top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Anjali Mudra

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Você incorpora mudras em sua prática pessoal de Yoga? Eu amo mudras. Mudras são gestos com as mãos e hoje vou falar sobre o Anjali Mudra.

Mudras são ferramentas incríveis para trabalhar a mente, corpo e espírito.

Às vezes, coloco minhas mãos em Anjali Mudra (gesto de oração) na frente do meu coração ao longo do dia, apenas para me conectar comigo mesma e acalmar a mente. Ele imediatamente me centra e me lembra que tudo na vida é sagrado.


Anjali significa "oferecer" ou "saudação" e Mudra significa "selo". A frase portanto significa "selo de saudação".


O Anjali é um dos mudras mais conhecidos e usados em todo o mundo por diversas culturas e tradições pois é o símbolo universal da oração. Na Índia é usado como um cumprimento perfeito e sagrado e geralmente é acompanhado da palavra Namastê.


Quando você une as mãos em frente ao peito está conectando os hemisfério direito e esquerdo do seu cérebro. Representa o princípio Yógico da unificação, a junção de nossas naturezas ativa e receptiva. Representa também a união e harmonia das nossas dualidades: lado direito e esquerdo; masculino e feminino; lógica e intuição; força e suavidade.


Repita esse movimento várias vezes contemplando sua própria metáfora de unir, em um todo, seus opostos.

É um gesto frequentemente usado nas postura de equilíbrio como na postura da árvore (Vrksasana) com as mãos posicionadas no centro do peito. Nessas posturas de equilíbrio você percebe como sua linha central é maravilhosa e age como um imã puxando você para o seu interior ajudando no seu equilíbrio físico e mental.


Anjali mudra também é parte da sequência de Saudação ao Sol, Virabhadrasana I (Guerreiro 1) e muitas outras posturas como forma de interiorização e força. Unir as palmas das mãos em Anjali mudra nos asanas provoca uma conexão consciente com seu Eu Interior e traça uma linha invisível de energia para executar as posturas.


Esse gesto alinha sua consciência, seu coração e suas ações trazendo um sentimento de prazer por estar no momento presente, conectado consigo mesmo e com o divino.


Na forma mais comum do Anjali Mudra, as mãos estão em frente ao peito no chakra do coração, com os polegares apoiados no esterno. O gesto pode também ser executado no Ajna Chakra com os polegares apoiados no "terceiro olho" ou no chakra da coroa (acima da cabeça). Em algumas posturas de Yoga, as mãos em Anjali Mudra podem ser colocadas para um lado do corpo ou atrás das costas:


Namastê!


611 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Sankalpa

Comments


bottom of page