top of page
  • Foto do escritorNathalia Morgana

Dia Internacional do Yoga

Atualizado: 6 de jun. de 2022

O Dia Internacional do Yoga é comemorado todos os anos em 21 de junho para conscientizar o mundo sobre os benefícios do Yoga na vida cotidiana.



Yoga traz equilíbrio entre corpo, mente e alma. Isso nos ajuda a entender o propósito da vida e como sobreviver no ambiente em mudança. Como professora de Yoga, me esforço para levar o Yoga de forma acessível a todas as pessoas. O Yoga está acima da religião, cor, gênero e região, está acima de tudo.


Em 27 de setembro de 2014, o primeiro-ministro da Índia, Sr. Narendra Modi em seu primeiro discurso à 69º Assembleia Geral das Nações Unidas, propôs formalmente a ideia do Dia Internacional de Yoga na ONU.


O primeiro Dia Internacional de Yoga foi comemorado em 21 de junho de 2015, com grande zelo e entusiasmo em várias partes do mundo. O dia 21 de junho marca o Solstício de Verão no hemisfério Norte. É dia mais longo do ano neste hemisfério e tem significado especial em muitas partes do mundo.

Na perspectiva do Yoga, o Solstício marca a transição para o Dakshinayana. Além disso, a primeira lua cheia após o solstício é chamada de Guru Poornima, onde é celebrado o Guru Purnima Puja (ritual em que são homenageados os Gurus, que são os transmissores do conhecimento do Yoga). De acordo com a tradição Yogi, a primeira transmissão do conhecimento do Yoga foi feita neste dia por Shiva, o primeiro Guru. O solstício também é considerado uma data especial, quando as influências cósmicas tornam favoráveis as práticas espirituais.


A cada ano, é escolhido um tema para celebrar o dia do Yoga.


  • O tema do dia Internacional do Yoga 2015 foi "Sinergia"

  • O tema do Dia Internacional do Yoga 2016 foi "Conecte os Jovens"

  • O tema do Dia Internacional do Yoga 2017 foi "Yoga para a Saúde"

  • O tema do Dia Internacional do Yoga 2018 foi "Yoga pela paz"

  • O tema do Dia Internacional do Yoga 2019 foi "Mudança climática"

  • O tema do Dia Internacional do Yoga de 2020 é "Yoga em casa com a família"

  • O tema do Dia Internacional do Yoga de 2021 é "Yoga para o bem-estar"

  • O tema do Dia Internacional do Yoga 2022 é 'Yoga para a Humanidade'.

O tema deste ano foi anunciado pelo primeiro-ministro da Índia Narendra Modi, e foi selecionado após muita deliberação e consulta e retrata adequadamente como o yoga serviu à humanidade para aliviar os sofrimentos durante o Covid-19. Modi acrescentou que o yoga reuniria as pessoas por meio da bondade e da compaixão durante a crise geopolítica pós-Covid e promoveria um senso de unidade em todo o mundo.


O Dia Internacional do Yoga promove e celebra a saúde global através da prática de Yoga, e o objetivo da data é:

  • Aumentar a conscientização sobre Yoga entre as pessoas em todo o mundo.

  • Tornar as pessoas conscientes dos maravilhosos benefícios de praticar Yoga.

  • Um esforço para conectar as pessoas consigo mesmas e com a natureza.

  • Reduzindo a taxa de doenças desafiadoras em todo o mundo através do Yoga.

  • Espalhando o desenvolvimento e a paz em todo o mundo através da Yoga.

  • Ajudar as pessoas a aliviar o estresse através da Yoga e viver uma vida pacífica.


De acordo com a lenda, Shiva deu o conhecimento de Yoga pela primeira vez a seus sete discípulos. Acredita-se que no primeiro dia de lua cheia após o solstício de verão¹ , esses sete sábios estavam dando os ensinamentos do Yoga e, portanto, este dia também é comemorado como a encarnação de Shiva e é o dia de prestar homenagem aos sadgurus. Diz-se também que durante esse período, se a prática espiritual for realizada, a natureza também fornecerá apoio para alcançar objetivos espirituais.


¹ No hemisfério norte é comemorado em 21 de junho o Solstício de Verão, e no hemisfério sul, o Solstício de Inverno.

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page