9 dicas Ayurvédicas para se aquecer no inverno
top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

9 dicas Ayurvédicas para se aquecer no inverno

O clima frio está chegando aqui no sul e sudeste do Brasil. Friozinho, roupas aconchegantes, banhos quentes, aquele café bem quente…Para quem ama o inverno, essa é a descrição do paraíso! É preciso reconhecer que o tempo frio e nublado traz mais poesia para os dias. Se você sabe apreciar essa estação, certamente vai adorar essas dicas holísticas baseadas na medicina Ayuvédica:


1.Beba água morna com limão pela manhã

Beber água morna com limão – principalmente pela manhã – é ótimo para se aquecer. Não apenas a temperatura da água ajudará a aquecer, mas a propriedade de aquecimento do limão (que é conhecido por ter o sabor azedo no Ayurveda) também apoiará o calor no sistema digestivo e no corpo.


2.Beba chá de gengibre

O gengibre é termogênico, tornando o chá de gengibre outra excelente opção para saborear além de ajudar a ativar seu agni interior, ou fogo interno. O chá de gengibre é ótimo para beber antes de uma refeição preparando seu corpo para a digestão.


3.Adicione especiarias às refeições

Certas especiarias e ervas são excelentes para aumentar o "calor" da refeição. Sugiro o uso de canela, açafrão, cominho, gengibre, cravo e pimenta preta especificamente. Essas especiarias são sazonais e termogênicas. Coentro e cardamomo também são bons para se ter em mente. Usar ervas e especiarias termogênicas nas refeições ajudará a manter o fogo digestivo aceso.


4.Experimente a respiração tummo

A respiração Tummo, que se traduz em "fogo interior", é uma antiga técnica de respiração praticada originalmente por monges budistas tibetanos. Envolve fazer um padrão de respiração específico enquanto visualiza um fogo em seu estômago, aquecendo-o por dentro. Um estudo sobre respiração tummo feito em 2014 descobriu que essa prática pode realmente ajudar as pessoas a aumentar um pouco a temperatura do corpo.


5.Experimente Kapalabhati

Kapalabhati é uma técnica do Yoga que aquece o corpo. Esta técnica é feita soltando o ar com força pelo nariz enquanto puxa o umbigo para a coluna. Essa técnica purificar o corpo e invocar o elemento fogo interior, ativando o chakra do plexo solar.


6.Dê a si mesmo uma massagem

Abhyanga é uma massagem ayurvédica que usa óleo quente. É uma ótima maneira de aumentar a circulação e pacificar os doshas vata e kapha. Também pode melhorar a estagnação do ácido lático e a estagnação linfática.


7.Coma alimentos que aquecem.

Além de incluir temperos quentes em suas refeições, você pode optar por comer mais alimentos sazonais que carregam o elemento fogo no Ayurveda – incluindo maçãs, tomates, alho, pimenta, cebola, aipo e sal marinho.


8.Faça um trataka

Já ouviu falar em meditação com velas, também conhecida como trataka? Esta técnica de meditação ayurvédica incorpora o elemento de aquecimento do fogo. Basta acender uma vela e meditar sobre a chama com um olhar suave enquanto resiste à vontade de piscar. Você pode começar com alguns minutos e chegar a 15, mas certifique-se de usar velas não tóxicas.


9.Mexa seu corpo

E por último, mas certamente não menos importante, movimentar seu corpo é outra maneira simples, mas eficaz, de se aquecer rapidamente. Praticar Yoga pela manhã, acrescentar uma caminhada ou corrida quando o sol está mais alto no céu, absorvendo seu calor e luz pode ajudar a se manter saudável e aquecido durante o inverno.

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page