, ou você não pode entrar.


6- Beba somente água mineral de garrafa lacrada

O sistema de tratamento de água e esgoto na índia ainda é precário. Para evitar qualquer tipo de infecção ou intoxicação, prefira as águas minerais e certifique-se de que estão lacradas. Muitas pessoas recomendam inclusive escovar os dentes com a água mineral. Eu não cheguei a esse ponto, mas fiquei hospedada sempre em hotéis bons. Considere levar um hidroesteril.


Ah, e evite tudo que foi lavado ou vem da água de torneira como gelo, sorvete, saladas e frutas. Prefira as frutas que você pode descascar.


7- Remédios

Para se manter saudável, lembre-se dos seus remédios de uso cotidiano. Além disso, a comida indiana é um pouco picante e pode ser comum sentir um estômago agitado. Leve principalmente todo tipo de remédio para o trato digestivo: vômito, diarreia, soro, intoxicação alimentar. Você pode estranhar muito a comida indiana e seus condimentos e eventualmente pode ocorrer uma intoxicação. É prudente levar também anti-inflamatório, remédio para dor, remédio para garganta, alergias, nariz (quem tem rinite pode sofrer um pouco pois tem muita poluição e fumaça de incensos) e alguns itens de primeiros-socorros e curativos. Leva também uma máscara, pois o lixo se acumula na Índia e a solução normalmente é atear fogo. Por isso a máscara de poeira te ajudará a respirar melhor.


8- Evite cair em golpes

A Índia é um país muito pobre onde a maioria da população sobrevive com menos de U$ 2. A população de um modo geral é amigável e receptiva, e a Índia é um país relativamente seguro quanto à assaltos. Mas os golpistas estão em toda parte querendo seu dinheiro. Muitos motoristas de táxi ou riquixás vão tentar te enganar falando que tal estabelecimento ou local está fechado e vai oferecer para te levar para outro lugar onde eles receberão uma comissão depois. Se for pedir um táxi ou riquixá, solicite ao hotel que peça um para você. E voltando à segunda recomendação: tenha um guia à sua disposição!


A verdade é que viajar na Índia será muito mais desafiador do que viajar em outros países. Você pode se sentir sobrecarregado e exausto às vezes, por isso é importante cuidar de si mesmo e estar preparado para isso. No entanto, será uma das experiências mais transformadoras que você pode ter. Apesar dos desafios vale muito a pena. Você só precisa manter seu coração e mente abertos e ter um bom senso de humor. Você verá algumas paisagens incrivelmente bonitas, conhecerá pessoas inesquecíveis e estará em contato com uma fascinante cultura antiga.


Tenho certeza que você ficará feliz por ter ido. É uma viagem inesquecível. Então, vá em frente e comece a planejar sua viagem!


Ah, e se tiver mais alguma dúvida ou curiosidade, mande uma mensagem para mim. Será um enorme prazer te ajudar nessa jornada.


Tem mais alguma dica sobre a Índia? Escreva nos comentários!


1.420 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page