top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Bhakti Yoga - yoga da devoção

A prática de Yoga não termina com Savasana. O Bhakti Yoga te incentiva a desenvolver um doce senso de conexão com o divino.


A cerimônia védica tradicional envolve a criação de um altar em sua casa

Bhakti yoga é um dos seis sistemas de yoga reverenciados ao longo da história como caminhos que podem levar você à plena consciência de sua verdadeira natureza.


Outros caminhos para a auto realização são:

  • Hatha yoga: transformação da consciência individual por meio de uma prática que começa no corpo;

  • Jnana Yoga: yoga do conhecimento interno e auto estudo;

  • Karma yoga: yoga da ação;

  • Kriya Yoga: ritual;

  • Raja Yoga: o caminho de oito membros também conhecido como Yoga clássica de Patanjali.


Para cada pessoa um desses caminho vai ressoar mais profundamente.


A palavra sânscrita bhakti vem da raiz bhaj, que significa "adorar a Deus". Bhakti yoga é conhecido como "união por meio do amor e da devoção". A intenção ao praticar Bhakti yoga é devotar-se ao Divino em tudo, realizando assim a união de atman (o eu individual) com Brahman (consciência universal). É motivado pelo amor a Deus, e não pelo medo de repercussões negativas ou punição, e o caminho, portanto, ajuda a desenvolver amor e aceitação por todos os seres.


Bhakti é a Yoga de um relacionamento pessoal com Deus.

Os praticantes de Bhakti Yoga podem usar cânticos, mantras devocionais, orações, kirtan e rituais como parte de sua adoração. A cerimônia védica tradicional envolve a criação de um altar em sua casa, onde você tem estátuas e/ou imagens de divindades e outros seres que lhe são queridos, e o uso de orações e rituais sagrados para homenageá-los. O objetivo do Bhakti Yoga é a união amorosa com o Divino. A forma exata de sua prática depende de você. Bhakti yoga vem muito do coração. Suas práticas vão desde cantar, dançar até o serviço altruísta à comunidade, tudo inspirado na alegria que vem de se sentir parte do todo (experiência de unidade com tudo).


A intenção de Bhakti é encontrar a salvação por meio da conexão com o Divino.


Bhakti yoga é um dos caminhos mais comuns de desenvolvimento espiritual. A entrega é um componente necessário e uma consequência subsequente da prática de Bhakti Yoga; ao observar a divindade de tudo no universo, as ideias do eu e do ego tendem a se dissolver, junto com a sensação de separação dos outros. Aqueles que seguem Bhakti Yoga não se veem separados uns dos outros ou de qualquer outra parte do universo, aumentando assim os sentimentos de amor e unidade.


Como praticar Bhakti Yoga no dia a dia:

  • Faça da sua prática de meditação uma devoção;

  • Crie um altar ou um cantinho sagrado para te lembrar de se render ao divino;

  • Antes de sair de casa recite um mantra para ter um dia seguro;

  • Ofereça gratidão antes de cada refeição;

  • Ame e respeite todos os seres.


687 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page